30 de junho de 2021

The Song of Achilles (opinião SEM & COM spoilers)


 (Spoilers estão protegidos aquando visualizado em versão Web mas para conseguirem ver basta selecionarem o texto)

Já tinha este livro da Madeline Miller na minha estante à espera para ser lido há bastante tempo! Aliás, até tive uma situação engraçada porque ao ler os primeiros capítulos, estava um bocado confusa porque estava a ser extremamente familiar. Tive um momento pequeno de pânico a pensar: credo, será que eu leio assim tanta mitologia que já tudo me parece familiar?!
Só que não, LoL. O que aconteceu é que há um ano atrás peguei no livro para ler com Delicada como um Elefante mas acabamos por pousar o livro na altura pois não tínhamos disponibilidade para lermos juntas... até este ano!

Este livro é, como podem depreender pelo título, sobre mitologia grega, mais especificamente a guerra de Tróia e o mito de Achilles. Contudo, posso dizer que, muito honestamente, não é preciso conhecimento desta mitologia para apreciar este livro.
No entanto, a autora é especialista em adaptar os clássicos para uma audiência mais moderna e isso nota-se no livro, com certas explicações sobre personagens, lugares, contexto, vocabulário, entre outros. Adicionou foi toda um novo ângulo com um romance "proibido". 

A verdade é que para qualquer entusiasta de mitologia grega sabe das nuances de Achilles e Patroclus, por isso, o facto da autora ter escolhido isso, foi extremamente inteligente.

A verdade é que se formos bem a ver a história que está disponível foi-nos trazida e traduzida por (na sua maioria) homens...brancos... privilegiados... e muito provavelmente católicos. Não estou a dizer isto para dar uma de feminista. É das mais puras das verdades. Muito provavelmente perdemos muitos cultos de deusas ou histórias fora da narrativa católica ou opressora. Ainda hoje temos novos artigos a sair a dizer que afinal em certo texto clássico a narrativa ganha um novo significado pois X ou Y palavra foi mal traduzida. Pois há mais do que homens a estudar os clássicos e sem o mesmo background também.

O mesmo pode ter acontecido à história de Achilles e Patroclus, que tenho que dizer que está descrito lindamente, quem sabe se o mito original eles não eram mesmo um casal? Aliás o facto de a autora ter começado na infância de Patroclus fez com que o livro fosse um crescendo fantástico.

Achei mesmo que o romance foi descrito de forma bela, épica, apaixonada e respeitosa... Contudo, apesar de o livro ter tudo para dar certo, teve um entrave. Um péssimo timing da minha parte, pois o facto de ter lido o The Silence of the Girls antes deste livro, fez com que a narrativa da Madeline Miller ficasse estragada para mim. Porquê? Porque ambos os livros se passam na guerra de Tróia, ambos os livros têm Achilles, Patroclus, Agamemon, Briseis, Thetis... Mas mais especificamente na guerra, nunca mais consegui me desfazer da perspectiva feminina. 
Mesmo com um romance de nos encher o coração, não conseguia separar as narrativas das mulheres naquele campo a serem tratadas como gado, a serem violadas, escravizadas, entre muitas outras coisas. Por não me ter conseguido desligar do The Silence of the Girls, este livro ficou um bocado estragado para mim.

Contudo e porém, recomendo vivamente a sua leitura pois é uma visão lindíssima e maravilhosa do mito de Achilles, uma bela história de amor manchada pelo orgulho dos deuses e dos seus descendentes! Recomendo se quiserem ler algo com o tema de mitologia grega mas não têm muito conhecimento da mesma pois não acho que isso seja necessário para usufruir da mensagem deste livro. 

Já leram este livro ou algo da autora? Por acaso, leram algum livro com esta temática?

4 comentários:

Mariana Leal disse...

Eu li há uns meses atrás, ia sem grande expectativa mas até agora é dos meus livros favoritos do ano <3 Uma muito agradável surpresa!

" R y k @ r d o " disse...

Acredito que seja um livro com uma narrativa muito interessante. Falar sobre a Guerra de Troia, fascina-me.
Vou tentar adquirir o livro.
.
Cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

C. disse...

Lindo... e seria meu tb se nao fosse pela falha tecnica

C. disse...

Pode sempre pensar em adquirir o livro Tróia do autor Stephen Fry