4 de fevereiro de 2019

Charity Shops


Acho que nunca mencionei isto mas uma das coisas que chama atenção quando se visita qualquer cidade no UK, é a quantidade de charity shops/lojas de caridade.

É mesmo uma cena cultural pois pelo menos de onde eu venho em Portugal, só mais recentemente é que o pessoal tem a iniciativa para doar mas mesmo assim não existem lojas. Pessoas doam boas peças que ainda têm muita vida a estas instituições que têm lojas comerciais (desenganem-se se pensarem que estas lojas estão em becos escondidos) para venderem ao preço da chuva.

Algumas lojas até vendem móveis e outras são especializadas num só produto (as minhas favoritas de entrar e explorar são as livrarias). Portanto vivem de doações, usufruem de muitos benefícios fiscais e todo o lucro vai para a obra de caridade a que a loja pertence. 
Perto da nossa casa tem uma loja de caridade para crianças e quando ia passear com o Príncipe antes de vir para casa, passava sempre por lá para ver as novidades! 

O cidadão comum tem um sítio onde deixar aquilo que já não quer ou de que já não precisa, em vez de deitar no lixo ou meter no sótão ou na garagem a apanhar pó. Ou seja, os clientes destas lojas de caridade têm acesso a uma panóplia enorme de coisas, desde roupa da estação passada até loiça com mais de 50 anos, passando por doações de grandes lojas comerciais, livros, discos, etc. Como é óbvio, uma loja de caridade está repleta de tralha mas para uma pessoa atenta e que gosta de desafio consegue-se descobrir muitos tesouros. 

Tudo depende da paciência e dos interesses de cada um. Por exemplo, a nossa parede (e no resto da casa também) as nossas molduras foram todas compradas em lojas de caridade, algumas até com a caixa ou plástico por menos metade do preço, o meu limite é dar 2 libras. Alguns brinquedos do Príncipe vieram das lojas de caridade, alguma roupa para quando acabei de ter o Príncipe quando estava assim mais preenchida (detestava pensar em gastar mais dinheiro em roupa quando tinha tanta em casa... o problema é que nenhuma me servia), entre muitas outras coisas.

Eu adoro e já passei esse vício em entrar nas lojas de caridade à minha mãe pois adoramos a caça ao tesouro, obviamente, LoL. O que é que vocês acham? Gostariam de visitar uma destas lojas?

13 comentários:

Love Adventure Happiness disse...

Aqui também há... Adoro até porque é tipo museu de todos os tempos e épocas... Já lá comprei algumas coisas nomeadamente para a cozinha

Beta Navarro disse...

Também entro para comprar essencialmente molduras. Mas já lá comprei um relógio despertador para o meu filho e 3 Galos de barcelos.

TheNotSoGirlyGirl disse...

eu acho muito fixe e tenho pena que nao hajam aqui.

TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

Sofia disse...

Por acaso também foi das primeiras coisas em que reparei quando me mudei para o UK e acho um óptimo sistema!

Andreia Morais disse...

O conceito é fantástico e podem ser uma ajuda preciosa! Adorei conhecer estas lojas, ainda que o tenha feito à distância :)

Matilde disse...

Nos últimos tempos tenho destralhado muito para as lojas de caridade :) volta e meia lá me perco eu nas daqui da zona, adoro a Scoope :)
https://matildeferreira.co.uk

Larissa Santos disse...

Muito bela publicação. Parabéns:))

Do nosso amigo Gil António:- Nuvens que me lembram os beijos teus.

Bjos
Votos de uma óptima Terça-Feira .

Green disse...

Muito interessante esse conceito, e até útil.

Helena Baptista blog disse...

Cá em Portugal nunca vi lojas, mas regularmente estão a pedir para alguma instituição :)
beijinho
DREAMS OF A PRINCESS

Vanessa Casais disse...

Eu adoro. Em Portugal também há algumas sobretudo de crianças. Tivémos uma aqui na Parede muito tempo mas fechou. Eu adoro coisas antigas e também mercados de velharias que proliferam mas estas lojas têm a componente social e a meu ver deviam haver mais.

A TItica disse...

Acho o máximo,ainda por cima se por ai anda esse livro fantástico!!!

Seriously Kidding disse...

Aqui na Irlanda e' a mesma coisa. Temos lojas de caridade de roupa, de livros, de moveis e de tudo um pouco. Sempre que temos alguma coisa para dar, vamos a essas lojas. E as vezes encontram-se com cada reliquia :D

Portuguesinha disse...

Prefiro essas surpresas passeando pelas lojas da pound.
Está certo ,não se encontra lá móveis e outras coisas tais. Mas por vezes aparece algo bom, de qualidade, e que vale a pena. Principalmente se de fabrico em espanha. Embora a poundland/world esteja visivelmente decadente.

As charitys shops a mim nao me atraem porque cada vez que vejo algo, olho para o preço e verifico que não é tão barato quanto esperaria. Quase que um dos meus primeiros posts foi sobre uma secretária para criança, singela e simples, só tampo mesmo, que estava até danificada nos cantos, a precisar de pintura, etc. Tinha marcado 30 libras. O IKEA tem novinho em folha por menos. Aquela mesa faria sentido por 8 libras... Mas isto sou eu. Não sei como as charity sobrevivem mas sei que qualquer "entulho" que as pessoas tenham em casa mandam para lá. Aqui tudo é negócio. Eu ADORARIA passear na rua e encontrar um móvel abandonado, descartado, para poder restaurar, dar-lhe outra vida. Mas isso só mesmo em Portugal. E mesmo assim, há muito que existe quem passe de camioneta a apanhar os "monos" todos que as pessoas jogam fora.

E ainda bem. Nada se desperdiça e tudo ganha um uso nas mãos de quem realmente sabe usar. Nas charities... é um pouco entulho. Livros muito velhos, amarelos, castanhos, danificados... nunca abaixo de umas tantas libras. Mais valia serem reciclados. E olha que eu adoro livros, acho que são conhecimento. Mas algumas obras ninguém pega.