30 de julho de 2020

Expecto Patronum



Amanhã assinala-se uma data importante para todos os Potterheads, mas este ano gostaria de deixar o aviso de que, apesar de concordarem ou não com polémicas da autora, a obra continua a merecer o seu mérito e tanta gente tem esta saga no coração, pois significa efectivamente mil e uma coisas. Se és uma das pessoas que não concorda com o que a autora diz fora dos livros, amanhã quando vires pessoal a celebrar os livros, lembra-te da empatia e gentileza que eles ensinam.

Dito isto, amanhã é o aniversário do nosso Harry Potter e como disse, esta saga está e estará no coração de muita gente.
Seja porque se sentiram menos sozinhos, ou porque se sentiram incluídos, ou porque se tornaram em pessoas melhores ao lê-los. Seja como for, estes livros e todo o universo que a autora criou, marcou várias gerações. E apesar de a saga já estar completa há uns valentes anos, ainda hoje tiramos ensinamentos dela ou nos apercebemos de um novo detalhe.

Uma particularidade deste universo que várias pessoas concordam que está muito bem capturado, são os Dementors.
Para quem não sabe ou está esquecido, os Dementors são criaturas das trevas que sugam sentimentos felizes, podendo ainda consumir a alma, deixando a pessoa num estado vegetativo.
E se isto não é a melhor personificação de depressão, eu não sei o que é!

Sermos reduzidos às coisas más da nossa vida, aos nossos pensamentos negativos, fazendo-nos sentir frios e solitários. Ficando assim prisioneiros, não num mero edifício, mas no nosso próprio corpo.
Contudo, Dementors podem ser combatidos, usando o feitiço "Expecto Patronum", que em latim significa mais ou menos: eu espero o meu protector. Na verdade, coloca ênfase de que, quem está a lançar esse feitiço, não está necessariamente à espera de um protector pois eles são os seus próprios defensores contra Dementors.

Um Patronus é criado mobilizando as nossas memórias e pensamentos positivos, criando um escudo à nossa volta, fazendo-nos ver que nem tudo na vida são trevas mas que dentro de nós está uma luz poderosíssima que nos define. Aliás, um Patronus completamente corpóreo, na minha cabeça, é o spirit animal da pessoa e ninguém me pode dizer o contrário, LoL.

Devido a esta particularidade me ter tocado tanto na altura dos livros, como ainda nos dias de hoje, gostaria de deixar uma pequena mensagem.

Para toda a gente que sente que tem todo um Dementor sempre à volta, por favor que levante a sua varinha, fecha os olhos e pensa nas coisas boas que tens na tua vida das quais tu te sentes grato, e pensa também num momento que te deixou imensamente feliz e em paz.
Pensa, visualiza... e antes de enunciares o feitiço, diz ao teu Dementor que tu é que és dono da tua alma, que és único(a), que és mais do que o desespero que sentes, que és amado(a), que és suficiente, que és válido(a), que és forte mesmo que procures ajuda, que tu não estás sozinho(a), que tu és livre...

EXPECTO PATRONUM!!!

2 comentários:

Andreia Morais disse...

Cheguei tarde à festa, mas conquistou-me para sempre ahahah :D
Que belo dia o de amanhã!

Sofia disse...

Confesso que nunca tinha feito esse paralelismo entre dementors/depressão, mas faz todo o sentido! E bonita mensagem que deixaste no fim (=