16 de novembro de 2019

Mythos (opinião SEM spoilers)


Estava mortinha por ler este do famoso Stephen Fry! O fantástico é que além do livro, eu complementei com o audiobook também... que é narrado por ele.

Quanto ao livro em si, Mythos é como que um recontar dos contos da mitologia grega, com uma narrativa coerente e fluída desde a criação dos deuses à história do Rei Midas. Na terceira pessoa, o senhor Fry explora estes mitos com humor e relembrando-me do porquê de eu adorar lê-lo: o storytelling. 
Além disso, lembrou-me também, o porquê de eu gostar tanto de mitologia grega e de ser a minha favorita! Pois os deuses não são seres perfeitos, têm os seus defeitos, têm os seus problemas, também se apaixonam (a lot!), também se chateiam, também se magoam, etc. Ou seja, são bastante humanizados.  

A linguagem de Stephen Fry e a forma como reconta estes mitos, torna este livro aceitável para qualquer idade (tendo sempre em consideração que a mitologia grega envolve certos e determinados actos explícitos, LoL). Pessoalmente, até fico com pena de este livro não ter existido quando eu estava a estudar esta mitologia na escola! 
Claro que podemos discutir o quão fidedigno é o livro em termos do seu estudo dos mitos mas a verdade é que o autor incluí a discussão de que há diversas variações em certos mitos. Por exemplo, o mito de Hades e Persephone, na literatura mais antiga diz que ela foi para o Submundo por vontade própria, contudo o mito foi evoluindo ao longo dos tempos pois raptos que geravam casamentos tornou-se a norma na Antiga Grécia, havendo assim várias versões deste mito, por exemplo.
Sendo assim é natural que ele não incluísse todas as variações, incluiu sim as versões que ele mais gostava ou achava adequado.

Acho que a única crítica que tenho a fazer a este livro, é o facto de não ter um index ou algo do género de forma a encontrar algum mito em específico. Por exemplo, se eu estivesse a ler Lore Olympus e quisesse tirar uma dúvida, bastava ir ao livro e voilá. Mas não tendo, torna-se um pouco difícil... Contudo, acho que isto sou eu a ser picuinhas, LoL.

O que acham deste tipo de livros? Vocês gostam de mitologia? Qual é a vossa favorita?


Review em vídeo: IGTV - Mythos

Audiobook: aconselho vivamente! Acompanhei algumas partes do livro com o audiobook que é narrado.. pelo próprio Stephen Fry!


3 comentários:

Green disse...

Nunca ouvi falar...

Andreia Morais disse...

É um género que não priorizo. Mas é maravilhoso quando lemos algo que nos apaixonada! É que a narrativa flui com ainda mais leveza e magia *-*

Sara Nachmazov disse...

Está na minha lista para ler.
Espero que tenhas um dia mágico! Koti by Sara & Martin