8 de maio de 2020

The Historian (opinião SEM spoilers)


“It was good to walk into a library again; it smelled like home.”

Já várias pessoas me tinham aconselhado este livro da Elizabeth Kostova e a verdade é que no início do mesmo eu estava um bocado receosa a ler porque pensei que não ia gostar do livro.
O início é mesmo muito lento, se tiverem isto em consideração, este livro é uma leitura fantástica! Mas vamos por partes...

A premissa do livro em si é o folclore no subgénero de lenda pois consiste numa história que é efectivamente histórica mas não completamente verificável, que normalmente é sobre pessoas que existiram ou sobre eventos históricos. Neste caso, o livro pega na lenda de Vlad Tepes como Drácula.
Em termo de curiosidade, um vampiro era folclore até mais ou menos 1890, quando Bran Stoker escreveu o seu livro, tornando-se oficialmente assim numa lenda. Stoker escreveu a sua obra tornando a figura histórica de Vlad Tepes num vampiro mas a sua lenda já existia como monstro e herói.
Contudo, se esperam que seja um livro meramente só sobre vampiros, desenganem-se... é muito mais que isso!

É então uma narrativa lenta mas mesmo muito agradável, quase que me fez lembrar as descrições de livros de "high fantasy" mas na verdade são todos locais reais e mesmo muito bem descritos, de tal forma que parece que estávamos lá mesmo! Posso confirmar pois estive em alguns dos locais descritos e foi mesmo como se voltasse lá, incluindo também várias linhas temporais, o que a autora aproveita para adicionar alguns factos históricos muito bem misturados com o seu enredo.

Tem também algumas semelhanças ao Drácula do Stoker (mesmo sem ter lido, apenas porque tenho o conhecimento que é à base de cartas) contudo levou à autora 10 anos para escrever o livro, tal foi a sua preparação para o mesmo! 
Dito isto, houve algumas descrições ou elementos que eram desnecessários pois a autora não pegou mais naquilo ou então ficamos frustrados porque ela não explora determinado elemento. Mas o que estragou a leitura deste livro para mim, foi mesmo o final.
Não vou dar spoilers mas tenho que referir que o final foi extremamente anti-climático para mim. Depois do desenvolvimento ao longo do livro, de já estarmos completamente envolvidos na história e de apreciarmos todas as viagens... temos um final que ficamos "mas é só isto?". Ou seja, nota-se de facto mesmo muito trabalho e pesquisa da autora mas podia ter ido mesmo muito mais longe pois nem chegou a explorar bem a parte sobrenatural e com aquele fim, acho mesmo o livro incompleto.

Porém, não deixa de ser uma viagem muito boa!

Para quem gosta de fantasia e sobrenatural nos livros, não aconselho muito este livro mas talvez seja mais indicado para quem gosta de ficção histórica ou romances históricos com muitas viagens à mistura.


Review em vídeo: IGTV - The Historian

Audiobook: houve uma parte do livro que ouvi em audiobook (porque havia toda uma cerca que precisava de ser pintada e há que aproveitar todos os bocadinhos, LoL) e aconselho vivamente! Super fácil de acompanhar, com cast de vozes e a densidade do livro acaba por não se sentir.

Nota: obrigada à querida @shadow_frozen que fez uma pequena revisão da minha opinião, com o seu imenso conhecimento.


2 comentários:

Andreia Morais disse...

Não é o meu tipo de leitura, confesso. Ou, melhor, não é o que mais me atrai para descobrir. Mas até fiquei curiosa com alguns aspetos, pena é esse apontamento do final :/

Green disse...

Confesso que nunca ouvi falar.