25 de agosto de 2020

Verity (opinião SEM spoilers)


“What you read will taste so bad at times, you’ll want to spit it out, but you’ll swallow these words and they will become part of you, part of your gut, and you will hurt because of them.”

Depois de ter visto boas reviews dos livros da autora Colleen Hoover, então decidi perguntar aos super-fãs quais seriam os melhores livros dela para eu ter por onde começar, pois ainda não tinha lido nada da autora. Portanto, Verity foi uma dessas escolhas! Este foi o terceiro livro, aconselhado não só pelos super-fãs mas mesmo por muita gente... e consigo perceber perfeitamente o porquê.

Apesar deste livro estar dentro do género de thriller psicológico, inclui também romance. Mas vamos falar sobre a premissa...
A nossa personagem principal, Lowen, é uma escritora e aceita uma proposta de ser co-autora uma saga de livros best-seller da autora Verity Crawford, que não pode acabar a mesma pois está incapacitada devido a doença. Lowen procede então a ler as notas e manuscritos de Verity, encontrando muitos segredos. 

Muito honestamente a premissa que vos digo não faz juz ao livro mas a verdade é que eu não posso dizer muito mais, tendo em consideração os spoilers. Só vos digo que estava a mais ou menos a um terço do livro, tão consumida com teorias sobre o enredo que estava a ser apresentado, que não estava de todo à espera do que daí vinha. Repito: nada me preparava para isso.

Tenho que ser honesta que me custou imenso ler algumas partes. Tive que fazer várias pausas para digerir o que estava a ler. Tal como já tive livros que me deixaram feliz, zangada ou triste... este fez-me sentir fisicamente náuseas. 
Uma coisa é ler certos actos em livros na terceira pessoa ou através de outra personagem, outra coisa é ler na primeira pessoa e principalmente algo que me toca imenso.

Portanto, vocês perguntam muito bem, então o que é que ela achou do livro mesmo? O livro está muito bem escrito. Aliás, dos três que me aconselharam, este é de facto, o melhor. Mas nunca e digo isto sublinhando, nunca mais quero ver este livro à frente. Certas passagens ainda estão na minha cabeça e de cada vez que me lembro do livro começo a sentir enjoos, não por uma história fraca ou por uma escrita inferior, muito pelo contrário... Acho isso uma excelente indicação do quão bom este livro está em termos de embrenhar o leitor num enredo que tão cedo não vai esquecer.

Aconselho este livro, contudo é ponto assente que o livro não é para toda a gente e vou colocar um enormíssimo trigger warning ( para qualquer mãe e incluindo maus tratos infantis ).


Review em vídeo: IGTV - Verity

Audiobook:
tem um narrador diferente para cada perspectiva, o que se torna muito fácil de seguir e o enredo é bastante acessível para este formato.


1 comentário:

Nany disse...

Li o livro em português e confesso que foi num virote. É mesmo pesado, mas ao mesmo tempo viciante.
Não é mesmo fácil de ler, como foi o primeiro que li dessa autora tenho curiosidade de ler mais.
Nany