24 de novembro de 2021

A Touch of Darkness (opinião SEM spoilers)


 

Numa altura em que não estava com grande cabeça para ler, decidi fazer uma leitura conjunta com a Sara deste livro da Scarlett St. Clair. Tendo em conta que é um livro com a minha mitologia favorita (a mitologia grega, caso não saibam) e sendo um livro com bastante hype na comunidade livrólica, decidi fazer todos uns vlogs de leitura, partilhando assim a minha experiência. 

Vou deixar mais abaixo esses mesmos vlogs mas primeiro vou fazer uma curta opinião pois muito já foi dito nos vlogs. Aliás, se por acaso estiverem indecisos se vão ler este livro ou não, o meu conselho pessoal de amiga é: não leiam, vejam os vlogs que é tempo mais bem gasto, LoL.

Dito isto, acho que já começam a perceber o que achei do livro não é? Eu primeiramente pensava que o livro tinha sido publicado através de uma editora, o que me estava a deixar escandalizada mas depois ao descobrir que foi auto-publicado, só me deixa mesmo impressionada com o facto dos livros terem ido tão longe. Tendo em conta que sendo auto-publicado muito da remuneração vai para a autora mesmo, custou-me bem menos a aceitar o sucesso desta saga.

No início ainda estava aberta a ler a saga, pelo menos para tentar perceber o hype e depois perceber se os livros ficariam melhor ao longo da saga. Decidi que não o iria fazer pois enquanto estava a ler este livro, as minhas teorias e especulações eram melhores do que o enredo que me era apresentado. Muito mau sinal quando isso acontece. 

O livro todo tem uma vibe de 50 Shades of Grey mas com mitologia grega pelo meio. Que nada contra esse tipo de livros mas esperava mais, muito honestamente, principalmente quando via reviews a dizer que o livro era fantástico et cetera. A personagem principal, Persephone, não tem evolução nenhuma; Hades, mal sabemos alguma coisa dele porque ele mal fala coitado; o vilão é super fraquinho. Adicionando o facto de muitas das coisas serem cliché e a autora não ter trazido nada de novo ao mito, o que não tornou a leitura deste livro num suplício foi mesmo o facto de ter sido em leitura conjunta com a Sara. 

A razão pela qual eu leio retellings, principalmente recontos do meu mito favorito Hades e Persephone, porque gosto de ler algo com um cunho pessoal. Uma nova abordagem, uma nova maneira de ver as coisas, um novo twist... Não senti isso neste livro, de todo. Não trouxe nada de novo ao mito, foi apenas uma abordagem cliché e com personagens muito pouco desenvolvidas. 

Assim sem dar spoilers, não consigo dizer muito mais mas não consigo aconselhar mesmo este livro a ninguém quando eu li o "Hades and Persephone: the curse of the golden arrow" que é também self-published, com algumas correcções a fazer mas em termos de abordagem do mito e da mitologia que o emgloba, está muito melhor. 

Portanto, já leram este livro? Concordam com o que eu digo ou nem por isso? Não podemos gostar todos do mesmo, já sabem e eu sendo uma grande fã deste mito se calhar tendo a ser um pouco mais exigente nos livros que me aparecem nas mãos com o tema em questão.

Já agora, conheciam este livro? Estavam indecisos se o iam ler ou não? Já sabem... vejam os vlogs, está tudo lá dito, LoL.


1º vlog (SEM spoilers) - Vlog de leitura de "A Touch of Darkness"




2º vlog (COM spoilers) - I read "A Touch of Darkness", so you don't have to




3º vlog (COM spoilers) - "A Touch of Darkness", our final verdict


P.S. - Mais uma vez, muito obrigada Sara por alinhares nestas minhas maluqueiras e por tornares as nossas leituras conjuntas sempre espectaculares, tanto seja pela rambóia como pela análise brutal que fazes sempre dos livros!  

Sem comentários: