Finalmente li o livro da Patrícia Ferreira que é o começo da saga da Profecia da Luz e da Escuridão. Mas para fazer review deste livro, tenho que fazer em várias etapas.
Em primeiro lugar, este livro é da Chiado. O que se calhar para muita gente (tal como foi para mim) não significa grande coisa… Contudo e porém, logo no início do livro foi o que me levou a perguntar à Patrícia se me tinha mandado um manuscrito. Ela, muito envergonhada, disse-me que não.
Ora bem, eu pensava que era pelo facto de eu estar destreinada a ler em português mas a verdade é que o livro tem gralhas, tal como um manuscrito teria. Foi então que me levou a uma pequena pesquisa que revelou que a Chiado não faz revisão dos livros que publica.
O que muito honestamente pensei que neste século isso não se fazia e acho que isso prejudicou o livro da Patrícia.
Dito isto, vamos ao livro em si…
É preciso ter em conta que a Patrícia escreveu o livro quando tinha apenas 16 anos. Quando muitas andavam apenas a babar-se para o poster do Travis Fimmel na publicidade da Calvin Klein, ela estava a escrever um livro, que é de um tamanho respeitável, tenho a dizer.
Tendo isso em conta, a escrita é bastante simples. Com uma ou outra descrição desnecessária mas nota-se que era a Patrícia a esticar as suas asas (see what I did there).
A temática é sobre anjos. Não necessariamente anjos e demónios mas sobre anjos, anjos caídos e nephilins (metade humano e anjo).
Enquanto estava a ler tenho que ser honesta que me deu imensas vibes… Assim de Twilight, The Mortal Instruments, Fallen e Vampire Diaries.
A personagem principal, Elena, está no centro de uma profecia envolvendo toda a casta dos anjos e gostei muito de como incorporou tatuagens no meio da história. Parece que alguém na adolescência já sonhava em fazer uma tatuagem… #quemnunca
Quanto ao mundo que criou, neste livro centrou-se bastante nas relações e a apresentação do enredo. Nota-se alguma imaturidade ou “demasiado mel” como me disse a Patrícia, LoL.
Se o livro tivesse tido uma revisão não teria então os erros tornando a sua leitura bem mais agradável. Contudo, vê-se no livro um imenso potencial tendo em conta que foi idealizado e escrito por alguém tão jovem. Então posso talvez a aconselhar a alguém igualmente jovem para começar a ler no fantástico, abrindo assim as portas para este género tão brutal!
Aliás, ler este livro lembrou-me na altura em que tinha 15 anos e pensava que queria escrever um livro. Fui literalmente ao baú, dando por mim a ficar envergonhada e a revirar os olhos com o que tinha escrito. Isto para dizer o quê?
Mesmo que a Patrícia já não se identifique com esta saga pois amadureceu tanto como pessoa como escritora, só fico triste que não tenha tido a melhor versão do seu livro. Disto isto, mesmo que não continue esta saga, estou ansiosa para ler o que ela está a marinar já há uns tempos.
Pois a Patrícia além de ter imenso potencial, com apenas 16 anos não só escreveu um livro como tratou de o publicar, o que para mim é de se louvar!
Vocês já leram este livro? Não se esqueçam de visitar o perfil da Patrícia pois além de uma escritora ela é uma fantástica leitora compulsiva!
Review em vídeo: IGTV - Ameaça de um Anjo
4 comentários:
Ainda não conhecia este!
Espero que estejas bem beijinhos
Não conhecia o livro, mas acho maravilhoso que tenha arriscado. E que tenha dado asas a esse sonho :)
E o melhor de tudo é que a margem de progressão pode ser sempre trabalhada!
É lamentável que este género de editoras não disponha um serviço de revisão, porque não cobram assim tão pouco para publicar os nossos livros...
P.S. Não sei se ainda utilizas o e-mail que tens no perfil, mas enviei-te uma mensagem com um desafio para o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor :)
Confesso que nunca tinha ouvido falar do livro, mas é uma temática que não faz bem o meu género.
Enviar um comentário