28 de julho de 2018

Book reviews



Vocês como já devem ter percebido, eu adoro ler. E seja que livro for, gosto de vir ca deixar uma review... há apenas um problema.

Eu de cada vez que navego pela blogosfera e vou ler outros cantinhos que fazem book reviews, tenho um dos seguintes pensamentos: "eu percebo tanto de book reviews como de lagares de azeite" ou então "eu devia era estar quietinha". 

Claro que não tenho ares de grandeza e pensar que as minhas reviews estão ao mesmo nível que, por exemplo, a The Phoenix Flight (que sigo religiosamente e aconselho-vos a darem uma vista de olhos)... mas a verdade é que eu muitas das vezes não quero dizer demais pois, pessoalmente, odeio spoilers. Não coloco sinopse pois na era do Google, tudo se descobre facilmente.

Mas como faço as reviews para vocês, o que dizem de vossa justiça? Será que devia dizer mais? Ou devia começar a colocar sinopses? Ou se calhar devia ainda incluir um outro elemento? 

Vá, ajudem aqui a vossa Soberana, se faz favorinho...

9 comentários:

Cherry disse...

Por vezes, também me acontece o mesmo, também olho para outras reviews e penso que as minhas são uma merda. Mas depois penso que cada um tem o seu estilo. Quando pensamos demais, sai pior, portanto o truque que uso é descrever o livro como se o estivesse a recomendar para um amigo.
Por isso, faz mais, sem receio :).
Vou espreitar o canal, não conhecia.
Beijinhos
Blog: Life of Cherry

Daniela disse...

Olha, eu gosto imenso da forma como tu falas dos livros.
Eu não gosto de pôr sinopses porque enchem muito e em qualquer lado se encontra a sinopse do livro. O que faço geralmente é uma pequena introdução de 3 ou 4 linhas a contar de que fala o livro e depois dou a minha opinião.
Também tento sempre evitar os spoilers, e isso dificulta falar sobre o livro porque acabamos por ter de falar de forma geral.

Não há uma fórmula certa para uma review, é falares de como o livro te fez sentir e pronto. Não precisas de analisar extensivamente as personagens ou as suas ações se não quiseres.

Como disse, gosto imenso da forma como falas dos livros porque és sempre direta, sem floreados e sem pensar muito. Acho que ficam opiniões muito espontâneas, portanto por mim não precisas de mudar nada. :)

Beijinhos

Sara disse...

Eu também penso como tu!
Tanto que às vezes nem dá vontade de escrever. Mas comecei a escrever como gosto em vez de tentar ser mais "profissional" no palavreado. Para esses já há tantos e tantos que acabo a cansar haha

Andreia Morais disse...

De coração, acho que deves apostar no que te faz sentido a ti.
Pessoalmente, quando falo sobre livros, tento dizer o menos possível sobre a história em si. Não só porque a sinopse pode ser encontrada por qualquer um, mas também porque gosto de me focar mais nas entrelinhas e naquilo que a história me faz sentir. Mas também fico sempre com dúvidas quando faço as minhas reviews :)

A TItica disse...

Já não me preocupo com isso, deixo só a minha opinião, não sei fazer resumos, o que senti pode não ser igual aos que os outros vão sentir, por isso deixo as minhas parcas revisões :-)

Manuela Vaz disse...

Eu tenho gostado da forma como fazes as tuas reviews, pelo menos despertas-me curiosidade em alguns livros :)

beijinho
The Midnight Effect / Instagram

Joana Nunes disse...

Não há nada de errado com as tuas reviews! Até consegues despertar curiosidade para livros de que não gostas x'D
Eu também ainda ando a explorar um bocadinho e a reinventar quase todos os meses as minhas reviews. Nem sempre é fácil fazer reviews, nem saber que formato agrada mais aos leitores... às vezes acho que já estou a encher tudo de spoilers. Outras vezes, gosto tanto (ou tão pouco) do livro que faço o alerta para o facto de conter spoilers porque não me aguento lol

No fim, acho que estás muito bem como estás :P

Um beijinho,

Joana
panemicbooks.blogspot.pt

Desbocada Mental disse...

Não acho que haja uma formula "perfeita"...

Eu escrevo o que me lembro ou o que me apetece consoante o livro...

Sou suspeita porque maioria dos review esqueço-me de checkar o visto no goodreads e a review não é publicada no blog!

Shame on me!

Sandra Black disse...

Moça, faz reviews como quiseres! Diz o que pensas e sentiste, manda tudo cá para fora! Quanto mais sincero e pessoal, mais interessante acho a review :)
É o que eu faço, só quero partilhar o que acho das coisas, é tipo terapia.

E quanto a sinopses... Por mim podias meter só mesmo porque sou preguiçosa para ir ao google pesquisar e aposto que existe mais pessoas como eu! xD