28 de julho de 2021

We are queens and kings, all of us!


 

Eu sei que isto vai parecer muito aleatório mas num certo dia estava a trabalhar e a cuidar de uma paciente, ela vira-se para mim e diz: você tem uns olhos lindíssimos. Na verdade, eu estava de touca e máscara, por isso ela tinha pouco para ver e o facto dela estar com algumas drogas no sistema, são apenas pequenos detalhes, LoL.

A minha resposta automática foi: but they are boring brown (mas são castanho aborrecido ou comum). Desde então que tenho estado a pensar no que disse: aborrecido?! Porque é que olhos castanhos são aborrecidos? A paciente até me disse que era precisamente por serem desta cor, que são bonitos. Então porque raio eu disse que eram aborrecidos?

Podemos pensar que é pelo facto de eu ser mediterrânea, onde olhos castanhos são mais comuns? Mas isso não significa automaticamente que não são bonitos, certo? Vamos é falar do arquétipo da beleza, que nos é impingido todos os santos dias...

Como vivo no UK, consigo estar em contacto com as mais variadas nacionalidades e culturas... E saber, por exemplo, colegas da Nigéria, lindas, com uma pele invejável (as vezes que perguntei o regime skincare delas, foram mesmo muitas) dizerem-me que existe todo um negócio de milhões de... branqueamento de pele. Mulheres e homens da Nigéria compram produtos e colocam químicos para clarear a cor da sua pele. Gostava de dizer que era só na Nigéria mas colegas das Filipinas, Índia, Tailândia, entre outros, me contaram o mesmo. Isto porque a narrativa é que a pele branca é que é bonita.

Quando digo "narrativa", não digo em termos culturais destes países... é realmente a representação de beleza nos filmes, séries, revistas, publicidade, etc que nos assombra todos os dias. Obviamente que lentamente a representação do ideal de beleza está lentamente a mudar mas décadas de ideias pré-concebidas não desaparecem num par de anos.

É respostas como "but they are boring brown" que têm que desaparecer. Olhos castanhos são lindos, tal como olhos azuis, tal como olhos verdes, cabelo moreno, cabelo loiro, cabelo liso, cabelo encaracolado, etc. Não é apenas  a pele branca que é bonita, ou alguém que veste um tamanho pequeno... Beleza é algo tão vasto como diverso e se não o é, temos que o tornar!

Por isso, para a próxima tentarei mudar a minha resposta e irei dizer: muito obrigada, foi a minha mãe que me os deu.

Já vos aconteceu algo assim? Qual vai ser a tua próxima resposta?


1 comentário:

Portuguesinha disse...

Sempre achei o olho castanho o mais bonito. Mas o que é belo neles não é tanto a cor mas uma certa expressão e energia que conseguem transmitir. Olhos negros também são bonitos. Cinza. Esverdeados. Na última posição da minha preferência está o azul. principalmente aquele cristalino, brilhante, que não dá para ver dentro da alma.

Mas depende sempre de quem os tem. Isso de clareamento da pele não é qualquer novidade. Já o MJ o fez, a Oprah, tantos. Quase todos. Não é tanto pela TV e publicidade - é porque tudo o que é das massas vem da américa, que é uma cultura maioritariamente branca. Se paises como a Nigéria também fizessem filmes e os exportassem, outra tendencia sairia. É como os orientais, que fazem cirurgia aos olhos para os tornarem maiores e menos em bico. TUdo é por esse ideal de beleza. E nem é preciso nascer no extremo oposto. Mesmo as pessoas brancas buscam esse ideal, que é a magreza, o tom de pele, a cor dos olhos mais clara, mais invulgar...

Aceitem-se como são porque a diversidade é a beleza disto tudo.