2 de novembro de 2019

The Butchering Art (opinião SEM spoilers)



Antes de sequer comentar este livro, tenho que vos explicar como é que eu "conheci" a autora Lindsey Fitzharris, que além de escritora tem um doutoramento em História da Ciência. Eu conheci esta senhora através de um podcast que eu gosto muito onde ela fala sobre o livro... aconselho vivamente pois é hilariante!

O livro é então como que um relato da evolução da cirurgia, desde a era da agonia (a era antes da bendita anestesia) e a sua transição para o uso de anestésicos, mencionando grandes nomes da medicina. Um deles é o Dr. Liston que era apelidado de "a faca mais rápida de West End" pois um bom cirurgião, além de ser bom tinha que ser rápido pois, lembrem-se, não havia anestesia... o doente estava a sentir tudo! Além de que, este cirurgião victoriano, ainda possui o recorde da cirurgia com 300% de mortalidade, LoL. Mas para saberem mais têm mesmo que ler o livro...

Outro ponto interessante para mim, foi o facto de mencionar vários cirurgiões que muitos têm instrumentos com os seus nomes que ainda hoje são usados, nomeadamente no meu trabalho. Além de outros nomes como Pasteur, Jon Snow (sim havia um cirurgião com esse nome), o mencionado e aclamado no livro é o Dr. Lister. O pai da cirurgia moderna! Sim, pois antes do seu trabalho, os cirurgiões não lavavam as suas mãos antes da cirurgia e não limpavam sequer os seus instrumentos... Ele introduziu antisépticos no bloco operatório reduzindo assim as infecções pós-operatórias e consequentemente muitas mortes!

Ora bem, agora é uma excelente oportunidade para eu dizer que eu considerei este livro uma comédia-terror, LoL. E já estão a perceber porquê, não é?

Ficaram interessados em ler? Acham que teriam estômago para ler este livro?


Review em vídeo: IGTV - The Butchering Art

Audiobook: o livro é super fácil de acompanhar neste formato.


2 comentários:

Green disse...

Nunca ouvi falar...
Bom fim de semana :)

Andreia Morais disse...

Confesso que não é um género de leitura que priorize, no entanto, fiquei mesmo curiosa com este livro. Parece-me muito interessante :o