24 de fevereiro de 2021

Hunger Games series: The Ballad of Songbirds and Snakes (opinião SEM & COM spoilers)

 



(Spoilers estão protegidos aquando visualizado em versão Web mas para conseguirem ver basta selecionarem o texto)

Já se passaram uns quantos dias desde que acabei este livro da Suzanne Collins pois estive a digerir o que pensava dele.

A saga Hunger Games é uma das minhas distopias favoritas, por isso quando este livro saiu estava um pouco apreensiva pois ou ia correr muito bem ou muito mal. Só gostaria de avisar que esta review poderá ter alguns spoilers relativamente à trilogia original de Hunger Games mas não deste livro em particular, se houver algum spoiler estará protegido e basta selecionarem o texto para ver.

Quando me apercebi que seria a história do Presidente Snow, fiquei com as minhas expectativas um pouco mais altas pois é sempre interessante saber o background do vilão. Se bem que neste caso o Snow na minha opinião é um vilão “Hydra” (corta-se a cabeça e nasce outra ou mais no seu lugar), portanto fiquei mesmo curiosa para onde a autora ia levar a história.

A trilogia com Katniss passa-se durante o 74º Hunger Game mas neste livro a acção passa-se no 10º. Ou seja, foi uma parte interessante podermos ver como era Panem, 10 anos depois da grande guerra, onde até mesmo na Capitol as pessoas passam por fome, pobreza e doença.

Aliás a análise da evolução dos Hunger Games foi o que me aliciou na leitura pois quem é que efectivamente quer ver miúdos a assassinarem-se uns aos outros? Como é que a sociedade chega a normalizar isso? Como é que o governo, neste caso a Capitol, consegue “obrigar” todos os outros distritos a participar e a visualizar os jogos? 

Além disto? Pouco mais do livro me interessou para ser perfeitamente honesta. Não é pela ambiguidade de Coriolanus Snow, até porque é completamente natural que o seja. Contudo, nunca me liguei efectivamente à sua personagem, apesar de vermos obviamente a história pelos seus olhos. 

Como já disse várias vezes, eu adoro ler histórias com vilões pois mesmo sabendo o resultado final, acabamos investidos no seu caminho… Só que não senti isso neste livro.

Mais nenhuma personagem é assim memorável na minha opinião, apesar de que pensei que iriamos ter uma explicação sobre Tigris e a sua ligação com a trilogia mas mais uma vez isso não acontece. Vê-mos sim a origem das rosas brancas de Snow e a origem da música Hanging Tree mas além disso…

Achei o livro até um pouco longo para a história que acarta, que na minha modesta opinião é quase nenhuma ou adiciona quase nada ao mundo de Hunger Games. No final da leitura, ter a sensação de que ter lido ou não este livro pois fiquei a saber precisamente o mesmo, não é uma sensação muito boa mas foi efectivamente o que aconteceu. 


Review em vídeo: não se esqueçam de passar pelo Instagram do Reino para verem a review em vídeo.

Audiobook: a história é super fácil de acompanhar, aliás a acção até é bastante lenta e a linguagem acessível, por isso este formato adequa-se perfeitamente.


5 comentários:

" R y k @ r d o " disse...


Decerto que será um livro muito interessante de ler.
.
Abraço poético
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Cat disse...

Fico sempre na dúvida quando, anos depois de uma saga famosa, sai mais um livro. Fico sempre naquela se vale a pena ou se é só para explorar o filão... mas este realmente parece ter uma premissa interessante!

Testejdkx disse...

Olá, não conhecia essa saga, mas parece se interessante pela sua resenha.
Beijos!
https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

ELISABETE disse...

OLÁ! BOA TARDE... VIM FAZER UMA VISITINHA E TE DESEJAR UMA TARDE DE PAZ! ABRAÇOS.

Os devaneios da Tim disse...

Por isso é que estou com receio de ler o livro, só vejo más opiniões :/