20 de abril de 2020

Curriculum Vitae Infantium



Numa conversa com uma amiga-mãe, estávamos a rir do ridículo que é as tabelas, os percentis, etc. Como profissional de saúde digo-vos que são excelentes ferramentas para mapear o desenvolvimento de um bebé ou de uma criança mas não deixa de ser isso mesmo, uma ferramenta. Não é nenhuma Bíblia ou os dez Mandamentos, credo.

O problema é quando as pessoas levam essas ferramentas demasiado a sério, ao ponto de obsessão.  Então pus-me a pensar... Será que essas pessoas metem nos seus currículos esse tipo de coisas?

Jaquina, 25 anos, formada na Universidade XPTO, com um mestrado da NASA mas a jóia deste currículo é mesmo o facto de ter estado sempre no percentil 75.
Regininha, 23 anos, dinâmica, responsável, excelente a trabalhar em equipa e, só para que saiba, aprendi a andar aos 9 meses.
Xanatinha, a minha idade não importa, nem as minhas qualificações porque o facto de ter aprendido a falar aos 18 meses coloca-me em qualquer emprego que queira.

O nosso desenvolvimento em bebés e em crianças não determina o nosso futuro nem como somos. Uma criança que aprendeu a falar aos 3 anos pode-se tornar num excelente orador profissional. Um bebé que aprendeu a andar direito aos 2 anos pode-se tornar no próximo Usain Bolt. Uma criança num percentil baixo pode-se tornar num mega bodybuilder. 
Nada disto vai determinar o futuro dos nossos rebentos. Mas eu sei, nós podemos ter a sanidade de nos lembrarmos de que estas escalas e percentis são meras ferramentas, só que o povinho... nem por isso.

O povinho que gosta sempre de fazer (respira fundo) comparações.

Por isso, aqui a vossa Soberana tem uma dica para vocês. Da próxima vez, que alguém vos fizer comentários do género: "ai o seu filho ainda não anda? O meu não sei das quantas com 8 meses e meio já corria a sala" ou "a sua filha só diz mamã e papá? A minha não sei das quantas com um ano já sabia o abecedário"... Portanto, quando ouvirem este tipo de coisas, sorriam para a pessoa e na vossa cabeça pensem no quão bonito isso vai ficar no Currículo Vitae deles. 


4 comentários:

Andreia Morais disse...

É preciso respirar fundo para aturar essas pessoas -.-
Mas seria muito engraçado ver um currículo com esses dados ahahah

Green disse...

Ahahahahah, muito bom!

Os devaneios da Tim disse...

na minha cabeça vai passar tudo o que é asneira xD

Nada disse...

Era sair à rua com um par de luvas (pelos tempos que correm) para poder esticar uma bela lambada a cada pessoa que dissera tamanhas tontices...ai a comparação...sempre a comparação!