22 de fevereiro de 2020

A parte mais difícil de ser mãe


Antes de mais, claro que a parte mais difícil de ser mãe é ver as nossas crias sofrer, do que quer que seja. Isto está lá no alto e ninguém tira esta parte do pódio, ok? Mas não é disso que quero falar hoje, por isso vamos bater 3 vezes na madeira e afastarmo-nos deste assunto.

Uma parte que é mesmo difícil a partir do momento que temos o nosso rebento nos braços, é termos tempo para nós próprias. Eu sei que muita gente vai dizer que isso é o menos, que me devia dar por contente por ter um rebento nos braços pois há mulheres que não têm tanta sorte. Ou que devia morder a língua por ter uma criança saudável pois há mães que não têm tanta sorte.
Mas isso só faz com que sinta uma quantidade astronómica de culpa... aquela badameca que nasce juntamente com a cria e que a @ser_super_mae_e_uma_treta descreve tão bem. Contudo e porém, não vou por aí hoje... 

A verdade é que, a certo ponto se não tivermos cuidado, nós como mães, esquecemo-nos de quem éramos antes de ter os nossos filhos. Claro que é suposto uma criança mudar-nos para todo o sempre, é literalmente todo um amor que nos é tatuado na alma mas isso não significa que nos esquecemos de quem somos.

O tão famoso "me time" que para uma mãe está sempre carregado de culpa pois pensa sempre que devia era usar aquele tempo para fazer X ou Y. Como por exemplo eu, que estou a escrever isto e estou a pensar que devia era ir passar a roupa a ferro.
Mas a verdade é que esse "me time", esse alimentar aquele lado da nossa alma que já existia antes de engravidarmos, não esquecendo quem somos e o que gostamos como mantemos também a nossa sanidade mental. Que convenhamos, está nas ruas da amargura, seja pela privação de sono, seja pelas birras, seja pelas 1001 questões ou seja simplesmente pelas preocupações de mãe.

Nós, mães, colocamo-nos sempre em último e essa treta tem que acabar. Não estou a dizer para nos colocarmos em primeiro lugar pois esse, como disse no início, é ocupado pelos filhos mas simplesmente não em último.

Por isso, mãe que estás desse lado (ou até mesmo futuras mães), marca aquela massagem que estás desejosa de ter; vai arranjar as unhas que já não vêem uma lima ou verniz que tanto gostas há meses;marca aquele almoço/jantar com as amigas sem filhos ou companheiros (puramente para poderem discutir à vontade o complexo enredo do The Witcher, que é como quem diz babarem-se em conjunto pelo Henry Cavill); senta esse pandeiro e pega no livro que estás desejosa por ler; ou abre aquela garrafa de Gin que já te está a fazer olhinhos há imenso tempo (@ser_super_mae_e_uma_treta esta é para ti, LoL); e muitas mais coisas pois somos todas diferentes.

Cuidares-te de ti não faz que sejas má mãe mas bem pelo contrário. Cuida de ti, que isto de ser mãe é muito lindo mas não é um mar de rosas como pintam...


O que é que vocês gostam de fazer no vosso "me time"?

2 comentários:

Green disse...

Ainda não tenho filhos, mas acho que tens toda a razão naquilo que dizes.

Andreia Morais disse...

Não sou mãe, mas esse «me time» é mesmo imprescindível!