16 de dezembro de 2019

Paixões


Gostava de falar com vocês sobre paixões. Já não é a primeira vez que falo nisto pois já muitas vezes publiquei e re-publiquei as palestras do Sir Ken Robinson, que fala em nutrirmos as nossas paixões e, mais profundamente, re-estruturarmos o sistema de educação.

O que quero falar é num ciclo vicioso...

A criança é apaixonada por alguma coisa, seja desenho, dinossauros, ballet, etc etc. As outras pessoas tendem a gozar ou até em alguns casos insultar. (Sim, porque um menino gostar de ballet é anti-natura... Enfim.)
Depois em adolescente, escondem as suas paixões e muitas das vezes os seus sentimentos... porque foram gozados e/ou insultados. Enquanto que, principalmente, os pais se questionam porque é que os seus filhos não lhes contam nada e culpam a internet ou más companhias.
Já em adultos, tornam-se desapaixonados pela vida e sentem-se apenas à deriva. Tendo as pessoas à sua volta a dizer que deviam encontrar algo que gostem de fazer ou... algo pelo qual são verdadeiramente apaixonados.

Como podem ver, é um verdadeiro ciclo e está nas nossas mãos quebrá-lo. E não pensem que é só os pais mas toda a gente. Quando virem alguma criança apaixonada por algo, nutram essa paixão. Tentem contrariar este movimento! 

4 comentários:

FME disse...

Concordo contigo... Infelizmente culpar outros ou coisas é mais fácil!

Andreia Morais disse...

Temos que valorizar mais estas paixões!

Graça Pires disse...

E é tão bom estar apaixonado pela vida…
Que tenha um Natal cheio de conforto e um ano de 2020 com tudo o que deseja.
Um beijo.

Green disse...

Tão verdade, não podia dizer melhor.