22 de abril de 2018

Olá papinha!


Eu sei que, mais uma vez, vou usar um cliché mas, mais uma vez, é a pura das verdades... O tempo passa a correr! Num momento estamos a ter a certeza que o Príncipe está a mamar em condições e noutro momento logo a seguir estamos a chorar de tanto rir das caretas que faz a comer as primeiras papas, LoL.
Parece mesmo que foi ontem mas a verdade é que o Príncipe já tem 6 meses! E, como é recomendado, já comecei a introduzir as primeiras papinhas. 

Hoje em dia a "moda" é o Baby Led Weaning (BLW) que tem como filosofia a exploração dos alimentos e o bebé alimentar-se a ele mesmo. Digo exploração dos alimentos pois é o contrário das tradicionais papas e purés, o bebé alimenta-se com a comida sólida, cortada em pedaços que sejam fáceis de agarrar. Além de que introduz-se tudo, em vez de uma coisa de cada vez.
Aqui no UK, neste momento, o BLW é o método aconselhado a todos os pais. Apesar de que em Portugal esta "moda" está a ganhar mais adeptos mas na verdade o método português ainda passa muito pelas papas e sopas passadas em quantidades precisas.
Quando estava a chegar a altura de dar de comer ao Príncipe, fizeram-me a pergunta: "vais fazer o método inglês ou o método português?" E é isso que vos vou contar neste post...

No caso do Príncipe tive que adaptar um bocado a introdução aos alimentos, devido ao nível alergénico. Eu tive alergias alimentares severas enquanto criança e apesar de que eu tinha a esperança que ele não tivesse alergias, infelizmente, não é o caso.
Outro ponto importante é que vou voltar ao trabalho daqui a 3 meses, por isso em 3 meses gostaria que o Príncipe conseguisse comer já várias refeições durante o dia, precisando apenas da mama de manhã e à noite.
Portanto, devido a isto tive que adaptar um bocado e decidi fazer 50/50 de cada método.

O método inglês apesar de ser muito interessante, pois o bebé vai literalmente descobrindo a comida, é um bastante mais lento. Além de que introduz-se tudo de uma vez...
O método português é demasiado rigoroso, tem que se dar 200 mililitros de papa nos 6 meses depois 150 mililitros de fruta... É um tanto quanto científico demais. 
Então o que decidi foi fazer os purés de legumes e fruta, introduzindo um legume ou fruta de cada vez estando em alerta (máximo) para qualquer reacção alérgica, não me preocupando demais com quantidades. Nem nós adultos temos uma quantidade em mililitros de comida quanto mais um bebé que nunca viu comida à frente a não ser o leitinho da mãe.
Mas deixando no final da refeição o Príncipe "brincar com a comida"... cozer umas cenouras, brócolos ou batata doce e deixá-lo explorar a textura dos alimentos (que muitas vezes acabam no chão, LoL).

Portanto, é esta a nossa receita 50/50. Oferecer as papinhas passadas, no início punha umas quantas colheres de sopa para ver a quantidade que ele comia, estando no normal dele de 3/4 colheres de sopa (de adulto)... Se por acaso não quer mais, não forço. Ou se quer mais, lá vai a vossa Soberana toda contente aquecer mais um bocadinho.
Oferecendo sempre a maminha no final pois nesta altura o leite materno é o alimento principal e daí que a introdução da comida, se chame alimentação complementar.
No final disto tudo... o que é imensamente engraçado é ver a carinha dos bebés a experimentar coisas novas. Acreditem, eu se me quero rir basta pegar no vídeo do Príncipe a experimentar cenoura pela primeira vez, LoL. E sim, também vou dar ao Príncipe limão e filmar para a prosperidade, ahahahah. 

Nós, pais, somos mesmo mauzinhos, LoL!

3 comentários:

Andreia Morais disse...

O segredo é mesmo experimentar, ver o que resulta e o que é mais cómodo :)
É tão engraçado vê-los a experimentar a comida!

Ana C. Martins disse...

Mauzinhos mesmo, �� vou introduzir à minha moça as 5 meses e meio e não sabia isso das quantidades, o pediatra ainda não falou.. E sim o tempo voa se tu tens ainda três meses eu tenho duas semanas ������

Manuela Vaz disse...

Deve ser tão giro vê-lo a experimentar a comida! :)

beijinho