24 de novembro de 2020

The Institute (opinião SEM spoilers)




Este foi o meu primeiríssimo livro do grande Stephen King e não só foi uma bela estreia como deu para participar no desafio da The Daily Miacis, o #syfiachallenge2020.
Eu com autores com um longo reportório de livros, acabo por me sentir intimidada pois fico sem saber por onde começar, LoL. Mas quando saiu este livro que está mais no âmbito de fantasia e ficção científica, decidi apostar neste para ver se efectivamente gosto da escrita do autor.

Portanto, a primeira coisa que vou mencionar é mesmo a escrita. Tenho a dizer que gostei muito, gostei mesmo da forma como escreve e até parece que tem assim como que uma musicalidade na sua escrita (tal como já mencionei que a Taylor Jenkins Reid também tem).
Relativamente à premissa do livro, é sobre uma criança prodígio capturada para um Instituto super secreto e mais não digo para não estragar a vossa leitura. Mas, a verdade, é que ao longo da leitura notei imensas nuances de Stranger Things (que, já agora, é uma série que eu gosto muito), ou seja, apesar de um conceito horrível, não achei este livro assustador por assim dizer. 

Como eu li este livro em formato audiobook, eu fiquei logo rendida pois a primeira parte tem muitos sotaques sulistas, que eu simplesmente adoro. Contudo, consigo perceber que a primeira parte não seja muito aliciante mas chega a uma certa altura em que simplesmente não conseguimos pousar o livro e que temos que saber mais e mais.

Com uma narrativa viciante, com personagens que achei extremamente bem escritas, mesmo até quando a nossa perspectiva era a de uma criança, com referências a outros autores ou obras literárias ou até a temas da actualidade. Como li em conjunto com a Sam_Livralma, sendo ela uma mega fã do sr. King, ela explicou-me que se consegue perceber quando os livros do autor foram escritos pois ele menciona certas coisas que nos dá uma imagem temporal clara de quando o mesmo foi escrito.
Como este foi o meu primeiro contacto com o autor não posso comparar com as suas obras anteriores mas só me aliciou a ler mais dele!

Ainda relativamente à sua escrita, Hollywood bem que pode fazer um filme mas, a verdade, é que eu já o tive na minha cabeça. Por isso, eu já sei como é, já escolhi os actores, os efeitos são brutais... Isto porquê, LoL? Porque a escrita é tão fluída e as descrições tão boas com uma componente visual tão grande que mais parecia que estava mesmo no filme! (Agora percebo o porquê das obras dele serem excelentes obras adaptadas...)

Portanto, para pessoal que nunca leu Stephen King e gosta de fantasia, este é um excelente livro para ver se vão com a escrita dele ou não. Para os fãs mais hardcore do autor, que acharam deste registo? 


Review em vídeo: não se esqueçam de passar pelo Instagram do Reino para verem a review em vídeo.

Audiobook: é um excelente livro para se ler neste formato pois é fácil de seguir e o narrador é mesmo excelente. Além de que tem os tais sotaques sulistas americanos, que são simplesmente fantásticos!


Sem comentários: