17 de dezembro de 2022

Eleanor Oliphant Is Completely Fine (opinião SEM spoilers)

 


Ora bem, eu percebo as mixed reviews deste livro da autora Gail Honeyman, pois acredito que não seja para toda a gente. É um livro estilo slice of life, com um sentido de humor muito próprio e um bocadinho de mistério. Contudo, o que adorei mesmo foi a retratação a nível psicológico...

Acho incrível a forma tão acessível de como a autora fala sobre a negação, no segurar da rotina pelas pontinhas dos dedos, o declínio e depois os passinhos de bebé da cura... mas o que gostei foi mesmo a mensagem de que por vezes basta uma voz amiga para fazer toda a diferença e que, por mais que a gente queira, não somos uma ilha.

Adorei o mini plot twist no final! Quando pensamos que já sabemos tudo da personagem, a autora lança-nos um pedaço de informação que nos faz reavaliar quase o livro todo. Gostei bastante.

Porém, no final mesmo, sentia-me a ficar desiludida com o final do livro mas rapidamente abandonei tal sentimento pois é perfeito para a mensagem do livro. Com um bocadinho de mistério, incerteza mas ao mesmo tempo, esperança.

Na minha modesta opinião, existem muito livros que têm hype desnecessariamente pela comunidade do BookMedia fora, mas este? Devia ter bem mais. Pode não ser um "best book ever" mas é uma excelente leitura!

E vocês, já leram este livro? 


P.S. - Por acaso, ouviram por acaso o audiobook? Adoraram o sotaquezinho escocês? 


10 de dezembro de 2022

Carrie Soto Is Back (opinião SEM spoilers)

 


Quando acabei este livro, quase ia atirando o kindle à parede... esta mulher é mesmo um demónio a escrever!

Quase não tenho palavras... apesar de ser um livro com um tema que sei muito pouco ou quase nada, temos uma jogadora de ténis com uma personalidade muito específica, que passa por toda uma viagem. 

Aprendemos com ela que nos podemos dedicar a algo, simplesmente pelo amor e pela diversão. Não temos nada a provar a ninguém. Apenas a nós próprios, que somos humanos e não infalíveis. 

Para quem está a pensar em ler este livro (isto vindo de quem já leu tudo o que Taylor Jenkins Reid tem para oferecer, de momento), na minha opinião, não está ao nível do Daisy Jones ou da Evelyn Hugo mas não deixa de ser um livro fantástico, com um enredo de me deixou na pontinha da cadeira. Enquanto nos outros a autora dissecava emoções e a condição humana, acho que este livro se focou mais numa mensagem.

Eu já disse e volto a dizer, desta autora eu leio até a lista de compras dela. Prova disso é que acabei de ler um livro sobre ténis, um desporto que percebo bola (pun intended), relativamente técnico e mesmo assim, cheguei ao final a querer saber mais!

E vocês, já leram este livro? Ou já leram algo da autora?

 

2 de dezembro de 2022

Jane Eyre (opinião SEM spoilers)



Apesar de pelo menos metade do livro ter estado a ler com aquela atitude de "vamos lá ver o que vai acontecer", a verdade é que a certo ponto não consegui largar o livro da autora Charlotte Bronte e não descansei enquanto não o acabei.

Vamos começar com o que gostei deste clássico… Adorei a voz da personagem principal! Estava eu à espera, de um livro de 1847, que a personagem principal feminina fosse uma coitadinha (que vocês sabem o quão alérgica eu sou a personagens assim) e, na verdade, Jane Eyre sofre de tudo menos de “coitadice aguda”. A autora conseguiu que a personagem fosse desafiadora, impetuosa e até um pouco ousada mas também aliada a grandes valores e humildade.

No início, apesar de a história se desenrolar talvez um pouco devagar, tem aquele mistério com aquela pitadinha de terror gótico. O que alicia o leitor a querer saber mais e avançar na história. Quando damos por ela, estamos completamente embrulhados no drama de faca e alguidar! Que, muito honestamente, já tinha saudades. Gosto de vez em quando ler clássicos que tenham precisamente isso, vidas dramáticas, amores impossíveis e intrigas catastróficas.

O que é que eu não gostei? Não gostei de nenhuma das personagens masculinas. Vocês sabem… Aquelas. Não quero dizer nomes nem dizer muito mais devido a spoilers para quem ainda vai ler este livro mas basicamente a Jane Eyre, a personagem, foi de mal para pior em termos afectivos. Quando eu pensava que ela podia encontrar qualquer coisinha melhor, ela vai e encontra algo bem mas bem pior, que me faz pensar “Ah, o outro afinal não é assim tão mau.” Não sei se foi esse o propósito da autora, LoL. No entanto, o interessante é ver como com estes relacionamentos, podem ainda ser revistos nos dias de hoje.

Resumidamente, com este livro com descrições lindíssimas mas não fastidiosas, seguimos a vida de Jane Eyre desde a sua infância complicada até à sua vida adulta com muitas aventuras pelo meio. Se esperam um clássico cheio de pó e mofo deste livro? Desenganem-se!

Muito obrigada @barbara_castro_lima  por me teres não só oferecido este clássico maravilhoso, como esta edição lindíssima!

Já leram este livro? Se ainda não leram, do que é que estão à espera?