26 de fevereiro de 2020

Como ler mais?



Já várias pessoas me colocaram esta pergunta, principalmente pelo facto de ter uma criança pequena e ter um trabalho exigente.
Eu sei que se calhar vocês estão à espera de uma técnica toda XPTO mas infelizmente não tenho uma receita milagrosa, LoL. Contudo, posso ter umas dicas para vocês!

Em primeiro lugar, para ler mais ou para nos entusiasmar a ler mais, é preciso encontrar algo que se goste. Parece um bocado senso comum mas quantas vezes as pessoas descobrem todo um amor livrólico quando encontram aquele livro perfeito. Para as pessoas que me dizem que não gostam de ler, eu digo sempre: 

"Então é porque não encontraste o livro certo."

Tentem ler géneros que gostem que isso pode levar a várias tentativas... E depois quando a paixão pelos livros estiver instalada, depois lá podem variar.
Em segundo lugar, é preciso tentar ler na melhor altura para vocês, por exemplo, eu adoro ler antes de ir dormir mas há quem goste de ler durante o almoço ou nos transportes para o trabalho ou a escola.
Se tentarem ler pelo menos 30 minutos por dia ou algumas páginas, rapidamente minutos se transformam em horas de leitura deliciosa!

Outra sugestão que tenho para vocês é ler em vários formatos. Obviamente um livro físico é sempre uma excelente escola mas porque não ouvir um audiobook enquanto se está a fazer uma caminhada ou ainda ter um ebook no telemóvel sempre convosco para os momentos mortos? Aproveitar vários formatos é realmente fantástico para se ler mais e mais!

E vocês, o que fazem para conseguir ler mais?


P.S. - gostava de deixar uma nota de que há momentos da nossa vida em que ler simplesmente não é possível ou precisamos de cuidar de nós próprios. Por isso, tenham isso em mente também. Isto não é nenhuma corrida! Leiam ao vosso ritmo e ao vosso gosto, essa sim é a prioridade.

5 comentários:

Green disse...

Boas sugestões que eu preciso mesmo, que não leio nada há meses.

Unknown disse...

Mais de um milhão de eBooks para você ler onde e quando quiser.

https://amzn.to/32tVqjh

Comece seu teste gratuito de 30 dias

Andreia Morais disse...

Ler ao nosso ritmo é, sem dúvida, um dos conselhos mais valiosos, porque ao desfrutarmos da leitura sem pressões, acabamos por a priorizar.

Su disse...

Comecei a ler mais quando comecei a meter de parte as redes sociais e a televisão.

Love Adventure Happiness disse...

Eu tenho tentado ler antes de ir dormir, nem sempre dá mas quase sempre, vou para a cama 30minutos antes do normal e leio, o problema é que quero ler mais mas me dá sono, mesmo livros que estou a adorar!