Estive nestes últimos tempos a fazer um pouco de matemática. Já faz 7 anos que entrei para a universidade, faz 2 anos que fui finalista… Assusta-me um bocado estes números pois parece que foi ontem que estive a queimar as fitas! Parece que foi ontem que estava de coração dividido porque estava na hora de deixar os livros de lado e de começar uma nova aventura.
A nostalgia é lixada! Ainda me lembro que na altura o que me custou mais foi definitivamente pendurar a minha capa, que já devia pesar uns bons 20 quilos com tanto emblema e penduricalho, no entanto, cada pedacinho representa um bocadinho da minha vida académica.
Recordo-me perfeitamente o que senti na minha missa de Bênção das Pastas: todo o stress do meu percurso académico, todo o cansaço de 4 anos com muitas pestanas queimadas (neste caso brancas), as guerrinhas, a amizade que senti pelo caminho, ser praxada e praxar, as gargalhadas até chorar, os ataques raivosos de choro, a falta de paciência, as bebedeiras, as ressacas, as pessoas que deixei para trás e as pessoas que fui encontrando, os abraços que seguraram os pedaços, toda a mesquinhez, os trabalhos feitos à última hora e os exames feitos que só Deus sabe como… É um verdadeiro turbilhão de emoções quando, finalmente, te apercebes que sim, vai mesmo acabar.
Agora são os meus caloiros que vão queimar as fitas, já foi tempo de passar o testemunho… É nestas alturas em que nos deparamos que o tempo passa demasiado rápido e que estamos, inevitavelmente, velhos caquécticos. Ainda há uns tempos eram um grupo de miúdos assustados que choravam quando alguém lhes perguntava o nome ou tremiam quando um trajado passava por eles mas agora já são crescidos e têm o coração dividido tal como eu tinha.
Será um orgulho ver-vos finalizar esta etapa da vossa vida e, em especial, uma honra partilhar este momento com a minha afilhada!