10 de outubro de 2015

Reler ou não reler, eis a questão


Tive há tempos uma conversa com o Quimera sobre livros... que por acaso se extrapolou para um debate com outros amigos meus, que são bookaholics.

Ora portanto, para o pessoal que gosta de ler, aqui vai: vocês gostam de ler livros repetidos? Ou seja, vocês gostam de voltar a ler livros que já leram no passado ou até mesmo recentemente?

Eu, pessoalmente, como já mencionei aqui no Reino, ter comprado o kindle foi simplesmente a melhor coisinha que me podia ter acontecido. Pois tenho uma verdadeira livraria sempre comigo e assim acabo por comprar em livros físicos (sim, porque como qualquer outro bookaholic que se preze eu também adoro livros físicos) os que gosto tanto mas tanto, que vou quero lê-los outra vez. Denominei isso como o "filtramento do kindle", LoL.
Porque eu quando adoro um livro, quero voltar a ler, notar novos pormenores ou simplesmente voltar a visitar lugares que me adorei perder!

Para mim, reler um livro é reencontrar amigos e lugares. O Quimera diz que não, que a vida é demasiado curta para reler livros. E vocês, gostam de reler livros ou não?

33 comentários:

Unknown disse...

Adoro reler livros :D
Concordo com a tua visão das releituras eheheh

Elizabete Cruz disse...

Também gosto de reler livros. Tenho livros que já li umas 4 ou 5 vezes, o que dá para me sentir mal porque tenho muita coisa por ler, mas não posso fazer nada. Eles chamam por mim :P

Daniela disse...

Eu adoro reler, mas não o faço muito. Reli vezes sem conta a coleção Harry Potter e cheguei a reler outros que adorei de outros autores.
Atualmente, o que costumo pensar é que há tantos livros novos para descobrir que não devia perder tempo a reler. Mas, como dizes, reler um livro é reencontrar amigos e lugares que nos fascinaram e descobrir sempre novos pormenores que nos tinham passado da última vez :)

Briana disse...

Eu adoro reler livros porque cada vez que relemos podemos sentir coisas diferentes.. Eu chego ao ponto de ser tão totó que espera que o seguimento do livro tenha mudado para o que eu queria..

White Raven disse...

Adoro! Nunca é tempo perdido :)

Unknown disse...

Gosto de reler mas não todos os livros, só aqueles que gostei mesmo. E tal como tu sempre que releio descubro novos pormenores.

Andreia Morais disse...

Há tantos livros que quero ler que acabo por não reler tanto. Contudo, acho as releituras fundamentais por aquilo que enumeraste!

Inês disse...

Raramente releio um livro. Mas também a reler só aqueles que se gostou mesmo!

Balsas disse...

Gosto de reler livros. Voltar a ler as histórias que adorei é simplesmente fantástico. Mas só leio os que gostei bastante, os outros ficam na estante para sempre =P Estou ansioso para reler o Memorial do Convento, mas por agora ainda está bastante presente na minha memória.

O Feitiço dos Livros disse...

Não podia concordar mais contigo! Eu tenho livro que já li mais de 3 vezes e vou continuar a fazê-lo. Porque é como tu dizes e às vezes sinto mesmo vontade de me reencontrar com certas personagens e mundos.~

beijinhos

Alexandra disse...

Reler um livro por inteiro nunca fiz mais voltar a ler partes já fiz muitas vezes.
-Alexandra

BlogBloglovin'Google+TumblrTwitterWe Heart It

Sara Nachmazov disse...

Adoro ler. Antes era uma viciada!
Bom fim de semana**
GIVEAWAY

*Nightwish* disse...

Até há bem pouco tempo, diria que não, que não gosto de reler livros, porque basicamente já sei o que vai acontecer, não há grandes surpresas, e eu adoro isso num livro.
Mas o facto que estar activamente à procura dos Talismãs da Morte para finalmente terminar a saga Harry Potter (encontrar a edição antiga da Presença é quase impossível), fez acender em mim a vontade de os ler novamente, até para contextualizar o último livro, uma vez que há pormenores que já "foram com os porcos". Aliás, reli um livro estes dias, que é o primeiro de uma trilogia, porque só alguns anos depois comprei os outros dois livros.
Por isso, agora, digo que, apesar de não ser pessoa de reler livros, vou passar a fazê-lo em casos "especiais". Até já comprei livros que li há anos atrás, mas nunca tive oportunidade de adquirir, para os ter e reler.
****

Magda Carvalho disse...

Acho que nunca reli um livro.
http://retromaggie.blogspot.pt/

Tim disse...

Sim, há livros que valem a pena

asminhasquixotadas disse...

Neste tema, estou com o Quimera. A vida é muito curta e há demasiados livros bons. Acho que, tirando os livros infanto-juvenis, que li e reli porque não tinha muitos e portanto era o que havia, reli uns três ou quatro livros até hoje. E nem sei se foram assim tantos. Prefiro ler coisas novas porque a biblioteca é imensa (entre os físicos e os do Kindle) e não há tempo para "bis", por muito que haja livros a merecê-lo.

Danny disse...

eu acho que depende dos livros. há uns que leio uma vez e chega, há outros que volta e meia releio (harry potter, hellooo)

Sorte no Azar disse...

Segue-me novamente neste novo link: http://sortenoazar100.blogspot.pt/
desculpa pelo incomodo, e espero que gostes do novo nome
Obrigada, beijinhos :)

Maria João disse...

r: e acho que fazes muito bem :)
obrigada!

Tio Heartless disse...

Sou fã da re-leitura dos livros que mais me marcaram. Por ter agora o Kobo é certo que tenho mais variedade a nível de leitura do que quando tinha somente livros físicos. E nesse tempo eu lia e relia os que mais gostava.

Sabe sempre bem voltar a um mundo no qual gostaste de "viver".

pequenasvontades disse...

Há livros que precisam de ser relidos. Ao longo do nosso amadurecimento como pessoas vamos interpretando as coisas de forma diferente, logo as obras que tanto nos dizem numa altura, podem dizer-nos ainda mais depois de um período.
O meu livro favorito, Wuthering Heights, leio-o todos os anos sem excepção e todos os anos encontro novos encantos. Vario entre a versão original e a portuguesa e é definitivamente um exercício de relaxamento e conhecimento que não dispenso.

=)

Anónimo disse...

Gosto de reler livros quando já não me lembro bem da história :)

Ana disse...

Por acaso não sou de reler livros. Quando gosto mesmo do que leio e no final fico com aquele entusiasmo tenho receio que se o ler de novo não se vá repetir...

A. disse...

Não gosto nada de reler livros, tal como acontece com ver filmes. Perco facilmente o interesse por já saber a história.

mysupersweettwenty disse...

Acho que só reli um livro uma vez, mas não digo nunca mais :P

Su disse...

Olá,

Eu gosto de planear a releitura dos livros que me marcaram, mas acabo por colocar os "ainda-não-lidos" à frente...

Boas leituras!

Fiacha disse...

Ois,

Eu bem gostava mas tenho tantos pela frente que nao consigo, mas gostava de reler muitos livros que já li :)

Simple Girl disse...

Por acaso nunca reli nenhum :)

Joana | My Pretty Mess disse...

Concordo com ambas as visões.
Acho que é perder tempo reler livros no sentido em que há tantos mais por descobrir. No entanto, há livros que eu creio que não fizeram sentido para mim na altura e que agora a compreensão seria diferente!

Femme Trivial disse...

Heheheh usando a tua expressão, eu tenho o "filtramento" mas do Kobo. Os livros que gosto mesmo quero tê-los na minha estante física.

Adoro reler livros! Às vezes fico com peso na consciência porque tenho tantos na estante por ler e como diz o Quimera, a vida é curta para tanto livro, mas os livros que efectivamente me marcam não consigo passar sem os reler! Ainda este ano reli os Harry Potter em inglês e tenho mais uns quantos que quero reler.

Liℓiαnα☆ disse...

Compreendo a parte de haver mais livros para ler e conhecer (e com sorte adorar) do que horas de vida, no entanto é como se me perguntassem: "preferes estar sempre a fazer amigos novos, ou de vez em quando ir conviver com os antigos?", eu escolhia de vez em quando conviver com os antigos....
Há certos livros tão especiais, que foram lidos na altura certa, quando mais falta faziam, e ajudaram de formas que às vezes é difícil meter por palavras, e não só merecem ser relidos como é uma necessidade de que sinto e me dá conforto...

Janny disse...

só releio os favoritos ;)

Crônica sem Eira disse...

Sempre vejo muitos comentando sobre terem relido livros favoritos e os velhos clássicos que os fizeram entrar nesse mundo da leitura mas eu simplesmente não consigo.
Não vejo como uma perda de tempo, chegando ao ponto de afirmar que é por conta da vida curta mas, nunca sinto a mesma emoção que senti ao lê-lo pela primeira vez como acontece quando re-assisto filmes ou releio contos e me sinto um pouco frustrada por isso.

Já reli alguns e pretendo voltar a fazê-lo mas como no momento estou sem muito tempo para leituras extras estou dando preferência aos que não li :D

Beijo!
Adriana.
Crônica sem Eira