20 de março de 2019

A resposta está nos olhos


Acho que é escusado dizer que a espécie que se destaca (pelo melhor e pelo pior) neste planeta é definitivamente o ser humano moderno. Não é pelo facto de que temos Netflix ou a nossa habilidade de dar a volta ao mundo num só dia, ao contrário dos nossos "primos" peludos que além das suas casas, o mais longe que vão é para os zoos.

A grande diferença entre as duas espécies são mesmo os nossos olhos. Não como os olhos são o espelho da alma mas pelo facto de nós termos a esclerótica (a parte branca dos nossos olhos), enquanto que os macacos têm a esclerótica castanha ou preta.

A grande razão para isto, é que os nossos olhos são para serem vistos. Isto é, pois nós evoluímos trabalhando em conjunto! Por exemplo, se um tigre dente-de-sabre estivesse por perto e eu estivesse a olhar para ele, outra pessoa conseguia seguir a direcção do meu olhar e saber de onde viria o perigo. Se isto não acontecesse não chegávamos à era estonteante da Casa dos Segredos, LoL. Enquanto que com os macacos se um deles estiver a olhar para um cacho de bananas, outro não conseguiria seguir o olhar por causa da esclerótica. 

E o que é que vocês aprendem com isto? Está-nos nos genes sermos cooperativos, enquanto que com os macacos está-lhes nos genes serem competitivos. E o cerne da questão é que nós evoluímos para ajudar outros humanos... por isso, é que eu não percebo tanto racismo, xenofobismo e homofobia. Todos temos esclerótica branca, todos temos sangue vermelho e apesar de algumas diferenças, essencialmente somos o mesmo! Não acham?

12 comentários:

Portuguesinha disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
A TItica disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
SpankBank disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
SpankBank disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Joana Nunes disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Os Piruças disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Andreia Morais disse...

Bem interessante :D

Gaja Maria disse...

Temos enraizada a competitividade.talvez por isso aconteçam todas as coisas de que falas :)

Tétisq disse...

Concordo que devíamos estimular a cooperação mas discordo da ideia de que os 'macacos' vivam em competição em vez de cooperação. Sugiro o 'The Ape and the Sushi Master' do Frans de Waal que é um livro muito muito interessante acerca de como podemos aprender com os 'macacos' a cooperar.

Afal disse...

Tecnicamente, só somos diferentes por fora, um só órgão faz a diferença toda para muita gente. De resto, a tudo correr bem, por dentro somos todos iguais... E por foram geralmente temos dois olhos, um nariz, uma boca, duas orelhas, 5 dedos em cada mão e cada pé, por aí fora. Mas não sabia isso dos olhos dos símios, já me ensinaste qualquer coisa hoje ;)

Green disse...

Muito interessante, gostei imenso.

Matilde disse...

Gostei da da tua dissertacao, caramba tao apropriada aos tempos que correm... mas ha necessidade do ser humano ser assim?...