16 de junho de 2020

Greekorscope: Touro/Taurus



Touro é, na verdade, uma das constelações mais antigas a ser documentada pelos Babilónios. Mas, na Mitologia Grega, Touro é, na verdade… Zeus! E há duas versões do mito de como a constelação foi criada.

Na primeira versão, Zeus estava a saltitar pelas nuvens, a pensar quem seria a sua próxima conquista… até ver a princesa Europa. Ele transformou-se num touro branco e fez-se de inocente ao aparecer no mesmo sítio onde Europa estava sossegadinha da vida.
Quando ela o viu, ficou encantadíssima, pois estes animais eram sagrados na Grécia Antiga, e quando tentou tocar-lhe, o touro colocou-a nas suas costas, voando em direção a Creta, trazendo, assim, a princesa oficialmente à Europa. Depois de fazer o que tinha que fazer, que provavelmente deixou Hera com um par de chifres (see what I did there?), Zeus colocou a sua forma de touro nos céus como uma constelação. Sim, eu sei, super modesto.
Europa teve, com Zeus, 3 filhos, que mais tarde se tornaram em juízes no Submundo sob a chefia de Hades, pois os três foram os mais sábios e virtuosos semi-deuses enquanto foram vivos.

Na segunda versão, a constelação de Touro é, na verdade Io, que foi uma das poucas humanas pelas quais Zeus sentiu mais do que mera luxúria (uma raridade, eu sei). Na mitologia, Io era antepassada de vários heróis (como Perseus e Hércules), e porque esta mitologia não era nada sem uma tragédia grega, quando Zeus conheceu Io, ela era uma sacerdotisa do culto de Hera. Conseguem ver a ironia da coisa?
Ele transformou-a numa linda bezerra para o proteger (que cavalheiro) mas, noutra versão, foi Hera que a transformou nesse animal (faz mais sentido, na verdade).

Uma curiosidade: Io e Europa são os nomes de duas das 79 luas de Júpiter. Há alguém na NASA que adora mitologia também, LoL.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá,passei aqui para deixar o novo link do meu blog, pois apaguei o outro, e se quiseres seguir outra vez o link é este:
https://oblogdapimenta.blogspot.com/