26 de maio de 2020

Teorias de conspiração: material para livros


Em conversa com amigos, estávamos a falar de teorias de conspiração. Provavelmente, a não ser os anti-vaxxers, a grande maioria delas são bastante inofensivas.
Mas se formos bem a ver a imaginação humana é ilimitada e mesmo que fiquemos na dúvida se algumas são verdade ou não, temos que admitir que davam altas histórias em livros! Se algum escritor precisa de ideias, acreditem basta ir a uma lista de teorias de conspiração, que vai ter material para dar e vender. 

Não acreditam? Ora qui vai uns exemplos... 

1 - Malaysia Airlines MH17

Este avião que foi abatido quando sobrevoava a Ucrânia, trouxe algumas teorias mas uma delas de que foi efectivamente a Força Aérea da Ucrânia que abateu o avião mas culpando a Rússia pois fazia parte da conspiração de não revelar a verdade sobre o vírus HIV (pelos vistos havia 7 especialistas da doença a bordo).

2 - JFK

Na verdade já milhares de livros foram escritos à conta deste evento. Até aparece nos comics dos X-Men e tudo!
Mas algumas das teorias mais comuns é que a Máfia estava por detrás do assassinato, ou o Fidel Castro ou a KGB ou uma combinação de qualquer uma delas. As possibilidades são imensas, LoL.

3 - Celebridades

Mas continuando nas teorias que revolvem à volta da morte de alguém famoso... há uma teoria super interessante de que o Paul McCartney morreu em 1966 e que foi substituído por um sósia.
Já para não falar de todas as teorias à volta da Primeira Dama Melania Trump que foi substituída por um duplo ou é um robô. Das duas, uma.
Porém, acho que as teorias mais famosas relativamente a celebridades é mesmo a teoria de que a morte de Elvis Presley foi elaborada e que efectivamente está é vivinho da silva. Ou ainda a teoria de que Adolf Hitler sobreviveu à Segunda Guerra Mundial e que viveu na América do Sul os restantes dos seus dias.

4 - Holocausto

Continuando na temática das Guerras Mundiais, há uma grande teoria de conspiração (que tem assustadoramente bastantes adeptos) de que o Holocausto e o genocídio de milhões de pessoas (judeus ou não) simplesmente não aconteceu.
As pessoas que foram assassinadas foram inventadas, as fotos foram editadas e os vídeos são falsos... nada conta como prova. Dizem que a "Solução Final" dos Nazis era apenas para deportar os Judeus do Reich  e não exterminá-los.
Por acaso há pelo menos um filme sobre a negação do Holocausto mas acredito que seja um tema difícil de se escrever pois é basicamente dizer a todos os sobreviventes que estão a mentir ou tiveram alucinações.

5 - Aliens

Claro que quando falamos de teorias de conspiração temos que falar nos ET's, UFO's e Area 51. Escusado será dizer que há milhentos livros de ficção científica que exploram algumas das teorias. A minha favorita é aquela que diz que as pirâmides foram construídas por aliens, LoL.

6 - Comunidade científica

Dentro das ciências temos várias teorias, uma delas a dos anti-vaxxers e outra também muito popular é a "flat earth". Que apesar de não achar piada nenhuma ao pessoal que é contra a vacinação, eu acho imensa piada ao pessoal que diz que a terra é plana. Porque chegam ao cúmulo de fazerem experiências científicas para provar que a terra é plana e depois quando essas mesmas experiências não corroboram com o que eles querem, dizem que as experiências foram controladas... mas foram eles que as fizeram, LoL. Paranóia ao máximo.

7 - Illuminati 

E claro, não podíamos falar de teorias de conspiração sem mencionar Illuminati. Que convenhamos têm as costas largas e acabam por ser os culpados de muitas teorias, LoL. Até já existe uma quantidade impressionante de livros com este tema.


Qual é a vossa teoria favorita? Já conheciam estas todas? Ou já leram livros com alguma?

3 comentários:

Love Adventure Happiness disse...

Convenhamos, toda a gente sabe que altamente desanconselhado viajar com muitos especialistas do mesmo tópico ao mesmo tempo porque pode dar asneira (deu)

Esqueceste-te agora do CoViD que é um vírus desenvolvido em laboratório e passado propositadamente à população para controlo populacional. O vírus foi desenhado para afectar mais os idosos e pessoas com outras condicionantes de saúde (acho que o vírus da gripe também e o VIH, etc). É uma forma de controlo populacional.

Andreia Morais disse...

Não faltam aqui opções para enredos :D

Green disse...

Muita variedade, sem dúvida.