10 de maio de 2020

Medusa: do mito à realidade



Como recebi um feedback fantástico aos meus posts sobre mitologia grega, decidi fazer mais um juntamente com Milky Way of Books
Desta vez vai ser sobre o mito de Medusa, que era uma das três Gorgons, filhas de Phorkys e Ceto. Como os seus pais eram divindades do Underworld, as Gorgons tinham um aspecto monstruoso, com asas, um corpo metade mulher e metade cobra, e ainda serpentes como cabelo. E, se olhasses para os seus olhos, transformavas-te logo em pedra!

A Medusa faz parte do conto heróico de Perseus que, com a ajuda de Athena e de Hermes, conseguiu derrotá-la, cortando-lhe a cabeça,  qual levou depois para o seu rei. Esse foi a “moeda de troca” de Perseus para libertar a sua mãe, Danae, de um casamento forçado engendrado pelo Rei.
Só um à parte… Perseus era filho de Danae e de Zeus que, supostamente, lhe apareceu em forma de... chuva dourada (mega facepalm, eu sei). Mas a quem é que Zeus não apareceu?!

Perseus usou, ainda, a cabeça de Medusa para derrotar um monstro marinho que foi enviado para comer Andromeda, a filha do Rei. Tudo graças à mãe de Andromeda, Cassiopeia, que se gabou a bom gabar que a sua filha era mais bonita que as Nereides, ninfas do mar Egeu. Portanto, está claro como a água (see what I did there?) que Poseidon não gostou da conversa e lá mandou o monstro... Dando só trabalho a Perseus, que vá, salvou Andromeda e acabou casado com ela.

Contudo, existe toda uma outra variação deste mito.

Medusa e as suas irmãs eram originalmente mulheres lindas. Poseidon estava a fazer olhinhos à Medusa (cambada de deuses ninfomaníacos) e tentou até seduzi-la. Só que Medusa não estava “nem aí” e fugiu para um dos templos de Athena.
Como "refugiada religiosa" num templo de outro Deus, e ainda por cima do Olimpo, Medusa pensou que estava segura. Só que não... Poseidon também não estava “nem aí” para o templo, invadiu esse espaço sagrado e violou Medusa mesmo à frente da estátua de Athena.

Depois do sucedido Athena castigou, não Poseidon, mas sim a pobre Medusa! Como? Tornando-a a ela e às suas irmãs em monstros.

É interessante como na mesma mitologia existem várias versões do mesmo mito. Como já tinha referido no mito de Hades e Persephone, os mitos evoluem também com a sociedade... Porém, é também interessante como a segunda versão ainda é uma realidade. Imensas mulheres são assediadas, violadas, agredidas hoje em dia, e a sociedade aponta o dedo a elas e não aos seus agressores, culpando-as da sua beleza, do seu vestuário, da sua maquilhagem, das suas fotos, etc. Como as coisas evoluíram desde a Grécia Antiga...

O que acharam deste mito? Já conheciam as duas versões?
Acham que a segunda versão ainda é uma realidade, ou apenas mito?


Nota: obrigada Words à la Carte pela revisão nas minhas maluqueiras!

Sem comentários: