28 de dezembro de 2019

Bridgertons series (opinião SEM spoilers)



“Love's about finding the one person who makes your heart complete. Who makes you a better person than you ever dreamed you could be. Its about looking in the eyes of your wife and knowing all the way to your bones that she's simply the best person you've ever known.”
The Viscount Who Loved Me

Já algum tempo que me queria lançar a ler romances de época e devido a várias recomendações, decidi começar por esta da autora Julia Quinn, que por acaso desconhecia.
Esta saga tem 8 livros (vá, 9 livros se contarem a novella) e, apesar de mais tarde falar de livro a livro pois cada um tenho uma opinião diferente. A verdade é que a autora inclui nestes livros sempre personagens ricas em detalhes e nos seus dilemas, com um sentimento de humor fantástico, notando-se também um cuidado de pesquisa sobre como a sociedade inglesa do século XIX funcionava na altura. 
Quando comecei a ler estes livros pensei "Romance de época com uma pitada de erotismo? Bem, isto é novidade!" mas a verdade é que é literalmente uma pitadinha, acabando por serem bastante suaves nesse sentido. Fazendo-me notar também as idades que a autora decidiu usar, que seria uma incongruência para a altura mas tendo em conta o público alvo dos livros, faz sentido. 

O primeiro livro, obviamente, é como que uma introdução a esta família e se vocês estão ambivalentes se vão ler ou não esta saga. Leiam apenas o primeiro livro e prometo que vão ficar viciados! Eu tive partes em que tinha que fazer uma pausa para me rir a bom rir, LoL.
O segundo livro já não gostei tanto como o primeiro, pois achei que faltava um pouco mais, aquele sentido de humor que me fez apaixonar pela escrita da autora. Contudo, neste livro gostei da menção dela sobre alergias, fobias e como eram retratadas na altura.
O terceiro livro pareceu-me uma adaptação do conto da Cinderela, por isso acabou por se tornar bastante previsível e acabei por não gostar tanto deste livro também.
O quarto livro é o desvendar de um grande mistério que vem desde o início da saga, o que me fez literalmente devorar este livro! Contudo, este livro relembra-nos também o papel da mulher na sociedade da altura e o quão limitadas estavam... deixando-nos uma perspectiva mesmo interessante.
O quinto livro começa logo a matar, LoL. Pensamos como é que as personagens vão conseguir resolver a situação, prendendo-nos assim à leitura. Este foi o livro que tive mais empatia pois tem uma evolução fantástica das personagens...
O sexto livro pensei que fosse mais pesado mas a autora decidiu manter a mesma leviandade dos outros livros... levantando a velha questão, será que um homem e uma mulher podem ser amigos?
O sétimo livro deixou-me excitadíssima pois era o livro da minha Bridgerton favorita e... não desiludiu! Com aquele sentido de humor brutal e com um pouco de mistério, este é de facto o meu livro favorito da saga.
O oitavo livro pensei mesmo que a autora não me podia surpreender mais... e eu estava tão enganadinha, LoL.

Em geral, aconselho vivamente esta saga. Sejam leitores assíduos de romances ou não. Só pelo desenvolvimento das personagens, os detalhes da época e o sentido de humor, estes livros valem bem a pena!

Já conheciam esta saga? Ou esta autora? Ficaram interessados em ler ou costumam ler romances históricos?


Review em vídeo: IGTV - Bridgertons

Audiobook: todos os audiobooks desta saga são simplesmente fantásticos e aconselho vivamente. O enredo é super fácil de acompanhar.



4 comentários:

Andreia Morais disse...

Como partilhei contigo no instagram do Reino, não conhecia esta saga, mas fiquei mesmo curiosa com o sentido de humor :)

Green disse...

Confesso que nunca ouvi falar.

Mary disse...

Ola, sigo o teu blog ha bastante tempo porque me identifico contigo, espero que continues a escrever nele por muito tempo. Nao conhecia esta saga mas quando decidi que devia voltar a pegar no meu kindle decidi dar uma chance e ainda bem! Li praticamente um livro a cada dois dias porque estava de ferias e quando voltei ao trabalho li sempre que tinha um bocadinho. Terminei agora o livro seis e ja estou a ficar com pena de que a serie esteja acabar. O que aconselhas para ler depois de terminar esta? Ah as tuas descricoes sem spoilers de cada livro sao fantasticas btw :) bom fds! Mariana

C. disse...

Mary - muito obrigada ❤❤❤ e fico mesmo feliz que tenhas gostado, quanto a que ler a seguir... depende do que estiveres disposta. Se queres continuar no género ou se queres algo diferente.
Se quiseres continuar nesta onda, não te posso aconselhar com conhecimento de causa porque foram os meus primeiros romances de época. Contudo, lê Tangled (vê aqui no blog essa review) porque em termos de romance achei hilariante.
Se quiseres algo diferente e com muitos livros para teres que fazer 😂 então aconselho Black Dagger Brotherhood, que também está em review aqui no Reino.
Espero que tenha ajudado!