5 de setembro de 2020

Sala de Cinema: Romeu + Julieta


Portanto, se calhar estavam à espera de mais uma review de um filme aclamado e pirlimpimpim pardais ao ninho. Mas a verdade é que, durante a minha adolescência, eu era uma aficionada neste filme, portanto como quem manda sou eu... vou inclui-lo nesta rúbrica, LoL. Talvez vá mesmo descobrir que não estou sozinha e que não era a única a ver a VHS deste filme vezes sem conta e a babar-me feita tola. Quem nunca, não é?

Então para terem uma noção, este filme do realizador Baz Luhrmann, estreou em 1996, com a representação de Leonardo DiCaprio (que já estava a afiambrar-se ao estrelato) e de Claire Danes (que incrivelmente descobri ao fazer esta review agora, que entra na série Homeland e no filme Stardust, LoL).
É de facto uma modernização do clássico de Shakespeare, que está bastante subestimado. O filme em si foi bastante criticado na altura pela cinematografia aleatória e estranha, contudo na minha modesta opinião, esse contraste de uma peça tão erudita/clássica como Romeu e Julieta juntamente com uma cinematografia tão chamativa e colorida (que se eu tivesse que descrever o filme em poucas palavras é anos 90 e colorido na mesma frase), acho que é precisamente isso que agarra o espectador e acaba por amplificar o enredo.

Pois apesar de esta história ter sido contada já tantas vezes, a ideia do realizador acaba por ser única pois combina a vida moderna acelerada, cenas de luta muito bem coreografadas, juntamente com uma banda sonora que ganhou prémios e em alguns países foi o álbum mais vendido durante semanas depois do filme ter saído nos cinemas... Isto tudo juntamente com a peça inconfundível e inigualável de Shakespeare? Só podia ser um filme brutal.

Assim algumas curiosidades que acho que tornariam este filme totalmente diferente... Apesar do Leonardo DiCaprio ter sido logo a primeira ideia do realizador para o Romeo, o Neil Patrick Harris foi considerado para esse papel. Sim, o Barney ia ser o Romeo, LoL. Além disso, antes da Claire Danes ter sido escolhida para Juliet, a Natalie Portman foi considerada também para o papel mas quando fez audições com Leonardo, este parecia ainda mais velho ao lado dela e ela parecia completamente juvenil... então para não chocar audiências não a escolheram.
Como Father Laurence, Marlon Brando mostrou imenso interesse em representar esse papel e apesar do realizador ter dito logo que sim (louco fosse ele dizer que não), o actor teve problemas familiares, o que tornou impossível trabalhar no papel.

Portanto, se ainda não viram este filme, por amor de Deus vejam! Aconselho vivamente pois além de ser uma modernização muito bem feita, é um recorte de alguma cinematografia dos anos 90.

Já viram este filme? Há mais alguma modernização que gostem muito?

1 comentário:

Green disse...

Por acaso não vi, mas deve ser interessante.