8 de fevereiro de 2020

The Book Thief (opinião SEM spoilers)


"I am haunted by humans."

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que foi a primeira vez que li nesta temática. Tinha pedido sugestões e várias pessoas me aconselharam The Book Thief. Agora percebo porquê! Este livro do autor australiano Markus Zusak é um excelente começo nesta temática.

Esta história da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto é contada de um ponto de vista diferente. Esta não é a história de um judeu ou de alguém que se opôs ao Hitler ou de um herói da guerra. Esta é a história de uma criança pobre, numa família de acolhimento, a crescer na Alemanha Nazi, que acaba por encontrar algum consolo em livros. E apesar de esta história não ser sobre o salvamento de centenas ou milhares, é na mesma tocante...

O narrador desta história é a morte, que muito honestamente foi o que me prendeu logo no primeiro capítulo do livro! Pois não é a morte, como um grim reaper mas sim como um observador com um trabalho do qual nem sempre gosta, incluindo um sentido de humor bastante querido.
Ao longo deste livro vamos conhecendo todas as personagens intimamente, as suas personalidades, os seus sonhos, os seus medos, as suas escolhas numa altura em que ser-se humano e ter compaixão era um desafio... isto tudo sempre à volta de Liesel, a nossa menina da história, e do seu amor insaciável por livros, que ao longo dos anos aprende o maravilhoso poder das palavras.

Apesar da história ser bastante comovente e de ter gostado da sua leitura, este livro acabou por não me marcar muito. Contudo, acho que foi efectivamente uma excelente escolha para começar a ler nesta temática e até numa perspectiva diferente. 
Acho até que este livro pode ser lido por uma camada mais jovem, onde a linguagem e personagens são bastante compreensíveis e a história acaba por nunca ser muito gráfica.

Portanto, se quiserem iniciar a vossa leitura nesta temática, aconselho vivamente este livro!


Já conheciam este livro? Que outros da mesma temática vocês aconselham?


Review em vídeo: IGTV - The book thief

Audiobook: é mesmo muito agradável e o enredo é muito fácil de acompanhar.


4 comentários:

Anónimo disse...

Parece ser muito interessante.

Maria Vieira

Jornalista Douglas Melo disse...

Existem muitas narrativas sobre a 2ª Guerra Mundial, contando fatos sobre o Holocausto. Mas, este livro ainda não conheço.
Os clássicos: “O Diário de Anne Frank” e “O Menino do Pijama Listrado”, creio que todos já leram e, quem não leu, deve ter assistido os filmes. Mas o livro: “Depois de Auschwitz”, é um outro livro que relata bem estes fatos. Se tu não leu, indico esta leitura.
Estou seguindo este teu espaço na Web, qual em breve voltarei para ver as novidades, pois, também sou fã das boa literatura.
Um abraço!!!

Andreia Morais disse...

Tenho este livro na lista há algum tempo. Quero muito lê-lo *-*

Green disse...

Mais um que não conhecia.