14 de março de 2020

Hércules: Mito vs. Disney


Eu acho que o meu amor pela mitologia grega começou logo com o filme do Hércules da Disney. O filme está super fofo, adoro as músicas e a riqueza do Pegasus! Contudo, o filme não é completamente fiel ao mito e com a ajuda da Milky Way of Books, decidi mostrar-vos a diferenças. 

Hércules (nome grego: Herakles) era filho de Zeus e Alcmene. Não a Hera, como é demonstrado no filme. Ora bem, basicamente Zeus viu Alcmene e sentiu todo um desejo incontrolável (como em muitas outras vezes, já que Zeus era assim um cafajeste). Transformando-se no marido da Alcmene, envolveu-se com ela, fazendo todo um amor que resultou no bebé Hércules.

Amphitryon, o verdadeiro marido de Alcmene, apercebeu-se que o bebé não era dele mas mesmo assim, amou Hércules como se fosse seu, considerando-o uma dádiva para ele pois não conseguia efectivamente ter filhos. Porém, quando Hera descobriu, foi assim um fim do mundo em cuecas!
Ela mandou duas cobras para matar o bebé Hércules, que simplesmente agarrou nelas, sufocando-as, enquanto estava muito sossegadinho no seu berço e efectivamente o filme mostra esta parte do mito.

Enquanto crescia Hércules tinha imenso poder mas era assim um rapaz bastante sensível. Agora imaginem um adolescente hormonal com a força de dez homens, era um cabo dos trabalhos, LoL.
Depois, em algumas versões do mito, teve Chiron, o centauro, como mentor e quando cresceu casou-se e teve filhos com a Megara, a filha do rei Creon (aqui a Disney não estava muito longe da verdade). Mas a Hera nunca se esqueceu dele, fazendo com que ele enlouquece-se e matasse a sua família (ok, esta parte não é muito boa para a Disney, eu admito). Para redimir os seus pecados ele pergunta ao oráculo de Delphi, que foi quando lhe foi dito que tinha que fazer os 12 trabalhos, que obviamente tinha que ter um dedo da Hera.

Alguns dos monstros aparecem no filme mas ele efectivamente não matou a Medusa e não tinha um Pegasus como amigo. Além de que nunca esteve em problemas com Hades... a não ser quando teve que trazer Cerberus para a superfície mas é o cãozinho fofinho do Hades, por isso acho que podemos dar-lhe um desconto.

Contudo, Hera fez de tudo um pouco para que Hércules falhasse na sua demanda (mulher traída é realmente um cabo dos trabalhos). Não conseguindo ter sucesso, deixando então Hércules victorioso, até porque até tinha outros deuses que gostavam dele, como Apolo e Atena.
Depois de muitas mais aventuras, Hércules faleceu e quando o seu corpo ardia na pira funerária, o costume da Grécia Antiga, a sua alma divina foi levada por Zeus que o tornou num Deus levando-o para Olimpo. Onde casou por uma última vez com Hebe, a deusa da juventude... Que ironia das ironias era filha de Hera.

E estas são as diferenças entre o filme e o mito de Hércules, que na altura que foi lançado, a Disney pediu para que a estreia mundial fosse na Grécia mas o governo grego não permitiu pois sabia que o filme não era fiel ao mito! Que loucos... dizer que não à Disney, LoL. 
Mas apesar disso, mesmo assim, adoro a representação que a Disney fez. 

O que é que vocês acham? Já conheciam o mito? Gostam do filme?

5 comentários:

Jornalista Douglas Melo disse...

Também sou fã de mitologia seja de qual tipo for.
Por coincidência, meu texto de hoje no DOUG BLOG, se refere ao tema.
Beijos e bom final de semana!!!

Love Adventure Happiness disse...

Bem já aprendi imenso hoje, mas adoro o filme ahaha é um filme de animação podem usar a imaginação não é verdade?!

Green disse...

Acho que sendo um filme de Disney, e ainda que fuja um pouco ao mito real, acho que o filme é bastante bom e vale a pena.

Andreia Morais disse...

Mitologia não é, de todo, o meu forte, mas tenho aprendido imenso contigo :)

Beatriz Sousa disse...

É o meu filme favorito da Disney!