30 de setembro de 2019

O fascínio da cirurgia


Há tempo falava sobre o meu trabalho com um seguidor e como ele não o faria nem pago a ouro, LoL.

A verdade é que eu gosto imenso do que faço... Para quem não sabe, eu sou enfermeira e trabalho no Bloco Operatório.
Na realidade, é que eu fui para o B.O. porque me perguntaram se eu queria ir, tendo em conta que tinham imensas vagas.

"Vou experimentar!" pensei eu, "Se não gostar passados 6 meses, lá mudo para outro serviço."

Passados quase 8 anos, cá estamos... Na mesma no B.O. e já não me consigo ver a fazer outra coisa. A cena brutal deste departamento em si, é que cada cirurgia é diferente pois somos todos diferentes. Além disso no meu hospital temos muitas especialidades (ortopedia, geral, obstetrícia, ginecologia, etc) e temos também emergência (que é o que eu faço mais de momento), o que faz com que cada dia de trabalho seja diferente.
Temos dias bons, em que é a verdadeira galhofa e fazemos o nosso trabalho com uma perna às costas. Contudo temos dias em que são muito difíceis de digerir. 
Há tempos estava indecisa se partilhava um dos dias maus e no fim decidi que não... pois se eu que faço disto vida, me é difícil lidar com certas coisas, quanto mais pessoas que nem sequer são da área... 

Isto porquê?

Porque com o que partilho aqui, não quero que pensem que o meu trabalho é sempre super divertido e uma alta animação. Estamos a cuidar e a salvar vidas... por vezes é mesmo muito difícil.

Qual é a coisa que mais gostas e a coisa que menos gostas do teu trabalho?

9 comentários:

Green disse...

No meu caso que sou professora, o que mais gosto é mesmo o contacto com as crianças, o que menos gosto é quando estas são mal educadas ou violentas, o que infelizmente acontece muitas vezes.

Cidália Ferreira disse...

Como eu dou valor a todos os enfermeiros /as! Já passei por várias cirurgias e bastantes delicadas, e só eu sei o quanto fui muito bem tratada por todos. É um trabalho muito duro que poucos o reconhecem. Estive quase 2 meses internada onde dia sim dia não tinha que ir ao banho de banheira, sedada, ( com 35% do corpo queimado) Enquanto me ajudavam, falavam de actualidades (noticias) Levavam aquilo com normalidade para que me sentisse bem. Hoje gostava de lhes poder agradecer pelo bem que me fizeram . Fui cubaia de uma estagiaria para poder apresentar o seu trabalho no final de curso. Permiti, claro.

Felicidades e coragem sempre para o seu trabalho.
Beijinhos

Graça Pires disse...

Parabéns por ser uma enfermeira que gosta do seu trabalho…
Uma boa semana.
Um beijo.

PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

Parabéns pelo trabalho....
Os antigos aqui no Brasil diziam: Profissional da saúde é mais que uma profissão.. é um sacerdócio!
Que Deus te ilumine todos os dias...!!!

Andreia Morais disse...

Muitas vezes, o nosso caminho segue mesmo uma rota que não estávamos a ponderar. E acabamos por nos surpreender.
É tão importante desmistificarmos estes dias menos positivos

Love Adventure Happiness disse...

O que menos gosto é que as pessoas são desorganizadas e desrespeitadoras dos outros... Sujam e não limpam, partem e deixam ficar, enfim.
Gosto da possibilidade de aprender e dos estudantes que são motivados! Da flexibilidade de horário e dos colegas fixes que tenho

Os devaneios da Tim disse...

Admiro mt o que fazes :P

Portuguesinha disse...


Acho que já tinhas revelado que trabalhavas num hospital. Mas não disseste o que fazias em concreto.

Faz parte da vida. Os enfermeiros, médicos, socorristas, bombeiros... enfim. Os que estão mais perto da "transição" estão diariamente mais em contacto com esta realidade. E ela é que... vivemos e morremos. Pelo meio, sofremos.

Resta-nos desejar que esse sofrimento não seja terrível, insuportável, doloroso.
Bem haja aos avanços da medicina. que muito ajudaram. Mas ainda não solucionam tudo, não removem dores de doenças crónicas nem fazem milagres.

Continuamos a precisar desses.
Abraço

Dona Maria disse...

A minha sogra é instrumentista há anos, adora o que faz e orgulha-se por ser conhecida pela instrumentista implacável. É ótimo quando fazemos aquilo que verdadeiramente gostamos, deixa de ser trabalho.