8 de outubro de 2019

Histórias Infantis


Acho que em pleno século XXI ainda existe um pouco de preconceito contra filmes de animação, dizendo que são meras histórias infantis sem interesse para adultos... Na minha opinião, esse pessoal não sabe o que diz.

Eu acho que muitas animações têm reflexões importantes ou difíceis que até adultos deviam aprender. Já antes de ter o Príncipe tinha imensa atenção com as mensagens que passamos aos nossos pequenos com o que eles vêem.

Como por exemplo, o filme da Mulan, que ensina a não teres medo de seres tu próprio mesmo que não te enquadres nos moldes que a sociedade impõe; fala também na discriminação de género; honrar a família; perseverança e coragem para não seres a típica "princesa em apuros".
Ou o Inside Out (que foi um filme que fui ver e saí a dizer: isto não é para crianças) que fala maravilhosamente sobre depressão, a formação de memórias e a importância de todos os sentimentos.
Ou a Pocahontas que fala sobre racismo, machismo e ainda o respeito das crenças de cada um.
Ou o Wall-E que mostra a destruição da Terra, fala do consumismo, obesidade e ainda da dependência da tecnologia.
Ou a Brave que menciona feminismo, a importância da família e as suas tradições. Além do conceito que as meninas têm valor e também são corajosas e que nem todas querem ser princesas.
Ou, ainda, A Bela e o Monstro que tem o machismo personificado pelo Gaston, fala na maravilhosa paixão pelos livros, fala nos valores familiares, não julgar o livro pela capa (beleza interior) e também enfrentar os medos ou uma situação difícil com coragem.
Ou o Big Hero 6 que menciona a importância do estudo, da família e o apoio dos amigos.
Ou, também, o tão famoso Frozen, que fala sobre a "impossibilidade" do amor à primeira vista, auto-aceitação e ainda amor de família.

O que acham destas mensagens em filmes de animação para crianças? Acrescentariam mais algum?

9 comentários:

Por detrás das palavras disse...

"Zootrópolis" um filme sobre a capacidade de superação, sobre o lutar pelos nossos sonhos e nunca desistir, mesmo que seja preciso trabalhar muito. Também fala sobre feminismo e o não julgar as pessoas apenas por uma parte daquilo que elas apresentam.

Senti o mesmo que tu relativamente ao "Divertidamente". Que filme maravilhoso.

Andreia Morais disse...

Honestamente, acho que ainda se desvaloriza muito esta arte destinada ao publico infantil, porque a própria imagem que temos da criança não lhe reconhece o devido mérito. A questão é que aprendemos imenso com os filmes de animação ou com as histórias literárias, porque transmitem mensagens de máxima importância

Ives disse...

Olá. Que bom aprender mais sobre animação! grato

PEQUENOS DELITOS RENOVADOS disse...

Perfeitas palavras...
Quem vê filme de animação com preconceito não tem conceito!

عطية الصاوي disse...



شركة تنظيف بالاحساء
شركة تنظيف موكيت بالاحساء
شركة تنظيف فلل بالاحساء
شركة تنظيف منازل بالاحساء
شركة تنظيف مجالس بالاحساء
شركة تنظيف مساجد بالاحساء
شركة تنظيف مكيفات بالاحساء
شركة تنظيف خزانات بالاحساء
شركة تنظيف كنب بالاحساء
شركة مكافحة حشرات بالاحساء


Green disse...

Tens toda a razão, os filmes de animação transmitem imensas mensagens importantes e que nos deixam a pensar, por vezes são para adultos e não para crianças.

Kique disse...

O "UP" sobre um amor eterno
Bjs
Kique

Hoje em Caminhos Percorridos - Pensando em me matar…

Love Adventure Happiness disse...

Concordo plenamente!
No Up também se fala de infertilidade, que me tocou um bocado, e que nunca é tarde para tornarmos os sonhos reais. Estamos sempre a tempo de mudar e de ser felizes.
Os filmes da Disney cada vez mais têm um impacto social que não é apanhado pelos mais pequenos (afinal de contas quem é que tem de ir de arrasto ver os filmes? os pais, há que os premiar com algo), mas mesmo a Alice das maravilhas tem mensagens profundas como quando o gato diz que se ela não sabe para onde quer ir então não interessa o caminho que escolha ou no Aladino que o amor não se escolhe e que devemos sempre ser nós mesmos!

Sandra C. disse...

Alguns dos filmes que enumeraste são os preferidos dos meus filhos. Eu adoro!!

Beijinhos.
Sandra C.
bluestrass.blogspot.com