14 de fevereiro de 2020

Sala de Cinema: Titanic




Não será por acaso que decidi mencionar este clássico do cinema no Dia do Amor! Se é para mencionar um romance neste dia, tinha que ser o maior romance da história do cinema...

Foi lançado em 1997 e apesar das controvérsias, continua a ser um grande filme! Grande em vários sentidos... o filme em si tem 197 minutos, o que na altura era inédito e custou também bem mais do que o estimulado (acho que na altura não foi o dobro mas sim o triplo!).

O filme conta-nos a história dramática do navio Titanic, chegou mesmo a afundar na sua viagem para os Estados Unidos. O enredo centra-se em tão nesta masterpiece náutica e num casal improvável. Rose (Kate Winslet) uma rapariga de família nobre e Jack (Leonardo Di Caprio) um rapaz de origens humildes, que a partir do momento em que a tragédia acontece, vemos toda uma história de amor que acaba efectivamente em tragédia.

Dizem muitas vezes que o filme Titanic tem vários erros de continuidade e até de história (cabiam definitivamente os dois naquele bocado de madeira, por amor de Deus), contudo continua a ser um grande clássico do cinema pois a escala dos sets, toda a sua produção foi simplesmente pioneira para a altura! Toda a cena do Titanic a afundar é a cena náutica mais fantástica do cinema, sets que foram elaborados e feitos para serem destruídos no final do filme ao se afundarem... 

É certo que no filme podiam mencionar um pouco mais a história do que aconteceu em 1912 mas a verdade é que acho que para James Cameron, o realizador, não queria se focar apenas na tragédia em si mas sim também num romance maravilhoso entre duas pessoas de estaturas sociais completamente diferentes. Apesar de efectivamente de ele não mencionar mais história, há certos detalhes que efectivamente são verdadeiros, mais não seja a imensa perda de vidas e como a sociedade se comportava na altura.

Este filme podia ser apenas um disaster movie mas em vez disso é um maravilhoso romance também! Que arrecadou imensos prémios e com razões para isso.


Já viram este filme? Se ainda não viram, já têm aqui uma excelente companhia para o dia de hoje! 

2 comentários:

Andreia Morais disse...

Tenho que o rever :D

Green disse...

Este é daqueles que apetece sempre rever.