28 de abril de 2019

Os pais perfeitos


De vez em quando lá aparece uma pessoa com quem tenho que ter a conversa dos "pais perfeitos"... A última vez foi com uma colega minha que estava grávida e estava a criticar outra colega que já tem duas meninas. E qual é a conversa dos "pais perfeitos" perguntam vocês? É aquela conversa em que explico que os pais perfeitos são aquelas pessoas que não têm filhos!
Isto é tudo muito bonito quando alguém diz:
  • "Os meus filhos nunca vão fazer birras na rua ou em público." - sim, sim, fia-te na virgem e não corras!
  • "Não vou fazer a primeira festa de aniversário... para quê, eles não se lembram!" - boa sorte, LoL.
  • "Eu nunca vou estar ao telemóvel enquanto estiver com o meu filho." - fazes muito bem... horas e horas de diversão!
  • "Os meus filhos não vão ver TV ou tablet."
  • "Eu nunca vou dizer às outras pessoas que não têm filhos, que elas não sabem o que é cansaço... Eu não vou estar mais cansada do que estou agora!" - eu com esta quase que tive um ataque de asma de tanto rir!
  • "Eu não vou entupir o meu instagram ou facebook com fotos do meu filho..." - pois não, vais entupir o chat group, LoL.
  • "Eu não vou gritar com os meus filhos quando eles estão a fazer uma birra, vou explicar sempre tudo com calma." - oh teach me sensei.
  • "Eu vou continuar pontual quando tiver filhos."
  • "Eu não vou levar os meus filhos a um restaurante enquanto são pequenos... é extremamente rude." - enclausurados em casa é que é! 
  • E muito, muito mais...
Não existem pais perfeitos pois, infelizmente, as crianças não vêm com um manual de instruções. Umas coisas podem resultar para uns mas para outros pode ser o fim do mundo... Não há pais perfeitos, há é pais que dão o seu melhor!
O que acham?



26 de abril de 2019

Reino está na IGTV



Olá meus queridos súbditos, hoje quero-vos dizer que comecei um canal de IGTV no Instagram do Reino! Assim para os vídeos mais longos como o The Book Swap e ainda o vídeo sobre o meu momento Catfish, LoL.
Irei partilhar mais vídeos por lá, além claro das maluqueiras nas stories, eheheheh. O que acham? Já viram o que partilho por lá?

23 de abril de 2019

Dia Mundial do Livro


Estive a fazer e a refazer este post algumas vezes mas a verdade é que eu não vos consigo expor ou explicar a minha reacção quando recebi o meu livro e a minha cartinha do The Book Swap para celebrar o Dia Mundial do Livro... Só vos digo que foi o que eu esperava o The Book Swap e bem mais! Vejam o vídeo pois além do livro e da cartinha a acompanhar, tive direito a miminhos da Brenda.

Visitem o cantinho dela Momentos de Ataraxia, sigam-na no Instagram, que ela é simplesmente brutal e quase, quase me fez chorar... Brenda, sua malvada, LoL.




 P.S. - e eu que disse que não voltava ao Youtube, LoL.

20 de abril de 2019

A mãe enfermeira, parte 2

"Como foram os primeiros tempos na profissão ou ainda em estágio... se te sentiste mal, se correu lindamente e percebeste que era mesmo aquilo que querias fazer o resto dos teus dias;" 
Como já falei do primeiro estágio, vou responder como foram os primeiros tempos quando comecei a trabalhar no Bloco: eu estava aterrorizada! É a mais pura das verdades, LoL. Foi uma injecção de informação como nunca tive... pois apesar de ser competente para trabalhar no Bloco, durante o curso essa vertente não é abordada a sério, por isso tive que aprender muito, tanto a nível de cirurgias, como as variadas anestesias e o vasto material necessário. Aliás só em material cirúrgico tenho toso um glossário na minha cabeça, LoL
 Quando nas entrevistas me perguntaram se gostaria de trabalhar no Bloco Operatório, juro-vos que pensei: bem, vou experimentar e se não gostar em 6 meses, eu mudo. E passados 7 anos, cá estamos, LoL. Isso sim, além de já não me ver a fazer outra coisa, já nem sequer me vejo como enfermeira de internamento (por exemplo, enfermarias no hospital).
"Como lidas com o facto de trabalhar por turnos e como conjugas a tua vida familiar com isso..."
Antes de ser mãe, eu adorava fazer tudo. Fazia dias, noites, fins-de-semana... Era muito cansativo pois com a falta de pessoal, fazia muito trabalho extra (que aqui no UK, pagam até ao último cêntimo, uma miragem em Portugal). Apercebi-me também que acho que não conseguia trabalhar das 9 às 5. Nada contra mas adorava trabalhar por turnos. Agora como mãe, tenho horário fixo e trabalho mais aos fins-de-semana pois o Maridão trabalha durante a semana.
De momento não "custa" trabalhar assim com estes turnos mas acho que me vai começar a custar ainda mais quando o Príncipe for para a escola mas já sabíamos que como enfermeiros ia requerer esse tipo de sacrifício de vida familiar e como enfermeiros emigrantes ainda mais!
Contudo, não mudaria em nada. Adoro o que faço, tenho oportunidade de subir na carreira (tanto profissionalmente como financeiramente) e os turnos que temos permitem-nos cuidar do Príncipe e termos estabilidade financeira.

Por acaso, desde que tivémos o Príncipe e com esta novela mexicana do Brexit, nos questionaram mais que uma vez, se voltaríamos para Portugal... Neste momento, só regressaremos se nos expulsarem daqui ou as coisas ficarem muito, muito más pois seria mesmo difícil para nós não só deixarmos a nossa casinha (que trabalhamos tanto para ter), como deixarmos os nossos amigos, colegas e até mesmo a nossa carreira!
Não sei de todo se conseguiria voltar à realidade portuguesa e isto não sou eu a ser snob, é mesmo com muito respeito e compaixão pelos meus colegas de profissão que estão em Portugal por motivos familiares ou linguísticos... A esses desejo imensa força e espero que o governo português veja que os enfermeiros estão a ser mais que explorados.

18 de abril de 2019

A mãe enfermeira, parte 1


Como já disse imensas vezes, este Reino não é nada sem os seus súbditos e este post vai ser escrito devido a um comentário da Joana, uma súbdita assídua aqui do Reino. 

"Bem... estas respostas originaram mais perguntas na minha cabeça. Especialmente ligadas ao teu trabalho. (...)  tens pano para mangas, se quiseres pegar nesse assunto :) Acho que seria muito interessante. A minha mãe trabalha com muitos enfermeiros e sei que muitos estão a sair do país, tal como tu, à procura de mais e melhores oportunidades. Falar sobre como conseguiste essa oportunidade e o que batalhaste até lá chegar, poderia ser importante para algumas pessoas que estejam no impasse, cá em Portugal. Não que eu queira ver Portugal sem enfermeiros lol longe disso... Mas acho que às vezes as pessoas se agarram a situações menos felizes do que as que poderiam ter tido, por falta de conhecimento e de um empurrãozinho."

Nota: cortei só as perguntas dela do comentário que é para responder uma a uma e o post fazer mais sentido.
Ora bem, antes de responder às imensas perguntas que ela fez, queria apenas mencionar que, ainda hoje, tenho dificuldade em manter uma co-habitação harmoniosa entre o meu Eu-mãe e o meu Eu-enfermeira. Quando eu conseguir, eu depois digo coisas, LoL.
Como tinha dito, eu reparti o comentário dela para poder ir respondendo mas copiei-o de forma integral.
 "Questões como de que forma encaras a doença e o que te motivou a ser enfermeira;"
Pois bem, não sei muito bem responder a esta questão mas digo-vos que eu inicialmente não queria ser enfermeira. Eu queria e entrei na universidade para o âmbito da Genética. Ainda hoje adoro ler sobre o maravilhoso mundo da genética e na altura adorava as aulas teóricas. O problema foi quando comecei a ter aulas práticas no laboratório e eu achava a maior seca deste mundo! Portanto, quando isso aconteceu, levantou a grande questão: "e agora?"
Enquanto tentava decidir o que fazer, aconselharam-me ir para Enfermagem pois tinha todo o perfil para ser enfermeira. Gente, eu quero que vocês tenham a plena consciência de que eu fugia de Enfermagem como o diabo foge da cruz! Eu achava que não iria ter estômago e social skills para cuidar de pessoas doentes. Mas os meus pais puseram-me à vontade e disseram para dar uma hipótese ao curso de Enfermagem e depois logo se via...
O que se viu é que a transição em termos teóricos foi super suave pois era na mesma tudo à volta de biologia, bioquímica, biofísica, com a adesão do cadeirão de anatomia e psicologia, coisas que adoro. Estava era com receio do primeiro estágio, não fosse acontecer o mesmo que Genética. Quando eu tirei o meu curso, havia logo um estágio curricular, de mês ou mês e meio, no primeiro ano.
E o que aconteceu? A-d-o-r-e-i!
Depois desse primeiro estágio, já não me via a fazer outra coisa.
"Como lidas com a morte de um doente ou se ser enfermeira mudou a tua forma de ver a vida;"
Já antes de ser mãe tinha um bocado esta visão mas depois de ter o Príncipe, naturalmente, intensificou-se. A morte de um paciente não é uma coisa que eu tome levemente mas, e tenho que frizar isto, com adultos se alguém está a morrer tentamos obviamente fazer o máximo porém se por acaso acabam por falecer, não mexe comigo nem me perturba tanto como quando uma criança está em perigo de vida. Ou por exemplo, numa cesariana um bebé ter que ser ressuscitado.
Chamem-me insensível ou o que quiserem mas com crianças mexe mesmo comigo. Contudo, definitivamente a forma de ver a vida mudou bastante a partir de que me tornei enfermeira. E vou correr o risco de ter uma opinião não muito popular e/ou chocar-vos mas é a realidade...
Vejo cada vez mais que não há dignidade em morrer.
Vou-vos contar outro exemplo, que ainda hoje me marcou... Quando fazia turnos da noite, se por acaso o Bloco estivesse sossegado, era muito comum eu colar-me à equipa de ressuscitação (é constituída por anestesia e eu adorava colar-me a eles pois além de ajudar na parte de CPR, ganhava experiência no que tocava naquele tipo de emergências... maluquice minha, muitas vezes me disseram, LoL) e para explicar mais ou menos o que eles fazem, eles carregam um "pager" ou "bleep" e são chamados quando um doente no hospital precisa de suporte básico ou avançado de vida. Portanto, numa dessas chamadas, fomos ter com um doente que entrou em falência e antes de começar a ajudar com CPR, ouvi com atenção o historial do paciente: problemas cardíacos que ocupavam duas páginas, já tinha sido amputada uma perna devido a problemas vasculares, estava cego, tinha sido diagnosticado com cancro e já tinha levado com uns quantos ciclos de quimioterapia, tinha um "prognóstico terminal" e o doente tinha recusado a medicação toda do dia anterior e estavam em processos de o avaliar psicologicamente pois por ele ter recusado os medicamentos tava senil na certa... Nesse momento saio do quarto e fico a ver o seguinte cenário: um velhinho decidiu que não queria continuar a perder mais qualidade na sua vida. Queria morrer com dignidade, se "voltasse" ia regressar um vegetal e eu não queria participar nisso.
Mas nem tudo é mau, fazemos também muita coisa boa. Cirurgias que são um verdadeiro sucesso no que toca à qualidade de vida de um ser humano ou mais não seja aquelas cesarianas completamente normais, dando imensa felicidade que transborda naqueles pais ou cirurgias que são um sucesso e salvam pessoas.


Nota: as minhas respostas ficaram tão compridas que tive que dividir este post em dois... por isso aguardem pela parte 2!

16 de abril de 2019

Sala de Cinema: The Godfather



"It's not personal, Sonny. It's strictly business." 

"I'm gonna make him an offer he can't refuse." 

"A friend should always underestimate your virtues and an enemy overestimate your faults."

Acho que é difícil uma trilogia ficar na lista dos clássicos mas definitivamente a trilogia The Godfather está lá incluída! Apesar de muita gente considerar o segundo filme o melhor deles todos, acho que é preciso considerar os filmes todos pois completa a história toda.

O primeiro da série de filmes saiu em 1972, o segundo em 1974 e o terceiro em 1990, para desde então ficarem no topo dos filmes de gangsters e famílias de crime organizado. Só uma curiosidade, o director Francis Coppola começou o primeiro filme numa tentativa de angariar dinheiro para outro filme, nunca esperando o sucesso imenso dos filmes!

O enredo dos filmes é baseado no livro de Mario Puzo, que retrata as aventuras de uma família Italiana-Americana de crime organizado, isto é, da mafia, a família Corleone depois da Segunda Guerra Mundial. Tendo o grande Marlon Brando, que se não estou em erro foi o seu último grande filme, como cabeça da família e mostrando a ascensão do seu filho, o (outro grande) Al Pacino, na família e no crime organizado.

Para quem gosta de crime, drama e a mafia, este filme é obrigatório! Gostam deste género e gostam desta trilogia? Qual, dos três, é o vosso filme favorito?

14 de abril de 2019

I'm on the run, chasing down a dream...


Feel the blood rushing through my veins
Baby don't stop
Because I'm ready to blow
Standing still doesn't work for me
Taking my shot
I've got places to go

Once you get just a little taste
And you feel the heat coming on strong
There's no way you're turning back
Oh, I got to keep moving on

Do or die, every day and night
My eyes are on the prize
With the road underneath my feet
I'm learning how to fly

I can't slow down
I'm on the run, chasing down a dream
I won't slow down
I need some room, some room to breath
And no matter how the world may change
It's the fire inside, the burning flame, oh
I won't slow down
I can't slow down

Take a chance, time to make a change
Hit while it's hot
I've got nothing to loose
Taking
One day
At a time
Wanna see it all come true

Do or die, every day and night
My eyes are on the prize
Keep the world underneath my feet
I'm learning how to fly

I can't slow down
I'm on the run, chasing down a dream
I won't slow down
I need some room, some room to breath
And no matter how the world may change
It's the fire inside, the burning flame, oh
I won't slow down
I can't slow down

I can't slow down
I'm on the run, chasing down a dream
I won't slow down
I need some room, some room to breath
And no matter how the world may change
It's the fire inside, the burning flame
I won't slow down
I can't slow down, I can't slow down


Nota: aquele momento solene de apreciar clássicos do Rock e este sonoro de Foreigner tem que estar obrigatoriamente na lista, não acham?

12 de abril de 2019

Suits, season 8



Quem mais segue esta série fantástica? Quem mais ficou de boca aberta quando certas e determinadas novas personagens apareceram? E quem é que ficou até aos episódios mais recentes à espera do Mike? LoL.

É que cada episódio são momentos de cortar a respiração e de pensarmos: pronto é desta que vai tudo abaixo! Ou acham que já está a ficar previsível?

Vocês conhecem ou seguem Suits?

10 de abril de 2019

Mais-que-Tudo


Apesar de estarmos casados esta data continua a ter uma grande importância para nós... fazemos 15 anos de namoro, sim porque lá por estarmos casados não significa que deixamos de ser namorados!

8 de abril de 2019

The Book Swap: o sorteio


Preparadíssimos para o sorteio do The Book Swap
Para quem ainda não se inscreveu, hoje é o último dia para concorrer! Amanhã irei sortear os participantes e cada um irá receber um email todo lindo aqui da Soberana.
Estou super ansiosa que chegue o Dia Mundial do Livro para eu ler todos os vossos posts! 

Então, quem vai participar?

6 de abril de 2019

Instagram do Reino


Só gostaria de avisar que o Instagram do Reino está assim repleto de maluqueiras nas stories, para quem esteve distraído basta ir aos highlights... e já agora para quem tem dúvidas relativamente ao The Book Swap, tenho lá as respostas para as FAQ!

Que tal darem uma vista de olhos? Já seguiam? Aproveitem e digam-me o vosso instagram para eu adicionar!

4 de abril de 2019

Surpresa do Maridão


Para quem esteve atento ao Instagram do Reino, soube de uma surpresa que o Maridão preparou durante meses! Aproveitou o facto dos meus pais terem vindo passar uma semana connosco, para preparar uma viagem rápida a Londres para vermos a peça de teatro Harry Potter and the Cursed Child parte 1 e parte 2, tudo no mesmo dia!

Eu sei, eu sei... sou imensamente sortuda, LoL.

Com imenso tempo de antecedência o Maridão avisou-me, aliás, comunicou-me que enquanto os meus pais cá estivessem que íamos passar uma noite a Londres e que não precisava de saber mais que isso. O porquê de ele me dizer com tanto tempo de antecedência? È que eu precisava de me preparar psicologicamente para passar uma noite longe do Príncipe pela primeiríssima vez... 
Por isso além de ter tanto tempo para me preparar emocionalmente para esse feito, tive também tempo para fazer imensas conjecturas. Eu bem que tentava sacar informação mas ele simplesmente não se descosia! Apenas me disse a zona onde iríamos estar para eu escolher onde iríamos jantar e mais nadinha... mas já com essa informação, eu pude ver que iríamos estar  na zona dos teatros daí ficar com a suspeita de que íamos ver uma peça e na minha cabeça estava decidido que seria o Aladino pois o Maridão adora e ele sabe que eu também adoraria ver.
Portanto, lá fui eu muito feliz e de coraçãozinho apertadinho, não que o meu Príncipe ficasse mal com os meus pais, aliás pelo o que vi dos vídeos e fotos que me mandavam, ele estava era a divertir-se à grande, LoL. Mas a verdade é que era a primeira vez que passava uma noite longe dele, daí era completamente normal haver aquele apertozinho e saudadinha... 

O Maridão levou-me então para a zona de teatros e vai em direcção ao teatro que está a exibir a peça de Harry Potter e eu mal podia acreditar! Em primeiro lugar, para quem não sabe a peça está dividida em duas peças. Ou seja, nós fomos às 14h para a primeira parte e depois às 19h para a parte 2, foi assim uma injeção maravilhosa de Harry Potter, LoL.
Tivémos que ir muito cedo, para cada uma das peças, e eu apercebi-me do porquê... Pois a fila é assim imensa, LoL. Mas conforme entramos, consigo ver também que o teatro foi muito bem escolhido. Dá assim imensas vibes de Hogwarts ou até mesmo Ministério da Magia!

Relativamente às peças? Digamos que vocês começam logo desde início a amar de paixão Scorpius Malfoy; adorei a forma como introduziram literalmente magia nas peças; que quando aparece uma certa e determinada personagem cor-de-rosa há um "gasp" colectivo no teatro, LoL; que é bastante assustador ter Dementors a poucos metros de vocês; e que no final da segunda peça chorei que nem um bebé... eu bem que me tentei controlar mas não consegui. Eu sei que para quem leu o livro, vocês devem pensar que sou louquinha mas a verdade é que o livro ganha mesmo vida na peça e tem todo um outro impacto!
E para quem está a pensar que eu não estou a dizer grande coisa depois de ter visto estas duas grandes peças, no final de cada parte, recebemos uns pins a dizer #keepthesecrets, daí não quero tirar a magia a ninguém e fazer algum spoiler...

Para terminar, gostaria de dizer que o Maridão preparou isto de forma espectacular pois quando fomos relaxar antes da segunda peça, ele tirou todos os meus adereços Gryffindor e os adereços dele Ravenclaw da mala dele! Não tirou para a primeira peça pois eu aí iria mesmo perceber mas sabia que eu gostaria de ir vestida a rigor! Mas claro que, no final de tudo, passamos pela loja lá no teatro e fomos comprar mais umas t-shirts, LoL.

Espero que esta review não tenha ficado muito confusa, escrevi isto ainda com a adrenalina a passar-me pelos dedos, LoL. O que é que vocês acham? Gostariam de ver ou já viram?

2 de abril de 2019

Sala de Cinema: Home Alone


"Keviiiiiin!"
"Merry Christmas, you filthy animal"

Eu acho que estes filmes, apesar de serem de época natalícia, não precisam de introdução, LoL. Ao todo da colecção "Home Alone" há 5 filmes mas a verdade é que os dois primeiros são os favoritos por isso vou só mencionar esses.

O primeiro filme Home Alone, foi lançado em 1990 onde ficamos a conhecer o furacão que é a casa McCallister e como o nosso coração fica apertadinho ao conhecermos também o pequeno Kevin que parece ser tão ignorado pela própria família. Ao ponto de eles irem de férias no Natal e ele fica para trás... na casa... sozinho, LoL. Imaginem, vocês com 8 anos que ficam esquecidos em casa pela vossa família? O Kevin nem pestaneja! Acho que é seguro dizer que todos adoramos a parte em que ele protege a casa e trata das armadilhas todas, não é?
Este filme é definitivamente um "abre-olhos" para não tomarmos a nossa família como garantida e aproveitarmos cada momento juntos.

O segundo desta saga, o Home Alone 2: Lost in New York, foi lançado em 1992, onde pensamos, com certeza o pobre Kevin não pode passar por mais aventuras... Completamente errado, LoL! Numa viagem de sonho em família no Natal para um destino paradisíaco, ele troca os voos e fica perdido em Nova Iorque. Claro que o pequeno Kevin arranja maneira de ficar à grande e à francesa, aproveitando ao máximo a sua estadia... Sendo estragada com a chegada óbvia dos ladrões, LoL.
O primeiro filme é mais sobre família enquanto que o segundo, na minha opinião, considera também os nossos preconceitos e julgamentos para com as pessoas, até mesmo a criação de amizades.

Quem mais sente que não é efectivamente Natal até se ver pelo menos um dos Home Alone com o Macaulay Culkin? Também não é de admirar que os filmes tenham ficado logo de imediato clássicos quando o escritor foi grande John hughes e o director foi o magnífico Chris Columbus!