21 de julho de 2021

The Whisperer (opinião SEM spoilers)

 



Para quem segue o Reino assiduamente, deve estar a pensar "Eita! A Soberana a ler um thriller? Deve estar doente!" LoL. Sim, não é meu costume ler este género de livros, não porque não goste mas porque normalmente consigo perceber o plot, então torna-se um pouco mais do mesmo. Contudo e porém, este livro chegou-me às mãos porque é uma das evangelizações da Sam_Livralma
Não há como esta comunidade para nos tirar da zona de conforto e encontrar livros fantásticos... Neste caso, este livro do autor Donato Carrisi foi mesmo uma leitura brutal! Eu acho que devorei este livro em duas assentadas, LoL.

Relativamente ao autor, é importante dizer que o senhor Carrisi estou direito e criminologia, ou seja, o seu livro está cheio de pormenores científicos, das técnicas forenses e das teorias de investigação. Vindo de uma pessoa de ciências, adorei cada descrição destes pormenores, para mim tornava mesmo a narrativa bem mais rica e assustadoramente credível. Além de que este é o seu primeiro livro!

A premissa do livro, sem dar spoilers claro, é sobre Mila, uma investigadora da polícia que se especializa em resgatar crianças raptadas, que é chamada para ajudar uma equipa (já estabelecida) de investigadores na procura de cinco raparigas. E o livro é precisamente sobre esta grande investigação com muitas voltas e reviravoltas!
Como já devem ter percebido, tem raptos, entre outros eventos, com crianças, por isso se isso for um trigger para vocês, aconselho a não lerem este livro pois nesse aspecto o autor não tem piedade e descreve mesmo tudo. 

Como mencionei o livro está cheio de voltas e reviravoltas, deixando o leitor na pontinha da cadeira a cada capítulo pois pensamos que sabemos o que vai acontecer mas o autor dá-nos um verdadeiro nó, tornando tudo credível com o seu conhecimento da natureza humana e ciência comportamental. Contudo, acho que a minha única crítica do livro é precisamente sobre psicologia. Não vou dar spoilers em dizer o que é mas é no fecho da resolução do caso, um dos fechos vá porque o autor não estava contente só com um, LoL. E esse fecho, ou conclusão, merecia um parágrafo no máximo sobre a psicologia do que é mencionado.

Por acaso, reparei depois de ler que algumas pessoas criticavam a tradução dos nomes pois em italiano (a língua materna do autor) os nomes eram diferentes e as pessoas assumiram que o livro se passava na Itália. Como o autor não menciona onde efectivamente é que o livro se passa, não foi algo que me perturbasse. Mas traduzir nomes? A sério? Isto é coisa de traduções de outras línguas para o inglês e eu não sei? 

Portanto, estão a ver, a minha crítica é a falta de um parágrafo, LoL. Fora isso o livro colou-me a cada página, a cada capítulo... ao ponto de estar a um terço do final e simplesmente não consegui largar! Ou seja, não descansei enquanto não o terminei. Além de que me deu imensas vibes de Criminal Minds, que eu adoro!

Em suma, aconselho vivamente para quem, como eu, que não lê muitos thrillers porque não consegue separar o trigo do joio. E aconselho a quem gosta efectivamente deste género e quer ler um thriller mais focado na investigação e na ciência comportamental.

2 comentários:

- R y k @ r d o - disse...

Acredito que seja um livro muito interessante de ler.
.
Poéticos cumprimentos
Cuide-se
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Rita C disse...

Não conhecia, confesso. :)