4 de setembro de 2018

Pessoal fitness da treta: a dieta


Tal como já tinha dito no "Pessoal fitness da treta", ando mesmo sem paciência para pessoal que complica desnecessariamente as coisas. Uma delas é a nutrição ou dieta.
Tal como diz o sr. James Smith, para perda de peso é necessário uma dieta défice em calorias. Agora, qual o tipo de dieta?

Podem vender-vos mil e uma dietas mas, posso já dizer-vos que, nenhuma vai ser milagrosa. O que é milagroso é a consistência, persistência e paciência.
Chamo-lhe a dieta dos "ências" (autoria de moi), LoL. Ok, posso estar a gozar um bocado mas é a mais pura das verdades... se vocês forem consistentes na vossa dieta, se persistirem um bocado e terem paciência ao longo do tempo, garanto-vos que irão ter resultados.
Agora se é a dieta dos pontos, Jenny Craig, da água, Keto, do chá, TLC, entre muitas outras... não interessa qual é que escolhem desde que seja algo relativamente fácil de implementarem e manterem no vosso dia-a-dia. Pessoalmente acho que nós até temos um avanço pois a dieta mediterrânea é extremamente saudável e equilibrada (para isso, aconselho-vos a passarem no blog do Tio Heartless).

E traz-me ao cerne deste post... uma coisa que nenhum pessoal fitnesseiro menciona: ler rótulos.
Vocês pensam: pronto, ela pifou de vez e até que podia ser... se eu não tivesse razão!

Devido a ter tido alergias alimentares severas enquanto criança, quando se ia às compras aprendeu-se a ler os rótulos de tudo o que comprava. E há certos hábitos que não se perderam ao longo dos anos, que voltaram agora em força pois o Príncipe começou a comer comidinha a sério. 
O que eu não vejo o pessoal a fazer quando vai às compras é ler rótulos, vão pelo o que o slogan diz ou pela publicidade, em vez de irem ler as letras pequeninas.
Ora portanto, vou criar-vos um desafio: vão aos vossos armários, frigoríficos ou até mesmo da próxima vez que forem às compras, se por acaso virem algo que diga 0% de gordura (normalmente nos iogurtes "magros" isto é tiro e queda) ide ler as letras pequeninas mas leiam sentados, que é para não caírem quando virem a quantidade de açúcar que eles têm comparado a um item normal, LoL.

Portanto, o meu conselho é mesmo lerem os rótulos e terem uma maior consciência do que estão a comprar. Porque o que acontece é que as pessoas compram mercearias "magras" e comem desenfreadas pois: isto é magro por isso não faz mal à dieta e assim não passo fome. Admirando a seguir porque raio é que não conseguem atingir o seu objectivo...


16 comentários:

Anónimo disse...

Concordo inteiramente contigo, estou na luta para perder peso mas quero fazer de forma saudável, gradual e sustentável. A maioria das dietas promove um défice de nutrientes e agua, por isso é que as pessoas perdem peso muito rápido, mas voltam a recuperar todos os kg no final.
Quanto aos rótulos aprendi que nem sempre o que é ''light'' é o melhor, ontem ao ver os valores nutricionais de duas proteínas, uma normal e outra supostamente magra, descobri que a normal tinha muitos menos lípidos e hidratos que a magra. Fiquei meio parva pois não estava mesmo à espera.

All We Need Is... | Facebook | Instagram

Daniela disse...

Concordo absolutamente com tudo o que escreveste. O principal da dieta é mesma a persistência, o não desistir, o foco, e não apenas fazer uma dieta durante x tempo, daquelas com nomes todos xpto.
Eu também costumo ter sempre atenção aos rótulos e até faço outra coisa que é, visualizar o açúcar em cubos. Ou seja, se um produto tem 15gr de açúcar, tem 3 daqueles cubinhos de açúcar (isto se cada cubo tiver 5gr). Assim, ter uma ideia dos cubos de açúcar ajuda-nos a perceber melhor o que são 15gr.
E esses produtos light são os mais assustadores. Conheço o caso de uma pessoa que andou na nutricionista para emagrecer e diz que passou 1 mês praticamente só a comer gelatinas. Obviamente que emagreceu mas, passados uns meses, tinha recuperado todo o peso porque a nutricionista nunca lhe fez uma reeducação alimentar.
Lembro-me de uma altura em que a minha mãe comprou uma gelatinas, com letra grandes a dizer que era light e sem gorduras adicionadas. Qual não foi o meu espanto quando vi que uma inofensiva gelatina de 60gr tinha 15gr de açúcar! Fiquei parva para a vida!

Por isso, sim, é muito importante ler os rótulos e ser sempre persistentes nas nossas dietas. E nunca acreditar que existem dietas milagrosas.

Beijinhos

J* disse...

100% verdade! Eu já apanhei desses sustos com os supostos produtos "magros" mas com quantidades de açúcar assustadoras.
Agora vegetariana é outro passatempo quando vou às compras. Ler rótulos!!!
Aliás ainda na semana passada fiz uma reclamação ao LIDL por vender um wrap com a designação "vegetariano" quando o mesmo no rótulo faz referência a peixe e crustáceos!
Por isso o ideal é ler sempre os rótulos, seja porque for!
https://jusajublog.blogspot.com/

Matilde disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matilde disse...

Badumtsss! Até que enfim alguém que me entenda, demorou mas chegou! A minha amiga e vizinha nutricionista diz o mesmo sobre os rótulos :) não vamos em dietas mas sim em alimentação equilibrada :) e tem resultado :)

https://matildeferreira.co.uk

Andreia Morais disse...

Aprendermos a ler os rótulos é fundamental, até porque evitamos muitos erros - principalmente, o de comprar produtos que não correspondem ao que prometem.
«O que é milagroso é a consistência, persistência e paciência», assino por baixo! Se esse compromisso não existir, os resultados também não surgem

r: Muito, muito obrigada *-*

Ella Morgan disse...

Os rótulos são sempre importantes de ler, afinal, só assim sabemos o que ingerimos, não só a nível alimentar, mas também nutricional!
Concordo a 100% contigo!

Beijinhos,
Ella Morgan
moonlightfelicitydestin.blogspot.com
Já respondi às vossas perguntas! Passa lá no meu cantinho e lê as respostas! ;)

ALINE disse...

Nem me fale de dieta rsrsrs eu sou uma negação vivo burlando o sistema kkk.

http://www.blogsecretplace.com/

Marisa Cavaleiro disse...

Olá
Eu passei a ler rótulos porque passei a ser intolerante a quase tudo, e garanto-te é uma dieta à força, emagreces mesmo porque não podes comer quase nada. Porque tudo te faz mal. E quando comes qualquer coisa fora da dieta passas o dia a correr para a casa de banho que não te apetece nunca mais transgredir da dieta.
xoxo

marisasclosetblog.com

Princess Cat disse...

Eu sou daquelas que é preciso comer é com moderação e ter um estilo de vida saudável. Isso é muito mais importante que perder peso.

R. Eu leio com kobo.Não gosto por ser a preto e branco e as capas ficam estranhas.

Love Adventure Happiness disse...

Tu já viste a quantidade de açúcar nos iogurtes para crianças??? E dos leites em pó? primeiro ingrediente lactose se for leite sem lactose é maltodextrina... Choca-me! E sim o pessoal acha que ser magro ou light ou mais saudável é carta branca para comer à larga....

Adoro os vídeos dele, adorei aquele de se jantares tarde e tomares o pequeno almoço cedo emagreces e ele passa-se!

Sandra Black disse...

É bem verdade. Quando comecei a ler rótulos ia caindo de cu ao chão quando vi as porcarias que os ditos produtos light tinham...
Não são eles que fazem a diferença, até podemos comer de tudo, mas de maneira equilibrada e com juízo.

Unknown disse...

E nem tudo o que é magro é bom! Por vezes cortam na gordura para compensar no Açúcar. Em consequência disso vêm os diabetes e outros problemas de saúde. O melhor é mesmo comer com moderação e equilíbrio, pois tal como bem referes, a dieta mediterrânea é altamente balançada e saudável!

Beijinhos ^^,

Miss DeBlogger

Maria do Mundo disse...

Leio sempre os rótulos.

Marisa Luna disse...

Olá querida!!

Concordo com os teus "ências". É isso mesmo que faz a diferença nas dietas. Já perdi peso 2 vezes e usei dietas diferentes. Resultou porque me foquei, me mantive agarrada ao objetivo. Assim que me desviei, voltei a engordar.
Beijoquinhas

Matilde disse...

Odeio dietas :P
Faco uma alimentacao equilibrada e desde que passei a ouvir o meu organismo, tenho me sentido muito melhor ;) Quando digo ouvir, é estar atenta aos alimentos que me fazem mal ou bem, e sim desde que deixei de comer certos alimentos, sinto-me muito melhor :)
PS: adorei a hora a que o post foi publicado, costumo dizer que tem tudo para correr bem :)