30 de maio de 2019

The Book Swap 2019


Em primeiro lugar, espero que tenham gostado do The Book Swap! Muito obrigada a todos os que participaram, partilharam, gostaram, comentaram, tudo, LoL. E, em segundo lugar, tal como prometi, este é o hiper-mega post com todos os vossos posts, para vocês poderem ver o que cada um recebeu e tornar isto uma grande discussão sobre livros!

E que tal irem fazer uma visitinha a cada um dos participantes? Acho que vão adorar descobrir cantinhos novos... E agora que vos mostrei os posts de toda a gente, tenho uma perguntinha para vocês: acham que deva organizar um The Book Swap para o próximo ano?!

P.S. - não tem nenhuma ordem em específico, foi literalmente conforme o pessoal me foi mandando os links para o mail.

28 de maio de 2019

O meu querido blog


Ao longo destes (quase-quase 10 anos de blogosfera), quem me segue há algum tempo sabe o quanto eu gosto de escrever. Aliás, quando me comecei a sentir melhor dos baby blues foi precisamente isso que senti falta: do meu Reinozinho. 

Depois na pura da loucura criei uma conta no Instagram para, tal como a página no Facebook, chegar a mais gente. Já disse várias vezes nas stories no Instagram, que tenho imensa pena de não ter começado há mais tempo! Torna mesmo a relação com os meus queridos súbditos mais íntima e até mesmo pessoal que me segue há imenso tempo, que não comentava o blog pois era assim uma plataforma mais formal mas que se sente à vontade em o fazer no Instagram
Em seguida, começaram os vídeos... que eu muito honestamente nunca pensei que fosse para mim pois o Youtube em si era pesadelo para a minha pessoa, contudo, a verdade é que o formato informal da IGTV enquadra-se perfeitamente na minha personalidade! 

Portanto, recentemente, estive com a dúvida existencial de usar o canal de Youtube do Reino para alguns dos vídeos... Perguntei-vos a vocês seguidores, o que achavam. 
Adorei todo o feedback mas neste caso apliquei uma técnica que se aplica no meu trabalho, que é a técnica da "balcony view" (a vista da varanda). Quando a situação se está a tornar stressante ou estou a sentir ansiedade, dou um passo atrás e olho para a situação com outra perspectiva.

O blog sempre foi algo que me deu prazer, escrever sempre foi catártico para mim (daí este post)... O Instagram veio juntar toda uma nova alegria! Então porque sinto ansiedade relacionada com o Youtube. Talvez porque é um formato mais formal, para o qual não esteja preparada e por ser algo que tenha que dividir mais a minha atenção... Isto não é o meu emprego, já para não falar que tenho ainda a minha vida familiar. Por isso, por amor ao meu blog e à minha sanidade mental, não vou incluir os vídeos do Youtube de momento.
Não estou a dizer que nunca o farei mas não de momento...

Muito obrigada a quem me segue, uns há mais outros há menos tempo, mas todos importantes... Pois sem vocês, isto era basicamente pregar para os peixes, LoL.

26 de maio de 2019

Sala de Cinema: A League of Their Own




Este filme é baseado em na história real da All-American Girls Baseball League e vocês já sabem que eu adoro tudo que seja baseado em factos reais.
Esta liga começou em 1943 como que financiar os homens na guerra e apesar de as mulheres terem "voltado para a cozinha" quando os homens regressaram da guerra, algumas continuaram a jogar até 1954 e só em 1988 é que receberam a menção honrosa no Baseball Hall of Fame.

O filme estreou em 1992 e é simplesmente um manifesto feminista fantástico. Mas não é o ponto principal deste filme... O enredo vai em volta duas jogadoras que são irmãs, que foram recrutadas pela personagem mais brutal do filme, LoL. 
Gostaria de dizer que vocês vão ver este filme e vão reconhecer muitas caras, agora extremamente conhecidas. Geena Davis, Tom Hanks, Jon Lovitz, Madonna (sim ela entra neste filme com um papel fantástico), Rosie O'Donnel e muitos mais. 

Então o filme retrata o início desta Liga, em que eram recrutadas pelo seu talento no baseball mas também por serem bonitas pois tinham que atrair multidões, senão não havia fundos. Achei que o facto de ter sido uma mulher, Penny Marshall, a realizar este filme demonstra perfeitamente a incerteza destas mulheres de considerarem desporto profissional como profissão. Então é interessante ver esta ambivalência entre a tradição e a emancipação da mulher.

Este é um daqueles filmes que adoro rever e é um excelente lembrete de como as coisas evoluíram em apenas um par de décadas mas que ainda há muito mais para evoluir!

Vocês conheciam este filme? Já viram ou ficaram interessados em ver? Sabiam que a Madonna tinha entrado em filmes?

24 de maio de 2019

Dia Mundial do Livro, parte 2

Houve uma surpresa relativamente ao The Book Swap... Vejam o vídeo e vão perceber o que é!



Daqui a uns dias sairá o hiper-mega post com todos os posts, vídeos e fotos do The Book Swap... estão prontos?

22 de maio de 2019

Mistborn series: The Final Empire (opinião SEM spoilers)


"Reen had always told her that a girl needed to be tough - tougher, even, than a man - if she wanted to survive."

Este é o primeiro livro da saga Mistborn escrito pelo Brandon Sanderson. Tenho que mencionar que este é o meu primeiro livro que li em 2019... e só me apercebi do porquê de estar a demorar tanto tempo a ler depois, LoL. Para perceberem o que eu quero dizer basta verem o vídeo da minha book review

Relativamente ao livro em si, é simplesmente muito bem escrito. É fantasia, passado numa era tipo feudal, com um sistema de magia complexo mas extremamente consistente ao longo do livro. A escrita do autor está tão boa que ao se ir lendo o livro vamo-nos mergulhando num novo mundo, explicando governo, política, hierarquias sociais, preconceitos e muito mais!
A magia introduzida neste livro chama-se Allomancy, que é basicamente a capacidade de "queimar" certos metais, no nosso corpo, para dar poderes. Como por exemplo, melhorar os nossos sentidos, curar mais depressa, alterar os sentimentos e emoções de outras pessoas, etc. Mas obviamente isso requer treino... E o treino é requerido para o maior heist da história daquela terra, que é onde a nossa personagem principal está envolvida.

Adoro a interacção das personagens! Quando a personagem principal é feminina, autores tendem a dar-lhe um diálogo mais condescendente mas este não. Aliás acho que me apaixonei de facto de como esta personagem evoluiu... sabes já sabem que odeio personagens femininas coitadinhas. No início ainda pensei que ia ser esse o caso mas não, apenas a personagem passou por muitos traumas e isso reflecte-se na sua descrição.

Contudo, (e é aqui que a @thephoenixflight está a revirar os olhos porque eu fui logo chateá-la com isto) eu fiquei desiludida pelo facto do romance não estar elaborado no final do livro. Eu não estou a dizer que é preciso romance em todos os santos livros mas se o autor vai pegar nesse elemento, então há que fazer um bom trabalho e talvez tenha ficado tão irada porque o livro está tão bem escrito, o enredo tão envolvente, que uma pessoa esperava mais. Aliás, eu fiquei tão fula que dei 3 estrelas a este livro no Goodreads mas vou mudar a classificação agora que já me acalmei um bocado, LoL.

Vocês já leram este livro ou algum deste autor? Ficaram curiosos para ler este livro ou fantasia não é bem o vosso género?


Review em vídeo: IGTV - The Final Empire

20 de maio de 2019

Learn to swim



Some say the end is near.
Some say we'll see Armageddon soon.
Certainly hope we will.
I sure could use a vacation from this bullshit three-ring circus sideshow of freaks.

Here in this hopeless fucking hole we call L.A.
The only way to fix it is to flush it all away.
Any fucking time. Any fucking day.
Learn to swim, see you down in Arizona Bay.

Fret for your figure
And fret for your latte
And fret for your lawsuit
And fret for your hairpiece
And fret for your Prozac
And fret for your pilot
And fret for your contract
And fret for your car.

It's a bullshit three-ring circus sideshow of freaks.

Here in this hopeless fucking hole we call L.A.
The only way to fix it is to flush it all away.
Any fucking time. Any fucking day.
Learn to swim, see you down in Arizona Bay.

Some say a comet will fall from the sky.
Followed by meteor showers and tidal waves.
Followed by fault lines that cannot sit still.
Followed by millions of dumbfounded dip shits.

And some say the end is near.
Some say we'll see Armageddon soon.
Certainly hope we will
I sure could use a vacation from this stupid shit, silly shit, stupid shit.

One great big festering neon distraction,
I've a suggestion to keep you all occupied.

Learn to swim.
Learn to swim.
Learn to swim.

Mom's gonna fix it all soon.
Mom's comin' 'round to put it back the way it ought to be.

Learn to swim.

Fuck L Ron Hubbard
And fuck all his clones.
Fuck all these gun-toting
Hip gangster wannabes.

Learn to swim. 

Fuck retro anything.
Fuck your tattoos.
Fuck all you junkies
And fuck your short memory.

Learn to swim.

Fuck smiley glad-hands
With hidden agendas.
Fuck these dysfunctional
Insecure actresses.

Learn to swim. 

'Cause I'm praying for rain
I'm praying for tidal waves
I wanna see the ground give way.
I wanna watch it all go down.

Mom, please flush it all away.
I wanna see it go right in and down.
I wanna watch it go right in.
Watch you flush it all away.

Time to bring it down again.
Don't just call me pessimist.
Try and read between the lines.
And I can't imagine why you wouldn't welcome any change, my friend.

I wanna see it all come down.
Bring it down
Suck it down.
Flush it down.

Nota: Já vos tinha dito que sou grande fã de Tool? Aliás tudo o que o Maynard toca é perfeito, LoL. Esta música é exemplo disso mesmo... o que acham? Gostam ou não é bem o vosso género?

18 de maio de 2019

The London Tour: Holland Park (Kyoto Garden)

Vamos variar e neste post quero mostrar-vos um dos meus parques favoritos de toda Londres!


O Holland Park fica numa zona toda chique, que se vocês quiserem explorar e tirar fotografias é brutal mas quero é falar-vos deste parque maravilhoso e enorme. Fazem concertos e espectáculos, além de outros eventos, já para não falar de que quando está calor, há imensa gente nos seus relvados a fazer piqueniques ou simplesmente estendidos a fazer fotossíntese.


Este parque tem de tudo! Tem uma zona que parece saída da era Victoriana, uma zona que na primavera parece um mar de tulipas (Holland Park, get it?), tem imensos esquilos e alguns pavões soltos que fazem as maravilhas do pessoal a tirar fotos.


Mas a jóia deste parque é mesmo o Kyoto Garden, um jardim japonês, que parece tão deslocado no meio de um parque mas é simplesmente maravilhoso. As fotos não lhe fazem justiça, têm mesmo que visitar!

Conheciam este parque? Ficaram curiosos?


Holland Park - estação Holland Park

Post anterior: The London Tour - Natural History Museum & Science Museum.

16 de maio de 2019

The Umbrella Academy


Esta série foi assim um turbilhão de sentimentos, em primeiro lugar, para quem me segue há mais tempo sabe que eu adoro o género dos X-Men, pessoal com poderes e afins. Em segundo lugar, foi escrito pelo vocalista dos My Chemical Romance, Gerard Way e tem ainda a Helen Page! Nem podia acreditar! 
Portanto, esta série é isso mesmo, pessoal específico com certos poderes (ao todo 43 no mundo todo) que 7 foram criados juntos por um milionário excêntrico e que depois da morte dele os volta a juntar... 
Para quem está à espera de montes de cenas de acção como as séries da Marvel na Netflix, está bem enganadinho. Esta série não é nada assim... ou seja, torna-se uma série mais lenta no desenrolar da história, contudo isso deixa-nos bastante tempo para conhecermos o lado de cada elemento e os seus dramas, o que achei brutal!
Adorei esta série, cada episódio respondia a perguntas e deixava-nos com mais, LoL. Adorei a componente imensa de time travel, dos poderes e como mesmo num mundo fantástico nos podemos relacionar com as personagens, o que muitas vezes falha neste tipo de séries.

Em suma, gostei mesmo muito! Se gostam de cenas de super-heróis, um enredo com segredos, dramas mas não atulhado de acção, esta série é para vocês. E vocês, já viram? O que acharam?

12 de maio de 2019

Eu sou Vegan porque é fixe...



Antes de sequer começar este post quero deixar bem claro que esta é a minha opinião pessoal, se por acaso não concordam com o que vou dizer, tudo bem... Se toda a gente concordasse comigo, eu já tinha resolvido esta macacada chamada  de Brexit.
Portanto, o post de hoje é sobre o veganismo e o que penso sobre isso. Se bem que devia incluir o vegetarianismo na mesma categoria pois têm a mesma filosofia mas na essência prática, o veganismo é mais extremo e por isso vou focar-me nele.

Para quem não sabe, o veganismo autointitula-se de filosofia de vida (digo auto-intitula-se pois dizem que o vegetarianismo é uma escolha dietética mas eles são uma filosofia) que procuram excluir na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e crueldade com os animais, para alimentação, vestuário ou qualquer outra coisa e por extensão promove uso de alternativas livres de abuso animal e ambiental.
Soa espectacular mas na prática é uma restrição alimentar bastante severa, não consomem produtos animais e de origem animal: carne, peixe, lacticínios, ovos, mel... Enquanto que os vegetarianos apenas não consomem produtos animais (carne e peixe), por isso podem logo aqui ver que o veganismo é uma dieta mais rígida.

Ora bem, eu sou totalmente de acordo com os ideais. Acho que os princípios éticos são de louvar, além ainda a importância que dão à sustentabilidade.
Contudo! E é aqui que o pessoal pode não gostar...

Eu não concordo com as restrições dietéticas, assim à maluca.

Eu como enfermeira, eu como profissional de saúde, não posso compactuar com isto. Tento sempre respeitar as decisões dos outros mas no que toca à saúde, não percebo como podem escolher esta restrição alimentar só por causa dos ideais ou porque é moda. Sim, porque por mais que me digam que a The Vegan Society foi criada em 1944, só no espaço de 5 anos é que se viu o número de praticantes/seguidores a aumentar num pico extremo, devido às redes sociais e aos "influencers".

Quero deixar bem claro que o vegetarianismo e o veganismo têm os seus benefícios em termos dietéticos... para pessoal que precisa ou pessoal que se informa!
Pessoas com doenças cardiovasculares severas, com tensão muito alta, diabetes, com alguns tipos de cancro e algum tipo de hipo ou hipertiroidismo. Mas para pessoal que não tem nada disto e decidiu só porque sim, seguir este regime dietético sem acompanhamento, é normal depois haver falhas de vitaminas e minerais essenciais, acabam por adoecer mais vezes, ou seja, se não houver equilíbrio e diversidade na dieta, o nosso corpo não vai receber os nutrientes que necessita, o que pode resultar em carências de ordem física, mental ou psicológica.

Eu gosto genuinamente da comida vegetariana/vegan pois é super saborosa mas nunca vou descuidar a carne, peixe e produtos de origem animal pois acho que tudo isto é necessário para o nosso corpo. Mas essa é a minha visão.

Contudo, principalmente, adolescentes e crianças que são mais influenciáveis, vêem o pessoal influencer (estão a ver de onde vem o nome?) vegan ou vegetariano a fazer a sua vidinha e até pensam que são saudáveis pois são magros (sim, é essa a lógica), são capazes de tomar um complemento ou outro mas promovem esse estilo de vida... Só que depois tem o que seria de esperar, esse mesmo pessoal influencer, deixou de ser vegan ou vegetariano pois o organismo ficou debilitado. Ficaram com problemas de digestão, depressão, cansaço, falta de energia, etc.
Mais uma vez, está nas mãos de cada um decidir o que quer fazer e sou muito de "live and let live" mas quero que vocês tenham a consciência das vossas escolhas! Eu compreendo que querem seguir a filosofia e os ideais mas há outras maneiras com certeza, de o fazerem do que denegrirem a vossa saúde e não serem tão extremistas.

E vocês o que acham deste novo movimento? Conseguiriam fazer estas restrições?

P.S. - queria agradecer à @tilym77 pelos links e por me ter incentivado a escrever sobre o tema e à @joanaperez por ter sido a primeira prova de fogo do post!

10 de maio de 2019

Make-up Express

Para os mais desatentos... Depois de uma seguidora ter sugerido mostrar a minha rotina de maquilhagem, decidi mostrar-vos em não um mas dois vídeos, no Instagram do Reino, a minha maquilhagem express que eu faço em 5 minutos todos os dias mas que os vídeos ficaram super longos porque eu não me calava, LoL.


Eu já mencionei aqui no Reino, o que uso ou deixo de usar relativamente a maquilhagem mas realmente assim em vídeo é diferente... O que acharam?


8 de maio de 2019

Sala de cinema: The Shawshank Redemption


Com certeza toda a gente vai concordar comigo e dizer que The Shawshank Redemption tem, não só um lugar cativo nos clássicos, como é simplesmente um dos grandes filmes de sempre! Saiu em 1994 com um muito jovem Morgan Freeman e não sei se vocês têm essa consciência mas este filme é baseado num livro do grande Stephen King.

Normalmente dizem sempre que o livro é sempre melhor por isso se o filme está brutal, agora imaginem o livro... Antes que pensem nisso, este filme não é de terror mas sim um filme sobre amizade, esperança, preserverança, sabedoria, com plot twists e muito, muito mais!

Então o filme acompanha a jornada de um contabilista Andy Dufresne, que depois de um crime de paixão foi para a Prisão Shawshank para o resto da sua vida. E o que começa com uma personagem inocente, rapidamente demonstra não só uma capacidade imensa de sobreviver na prisão como organizar a sua fuga que é o grande plot twist.

Li uma vez uma frase que descreve perfeitamente o sentimento por este filme: "If you don't love Shawshank, chances are you're beyond redemption."

E vocês, já viram? O que acham deste clássico? 

4 de maio de 2019

The Day of the Geeks


Eu, simplesmente, adoro este dia! Não necessariamente por ser hiper-mega de Star Wars (também, né) mas porque os geeks apoderaram-se deste dia para celebrar a sua geekness.
Seja filmes, seja livros, seja séries, seja anime, seja manga, até que seja jogos... neste dia juntamo-nos todos e celebramos, seja qual for a nossa fandom!

Por isso, neste May the Fourth, embrace your geekness, LoL. 

E a vocês, o que diz este dia?

2 de maio de 2019

We're screaming like demons, swinging from the ceiling!


Well it's midnight, damn right, we're wound up too tight
I've got a fist full of whiskey, the bottle just bit me

That shit makes me bat shit crazy
We've got no fear, no doubt, all in balls out

We're going off tonight
To kick out every light
Take anything we want
Drink everything in sight
We're going 'til the world stops turning
While we burn it to the ground at night

We're screaming like demons, swinging from the ceiling
I got a fist full of fifties, tequila just hit me

We got no class, no taste, no shirt, and shit faced
We got it lined up, shot down, firing back straight crown

We're going off tonight
To kick out every light
Take anything we want
Drink everything in sight
We're going 'til the world stops turning
While we burn it to the ground at night

Ticking like a time bomb, drinking 'til the night's gone
Well get your hands off of this glass, last call my ass
Well no chain, no lock, and this train won't stop
We got no fear, no doubt, all in balls out

We're going off tonight
To kick out every light
Take anything we want
Drink everything in sight
We're going 'til the world stops turning
While we burn it to the ground at night

We're going off tonight
To kick out every light
Take anything we want
Drink everything in sight
We're going 'til the world stops turning
While we burn it to the ground at night


Nota: gostava de vos dizer que descobri esta música no meio duma playlist da Amazon Music e quando estava  ouvir pensei "epá mas que música altamente, quem é que canta isto?". Para qual o meu espanto que é Nickelback e agora sinto-me suja por gostar de uma música deles, LoL. Bem, paciência, fica o meu guilty pleasure...