25 de fevereiro de 2023

Livros para me chatear


Não sei se isto é uma particularidade da soberana deste Reino mas eu tenho livros nas minhas estantes e na minha TBR que eu tendo a "adiar". E vocês perguntam, adiar como assim? Nãi é bem, bem evitar esses livros. É mais "eu sei que me vou chatear ou ficar fula, por isso vou deixar para um dia mais apropriado".

Ou seja, quero muito ler esses livros mas eu sei que vai significar mergulhar no lado negro da humanidade ou deparar-me com assuntos difíceis.

Vou dar alguns exemplos. Como o "1984" ou o "Animal Farm" de George Orwell. Ou de Margaret Atwood, o "The Handmaid's Tale". De Art Spiegelman, o "Maus". Também o livro "Invisible Women" da Caroline Criado-Perez. De Laurent Binet, o "HHhH". Mais o "Night", de Elie Wiesel. E devo ter mais mas assim de repente, são estes que estão na minha mente. 

A literatura é para entreter sim mas também serve muitas das vezes para começar discussões, debater assuntos importantes ou até mesmo para nos deixar desconfortáveis aquando deparados com as injustiças do mundo. 

Vocês também têm livros assim? Quais são?

18 de fevereiro de 2023

Meditations (opinião SEM spoilers)

 


Definitivamente, a primeira coisa que quero dizer, é que este livro é para se ler, é para se ir lendo!

São anotações e pensamentos de Marcus Aurelius, que para quem não sabe, foi um grande imperador romano e considerado ter sido um grande líder.  Ele pertencia à casta filosófica Estoicismo (Stoicism) e estas anotações nasceram por Marcus Aurelius  praticar todas as noites exercícios espirituais, no sentido de se manter humilde, paciente, empático, generoso e mentalmente robusto... Daí, por serem notas, mais para si que propriamente para uma audiência, este livro se torna um pouco mais críptico do que uma leitura "normal". 

Contudo e porém, foi uma leitura excelente! Acabei por sublinhar imensas passagens e outras tantas que me fizeram pensar. Gostei mesmo muito de ter conhecido este livro... deixou-me curiosa para outras filosofias. Isto porque, acabei por me identificar com imensa coisa desta vertente. Ou será que uma pessoa com algum distúrbio de ansiedade beneficia do Estoicismo? Provavelmente... Por isso, se alguma vez quiserem um livro para ir lendo, para vos fazer pensar e quiçá vos lançar numa análise de vocês mesmos, aconselho vivamente este livro! 

 🔖 "People try to get away from it all... to the country, to the beach, to the mountains.  You always wish that you could too. Which is idiotic: you can get away from it anytime you like by going within. Nowhere you can go is more peaceful... more free of interruptions... than your own soul."

 🔖 "To stand up straight... Not straightened."

 🔖 "Your ability to control your thoughts... treat it with respect. It's all that protects your mind from false perceptions... false to your nature, and that of all rational beings. It's what makes thoughtfulness possible, and affection for other people, and submission to the divine."

 🔖 "You have power over your mind - not outside events. Realize this, and you will find strength."


14 de fevereiro de 2023

Floral Melancholy


Ai pensavam que os posts de gabarolice tinham acabado? Ora aqui vai mais um!




Lembram-se de eu vos dizer que tinha pessoas maravilhosas na minha vida que alimentam as minhas mais variadas pancas? Pois... e estes miminhos oferecidos pela minha maravilhosa Sara, são precisamente isso!

Eu amei logo de imediato o bookmark, a peça circular é um espelho de bolso que foi logo automaticamente para a minha carteira! 

E depois faleci de amores pelas duas prints... cada uma a mais linda! Eu bem digo que preciso de mais espaço para colocar todas as coisas alusivas a mitologia grega e à minha paixão pelo floral melancholy... e eu estou perturbada com isso? Claro que não! Eu adoro!

Vocês têm algum tema favorito que se nota logo na vossa decoração? 

11 de fevereiro de 2023

The Queen of the Underworld



 

Quando os nossos amigos nos conhecem bem, oferecem-nos prendas que nos deixam com o queixo no chão! Foi precisamente o que aconteceu quando abri estas prendinhas da fantástica @aoutramafalda. 

Apesar da ilustração ser alusiva a Lady of Baza, uma divindade de Espanha, tinha só demasiados elementos semelhantes a Persephone (uma deusa que eu tenho um imenso fascínio) e por isso a Mafalda achou que o quadro tinha que vir parar às minhas mãos. E claro, achei líndissimo! Só me apercebi que era uma outra divindade quando li a nota dela, LoL.

Além disso, ela quis também ofereceu-me aquele pin lindo, lindo, lindo... que eu por acaso já tinha visto e até tinha guardado nos favoritos!

Também têm pessoas na vossa vida que alimentam as vossas pancas? É que eu mal tenho espaço para mais coisas de mitologia grega e nunca fui tão feliz por isso!

7 de fevereiro de 2023

Que o nosso Senhor da Cereja nos proteja!


Ora aqui está outra prenda que me fez rir imenso! Este azulejo alusivo à série Pôr-do-Sol que me fez rir imenso, foi oferecido pela querida Catarina. Tenho que admitir que digo esta citação mais vezes do que são apropriadas, LoL.

Também na fotografia, tenho uma das prendinhas da linda @thedailymiacis que me ofereceu umas bases para copos, que eu simplesmente adorei, feitas por ela em forma de gatinhos. 

Eu sei que se diz isto muitas vezes e já acabou por ser um pouco cliché mas é a mais pura das realidades... Eu agradeço imenso as pessoas maravilhosas que eu encontrei nesta comunidade livrólica e com quem acabei por criar amizades tão fortes. #omelhordoslivrossãoaspessoas

Vocês já viram a série Pôr-do-Sol? E vocês gostam de oferecer prendas feitas à mão por vocês?