28 de janeiro de 2020

Sala de Cinema: Lord of the Rings



Ok, em primeiro lugar, pessoal não se assustem mas o primeiro filme desta trilogia estreou há 19 anos! Quando comecei a escolher os filmes para esta rubrica dos clássicos do cinema, coloquei esta trilogia mas pensei assim: "hmmm, será que se enquadra como clássico?" Bem, com quase 20 anos (ai meu Deus, como estou velha), eu acho que sim.

Esta trilogia, baseada na famosíssima obra literária de J.R.R. Tolkien, mandou o realizador Peter Jackson para a ribalta, não só por ter colocado nos ecrãs uma tão aguardada adaptação dos livros mas por ter sido um pioneiro ao trazer a fantasia épica aos ecrãs como deve ser. 
Sim, tinha havido adaptações do Lord of the Rings em animação mas só com o Jackson é que houve um grande interesse em trazer para live-action e de uma maneira épica. A produção dos filmes começou em 1999, em Nova Zelândia, onde o realizador quis gravar os três filmes ao mesmo tempo!

Esta trilogia saiu na mesma altura em que alguns dos filmes de Harry Potter estavam a sair, eu já como Potterhead fervorosa, nem dei muita importância, nem sabia do que se tratava! Ao ponto de ter ido ao cinema ver o segundo filme com uma amiga, sem sequer ter visto o primeiro. 
Uma parvoice, eu sei. Mas a verdade é que mesmo sem ter lido os livros, mesmo sem perceber muito bem o que se estava a passar, eu fiquei presa à grande tela, pois os filmes em si estão poderosíssimos.

Os efeitos, a banda sonora, o casting, a caracterização, o cenário, a fotografia, o enredo... tudo isto alimentou o meu lado geek de uma forma incrível! 
Não será por acaso que depois desta trilogia, as portas se abriram para as obras mais geeks e nerdys, como Shannara Chronicles, Song of Ice and Fire, Crónicas de Nárnia, entre muitos outros. 

Os filmes em si retratam a Middle Earth, onde existem reinos, feiticeiros, hobbits, orcs, cavaleiros, elfos... estas variadas facções e criaturas fantásticas que se juntam para derrotar um inimigo em comum. Claro está que isto tem logo receita para ser uma aventura mesmo épica, com o mundo que Tolkien criou, isso é levado ao extremo e acho que Peter Jackson captou isso muito bem.

Contudo, eu ainda não li os livros e por isso penso a medo se por acaso fazem justiça ao que se passa nos livros. A verdade é que a reacção dos fãs de Tolkien foi incrível e sim, claro, como todos os bookaholics não há nenhuma adaptação perfeita mas ficaram satisfeitos e só isso já me deixa orgulhosa do sr. Jackson.
Que convenhamos era um desconhecido, tornando em três filmes de três horas cada um, (se não estou em erro) a maior boxset de trilogia! Todos os filmes estiveram nomeados para os Oscars e chegou mesmo a ganhar alguns, que é como quem diz 17, principalmente com o terceiro filme ganhando o Oscar de Melhor Filme e de Melhor Realizador. 

Vocês já viram esta trilogia? Se leram os livros, o que acham das adaptações? Obviamente se ainda não viram, estão à espera de quê? Mas para quem já viu, aconselho verem pelo menos uma porção do "Making of" desta trilogia... o imenso trabalho, amor e carinho colocado nos filmes, nota-se a léguas!


P.S. - Agora os fãs de Tolkien e até mesmo os fãs desta trilogia de filmes estão a tremer um bocadinho nas botas pois a Amazon decidiu produzir uma série Lord of the Rings. Há quem diga que finalmente os livros vão ser adaptados como deve ser e há quem diga que nada chegará aos pés dos filmes. Ansiosos?

3 comentários:

Andreia Morais disse...

Aqui me confesso: nunca vi :o

Kique disse...

Se vai vir uma serie que boa noticia
Bjs
Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - Mulher de Sonho

Green disse...

Já vi a trilogia e adoro, mas nunca li os livros com receio de me desiludir.