8 de janeiro de 2020

Nascimento de um Leitor Compulsivo


Isto é uma das coisas que me consome um bocado como mãe, como já tinha mencionado no post O amor pela leitura. Neste aspecto, tenho tentado dar o exemplo, ler mais com e ao pé do Príncipe. Tento ler livros físicos pois ele é ainda bastante pequeno e vê o Kindle apenas mais um ecrã. 

Contudo é um pouco difícil de ler e prestar atenção com o Príncipe a correr de um lado para o outro, LoL. Porém, o assunto do post do hoje é a seguinte pergunta: Como nasceu o vosso amor pela leitura e pelos livros?

Se me perguntarem qual foi o meu primeiro livro, eu não vos conseguia responder. Se pensar bastante, lembro-me de ler os contos de H. C. Andersen, imensos livros "Uma Aventura" e depois evoluindo para Harry Potter, que foi a coleção que efectivamente que me colou para sempre aos livros.
Infelizmente não me consigo lembrar do início deste meu amor pelos livros mas fico imensamente feliz que o tenha pois com um livro nunca estamos só, proporcionando-nos diversas viagens e grandes aventuras. Não acham?

E vocês, lembram-se de como nasceu o vosso amor pelos livros?

11 comentários:

Graça Pires disse...

Também amo os livros e a leitura. Não consigo lembrar como comecei…
Um beijo.

Nala disse...

Lembro-me de pedir à minha mãe para me comprar aqueles livros de 365/366 histórias por ano quando era ainda muito pequena. Já no ensino primário, li a coleção toda d'Os Cinco. Sempre gostei mesmo muito ler, tendo evoluído, mais tarde, para romances. Tenho pena de não ler tanto como gostaria atualmente! Acho que substitui esse gosto por uma boa série ou um bom filme.. o que é pena porque os livros são sempre preferíveis.

Um beijinho

https://a-cold-angel.blogspot.com/

Marisa Vitoriano disse...

Eu sempre gostei de livros, mas foi aos 9 que houve aquele click, com o livro Rosa, minha irmã Rosa, da Alice Vieira. Foi o primeiro livro "a sério" que li e aquele me fez gostar de ler. Acho que para se gostar de ler tens de encontrar livros que te dizem algo e eu tive a sorte de encontrar um muito cedo.

Princess Cat disse...

Desde que me lembro de ser gente tenho livros à minha volta. Os meus pais dizem que não ia dormir sem me lerem uma história.
É uma coisa que me pergunto sobre 1 filho que venha a ter, será que irão ser como eu? Gostava que tivessem este gosto.

Gaja Maria disse...

A minha foi desde que me lembro de saber ler. Tinha sede de saber e aprender. Devorava tudo:)

Andreia Morais disse...

Este amor aos livros demorou, mas chegou cheio de força. Embora tenha adorado ler O Principezinho [tanto que é a história da minha vida], nunca priorizei a leitura, porque mergulhava na escrita em primeiro lugar. Só no décimo ano é que compreendi, verdadeiramente, o poder das obras literárias. E, desde então, não abri mais a mão desta arte

Kique disse...

Tb não me lembro qual o primeiro livro que li
Gostei do post
Bjs
Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - Nova namorada do papá

Green disse...

O meu anda muito apagado, vamos a ver se é este ano que a coisa melhora.

Su disse...

Tinha para aí uns 9 anos quando devorei o meu primeiro livro. Sei que foi oferecido por uma colega da minha mãe que adorava livros, mas não consigo lembrar qual era. A partir daí nunca mais parei de devorar livros.

Os devaneios da Tim disse...

Diário da Princesa de Meg Cabot... foi a saga que me prendeu aos livros :P

Cisne disse...

Nunca se tornou amor, mas despertou-se interesse com O meu pé de laranja lima. Fiquei fascinada que pudesse chorar apenas alimentada pela minha própria imaginação… :) pergunta gira!