8 de fevereiro de 2017

The Phoenix Flight



Pessoal que gosta de ler, há uma nova book-vlogger no Youtube... É a Ana do blog The Phoenix Flight, que aconselho a 100% verem os vídeos dela pois são brutais! Como a Ana é uma grande inspiração minha, uma verdadeira súbdita desde os primórdios do Reino, daí ter decidido fazer uma entrevista, assim com uma amálgama de perguntas...

O que te fez começar o teu book-vlog?
Há cerca de um ano e meio descobri a comunidade booktube, no youtube, que era algo que não fazia ideia que existia. A partir daí comecei a ter vontade de responder a alguns dos desafios que eles iam fazendo e de falar de uma das coisas que mais gosto: livros! Como é um nicho que está pouco explorado em Portugal, achei que talvez houvesse um lugarzinho para mim nesta comunidade.
Qual é o livro que estás mais ansiosa para fazer uma review? E qual é o que estás menos ansiosa?
Esta é uma pergunta complicada! Não estou habituada a fazer reviews, por isso é algo que me assusta um bocado, apesar de já estar habituada a falar sobre os livros que leio com alguns amigos. Agora vai passar a ser a uma escala um pouco maior. Qualquer livro que me faça rir dará uma review muito mais relaxada e fico sempre entusiasmada para falar sobre esses livros, como por exemplo As Crónicas de Bane. Por outro lado, há livros um pouco ambíguos, ou com boas ideias mas pobres execuções sobre os quais é mais difícil falar, como por exemplo A Princesa que Acreditava em Contos de Fadas. Vai ser um processo engraçado!
Vais aceitar sugestões dos teus seguidores para book reviews?
Definitivamente! Este projecto acaba por ainda estar numa fase muito embrionária e no fundo, apesar de ser uma coisa minha, só faz sentido se for algo dentro da comunidade booktube, e essa comunidade é bastante unidade e participativa. Por isso, quando fizerem sugestões tentarei dar-lhes resposta sempre que estejam dentro das minhas capacidades.
Houve alguns vloggers que te influenciaram ou influenciam no teu vlog?
Há alguns booktubers que comecei a seguir no momento em que descobri este maravilhoso cantinho do youtube, como a Katytastic, apesar de ela ser bastante mais efusiva que eu. Adoro os vídeos da ABookUtopia, no entanto, a última pessoa que descobri é aquela com quem acho que poderei ter mais parecenças na forma como falamos, que é a HaileyInBookland. Mas, no fundo, as pessoas que seguimos acabam sempre por nos influenciar, mesmo que seja a uma escala pequenina.
Se a leitura é uma grande paixão tua, que outras paixões tens?
Livros é a minha grande grande paixão, mas gosto muito de cozinhar, é uma coisa que me aproxima das pessoas de quem gosto, no fundo, uma maneira de demonstrar carinho e afecto. Também gosto muito de trabalhos manuais e vou saltitando de técnica para técnica, apesar de ultimamente estar a dar mais atenção à pirogravura (sem grandes ilusões).
Qual é a tua área de estudo? E alguma vez conjugaste essa área com a tua paixão por livros?
Sou licenciada em Educação de Infância, tenho uma queda por livros infantis que me fazem ir às lágrimas, e sou mestrada em Mediação Intercultural e Intervenção Social, onde o meu projecto final estava relacionado com os livros. Chamou-se Nas Asas das Palavras - a leitura como agente de mediação com crianças e jovens institucionalizados. Tive oportunidade de pôr o projecto em prática com algumas crianças e jovens de uma instituição e é uma área que gostaria de aprofundar. É extremamente recompensador sentir que conseguimos chegar a estas crianças e jovens a partir de algo que adoramos.
Houve algo na tua vida que te lembrou uma cena de um livro?
Já aconteceu várias vezes, mas muito mais personagens que consigo encontrar semelhanças com pessoas que conheço. Situações é um pouco mais raro, mas aconteceu com o livro Um Dia, do David Nicholls, onde as personagens principais passar a grande parte da adolescência e da década dos 20 anos a desencontrarem-se. Na altura em que li fez todo o sentido com o momento que estava a viver pessoalmente.

É a primeira vez que faço algo do género aqui no Reino, por isso, espero que tenham gostado!

10 comentários:

Olivia disse...

Não conhecia esse formato mas parece ser muito interessante.

Ana disse...

Gostei bastante sim! =)
Beijinhos,
http://chicana.blogs.sapo.pt/

As coisas dela disse...

Super interessante!

Andreia Morais disse...

Não conhecia esse formato, mas fiquei bastante curiosa. Tenho que ir espreitar os vídeos da Ana, até porque adoro ler!
Excelente entrevista, estás de parabéns pela iniciativa :)

Paloma Viricio disse...

Olha...nao conhecia a jovem. Muito bom...também amo livros infantis igual ela. Ah...vou correndo ver o canal dessa mocinha! Muito obrigada pela dica.
Beijos,
Monólogo de Julieta

Xana disse...

Não conhecia o formato, mas fiquei bastante curiosa :)

Catarina disse...

Gostei muito! E olha apesar de a minha área ser Marketing, trabalho na tua área educação eheheh que giro!

Catia Ferreira disse...

Eu fiquei parva com a coleção de livros dela. OMG, e eu ainda dizia que tinha muitos ahahaha

Cátia ∫ Meraki

Avelã disse...

Parece-me muito interessante e dinâmico, o canal! O estilo de vídeos é muito giro :)

Babi Bueno disse...

Eu tambem tenho vontade de ter um canal no youtube principalmente por causa das tags 😅

Espero que ela tenha muito sucesso

Beijos

Meu mundinho quase perfeito