28 de fevereiro de 2020

Hades & Persephone: mito vs. Lore Olympus


Depois da minha review desta webcomic do Webtoon, apercebi-me que havia muita gente a não perceber as nuances que a autora colocou pois não sabiam o mito de Hades e Persephone... e é aí que eu entro! Mas também para falar de mitologia grega, por mim está sempre bem, LoL.

Vamos começar por partes... 

Hades,  significa "the unseen one", que por acaso o nome está muito bem dado pois ele é o soberano do reino dos invisíveis. O pai é Kronos e a mãe Rhea, que são ambos titãs e é o segundo filho do casal.
Quando ele lutou contra os titãs, juntamente com os irmãos (Zeus e Poseidon), foi-lhe atribuído o Underworld. Daí ser comummente associado à morte, espíritos, castigos, além, penitência... contudo, na verdade, ele é o símbolo primeiramente da riqueza e da opulência, ou seja, as jóias e metais preciosos que provêm da terra.
Hades, tinha vários animais de estimação (que por acaso é retratado de maneira super fofa no comic), sendo os mais conhecidos Kerberos (Cerberus) e Hydra.
Ele levava o seu trabalho no Underworld muito a sério, nenhuma alma escapava do seu reino e ele certificava-se pessoalmente disso. Chegou também a dividir o seu reino em quatro principais campos: Elysian Fields (onde iam as almas boas e também com sangue divino), Meadows of Asphodel (para as almas mais ou menos), Fields of Punishment (para as almas más) e Tartarus (onde estão os titãs assim um tanto quanto furibundos).

Persephone, ou também conhecida como Kore ou Cora, tem como pai Zeus e a mãe Demeter, que ambos são deuses do Olimpo. Tal como a mãezinha, a sua felicidade era a natureza, flores e fazer as colheitas crescerem. 
Era tão bela e pura que recebeu propostas de casamento de Hermes e Apolo (que os fãs desta série querem enfiar um pau de vassoura onde o sol não brilha, pun intended, mas continuando...) mas a mãe escondeu-a com a intenção que ela permanecesse virgem tal como Hestia, Athena e Artemis.

Ora portanto, o mito em si, é que num dia Persephone, juntamente com as ninfas que a protegiam, estavam num campo cheio de flores e maravilhoso, vendo a terra abrir e nessa fissura vem Hades com a sua carroça e cavalos negros, levando Persephone com ele.
A mãe Demeter, completamente exaurida, pediu ajuda a Hecate (deusa das poções, fantasmas, venenos, feitiçaria e encantamentos) e as duas procuraram em todo o lado por Persephone. Durante isto as colheitas e afins foi tudo esquecido. 
Que foi quando Olimpo pediu satisfações a Demeter e ela lhes contou do desaparecimento da filha. Foi então que Helios (o dono da carroça com o sol) revelou que tinha sido Hades.

Então Zeus lá foi para o Underworld para trazer Persephone de volta e colocar ordem à coisa. Ao qual Hades faz um manguito ao irmão mais novo, dizendo que ela é sua rainha e que dali não saia. Mas Zeus tenta explicar-lhe que a Terra está uma miséria e que precisam mesmo da Persephone. Então Hades pede apenas mais um dia com ela e diz para ele mandar Hermes (o condutor de almas para o além e o mensageiro dos deuses) no dia seguinte para a ir buscar.

Foi quando Hades lhe deu 6 sementes de romã, que é considerado um fruto do Underworld e a regra de ouro era que quem comesse o que quer que seja do reino de Hades, tinha que lá ficar. Ela comeu 6 sementes então tinha que ficar 6 meses...
Ou seja, quando Persephone vinha à Terra, Demeter ficava super feliz fazendo a natureza voltar a todo o seu esplendor e quando Persephone voltava para o Underworld, ela ficava triste e negligenciava a Terra, trazendo assim as estações.
O mito tem na essência que as colheitas de grão, vegetais e flores que germinam debaixo de terra são tudo lembretes que do apodrecimento e da morte, nasce vida e abundância, entrelaçando assim Hades e Persephone para sempre.
Vamos é só ignorar os laços familiares, ou seja, o facto de que ele é tio dela, LoL. 

A base do mito é esta a sua essência teve duas abordagens. A primeira é que Persephone foi para o Underworld por vontade própria depois de ter sido violada, em alguns mitos por Zeus, outros por Apolo (não se esqueçam da vassoura)... mencionado até por Aracne (que é transformada em aranha por Athena). Ela pediu efectivamente a Hades para a levar, apaixonando-se assim por ele.
A segunda é que Hades a raptou e a levou para o Underworld contra a vontade dela. Esta versão do mito é a mais recente pois foi numa altura em que os casamento-rapto estavam em voga e como sabemos os mitos eram e são um espelho da sociedade da altura.

A verdade é que foram um casal feliz e, importante referir isto tendo em conta o restante dos deuses e o bacanal dos mitos gregos (principalmente Zeus que tinha dotes de ninfomaníaco), eles foram sempre fiéis um ao outro.
Contudo e porém, quando Minthe tentou se afiambrar à peça, a Persephone transformou-a na planta de menta. E quando Peirithous viajou para o Underworld para raptar Persephone e se casar com ela, Hades não só o recebeu como lhe ofereceu uma cadeira para se sentar... na chair of forgetfulness e ainda lá está coitado.


E vocês, já conheciam este mito? Ou até mesmo as duas abordagens? Ou mitologia grega não é bem a vossa cena?


Nota: não se esqueçam de ver o vídeo com a minha explicação do mito IGTV - Hades & Persephone.

3 comentários:

Andreia Morais disse...

Sabia muito pouco, tenho que confessar. Obrigada pela partilha :)

Green disse...

Não sabia, muito interessante.

Unknown disse...

Sabia mas não com todos esses detalhes, muito bom👏🏼 E ajuda a dar detalhes ao HQ, obrigada!