12 de junho de 2020

Greekorscope: Carneiro/Aries


Esta constelação é conhecida por várias civilizações, mas era deveras importante na Mitologia Grega, pois este carneiro muito específico esteve envolvido na expedição da nau Argo.
Spoiler alert: vai haver drama!

Era uma vez o Reino de Boeotia. O seu rei, Athamos, conseguiu a sua Rainha, Nephele (que em grego significa “céu enublado”), literalmente do céu, pois ela era uma deusa menor de lá. Eles tiveram gémeos, Phrixos e Helle. Quando Nephele foi chamada de volta aos céus, Athamos não estava para meias esperas e voltou a casar com uma mulher chamada Ino. Ela odiava os gémeos porque queria que os seus próprios filhos ficassem com o trono.
Então, Ino delineou um plano. Em segredo, pagou para que todas as colheitas e campos do Reino de Boeotia fossem queimadas, e foi direitinha ao rei dizer que foi tudo obra dos deuses que querem um sacrifício. E até subornou um oráculo para mentir! Quando Athamos foi efectivamente ao oráculo, este disse que tinha que sacrificar os seus filhos gémeos. É importante referir que o sacrifício humano era proibido, pois era já considerado um acto bárbaro.

Contudo, Athamos, que era muito respeitador dos deuses, sentia que tinha que obedecer. No dia do sacrifício, ele colou Phrixos e Helle numa pira funerária. Mas Nephele, que viu a novela toda lá dos céus, enviou um carneiro dourado para salvar os seus filhos. O carneiro apanhou-os e voou em direção do Mar Negro. Helle que estava curiosa com o mundo lá em baixo, debruçou-se mas Phrixos não conseguiu apanhá-la a tempo e ela caiu no mar. Ainda hoje a parte estreita do mar entre a Grécia e a Turquia chama-se Hellespont (Ellispondes em Grego).

Phrixos chegou a Colchis, que tinha como rei Aeetes (descendente de Hellios, e irmão de Circe). Em honra da sua mãe e irmã, Phrixos sacrificou o carneiro. Como esse era sagrado, a sua pele nunca perdeu o seu brilho dourado. Phrixos casou com a filha de Aeetes, Chaliope, e tornou-se Rei de Colchis. Tiveram quatro filhos, que foram os primeiros a tomar parte na tripulação da expedição da nau de Argo!

E o que aconteceu a Ino? Apollo e Zeus tiveram uma conversinha com ela. É que sabem…. Ino era irmã de Semele, que por sua vez foi uma das (muitas) amantes de Zeus. Ino criou o filho de Semele e de Zeus (depois dela ter sido atingida com um raio). Hera, a pobre coitada, com ciúmes, lançou uma maldição que levou Ino a matar os seus próprios filhos. Não chegou a matar o filho de Semele pois Hermes veio ao seu auxílio. O filho era Dionysus!

Estão a ver o que um mero carneiro fez?!

2 comentários:

Andreia Morais disse...

O meu signo sempre a marcar a diferença :D
Gostei muito de saber mais esta particularidade

Love Adventure Happiness disse...

Que novela mexicana ahahah
Os carneiros são os maiores!