6 de junho de 2020

Norse Mythology (opinião SEM spoilers)



“Because,” said Thor, “when something goes wrong, the first thing I always think is, it is Loki’s fault. It saves a lot of time.”

A menina @wordsalacarte desafiou-me para ler Mitologia Nórdica de Neil Gaiman e tenho a dizer que foi o primeiro livro que li do autor! Até a dizer que foi uma excelente escolha para o desafio pois eu adoro mitologia e de facto ainda não tinha lido nada sobre mitologia nórdica ou sabia muito mais do que a Marvel Comics insere no Thor. 

Tendo em conta que nem há muito tempo eu li Mythos de Stephen Fry, achei que era uma excelente oportunidade para ler num formato parecido. Se formos a comparar, sim acaba por ser mais ou menos no mesmo formato pois é um autor com uma paixão pela mitologia em si e escreveu o livro deixando sempre o seu toque pessoal.

Portanto, o livro é obviamente sobre a mitologia nórdica, falando dos deuses antigos da escandinávia: Odin, Freya, Thor, Loki, Heimdall e muitos mais que por acaso nunca tinha ouvido. Numa escrita fluída e com algum sentido de humor, à semelhança do Mythos.
Explica desde o início dos tempos, é o nosso guia por Yggdrasil e os seus nove mundos, antes sequer de entrar em pormenor sobre os diferentes deuses. 
Colocando, no livro, uma colectânea de histórias sobre cada deus e as suas aventuras. Uma das  minhas histórias favoritas foi a história que explica como o dom das artes foi criado e outras favoritas (e acho que se nota, também as do autor) são as do maroto do Loki, que muito honestamente a citação que escolhi resume o livro quase todo, LoL. Acabando assim as imensas histórias com Ragnarok, o destino final dos deuses, fechando assim como que um círculo nos seus mitos com um mega jogo de xadrez (uma inside joke para quem efectivamente leu o livro).

Neil Gaiman tem de facto um poder storytelling fantástico, pensava que com os nomes "estranhos" (que me fez lembrar muitas vezes a Darcy do filme Thor a chamar mew mew ao poderoso martelo de Thor, o Mjolnir, LoL) e uma mitologia que não estou de todo familiarizada, que talvez fosse um livro um pouco maçudo mas não é de todo! 
Muito obrigada @wordsalacarte por me teres desafiado a ler este livro, apesar da mitologia grega continuar a ser a minha favorita, adoro ler sobre outras e esta escrita pelo Gaiman foi mesmo espectacular. Ah! E, já agora, muito obrigada pela foto do teu livro, eheheh.

Já leram este livro? Já leram algo do autor?


Review em vídeo: IGTV - Norse Mythology

Audiobook: aconselho vivamente a ouvirem este livro pois é o autor, o próprio Neil Gaiman a narrar!


1 comentário:

Os devaneios da Tim disse...

Tenho uma amiga que adora neil gaiman e farta-se de dizer que tenho de ler. Talvez seja um bom começo com a mitologia nórdica