22 de julho de 2020

Greekorscope: Capricórnio/Capricorn


Na Mitologia Grega, tudo na história deste signo gira em volta de Pan… e isto é um trocadilho muito inteligente (modéstia à parte), pois Pan, em grego, significa “tudo” ou “todo”.
Pan era metade homem, metade cabra, mas relativamente às suas origens, há várias versões… Uma é a de que ele era tão antigo como Gaia e Uranus. Outra, era que ele era filho de Cronus, o qual, quando o viu, tentou-o matar, mas foi salvo por uma ninfa, juntamente com Zeus.
Pan era muito talentoso e ajudou muitos deuses. Deu a Artemis os seus fiéis cães de caça, deu a Apollo o seu poder de premonição, etc. Mas Pan ficou conhecido, na verdade, pelas suas conquistas… Não se preocupem, que ele não chegou aos calcanhares de Zeus.

Só muito mais tarde é que a constelação de capricórnio foi atribuída a Pan pois, até então, acreditava-se que a constelação era apenas um dos animais de Poseidon. Eu gosto mais da versão de que é Pan, na verdade.

Em jeito de curiosidade, Pan foi a inspiração de Shakespeare para a personagem Puck e, posteriormente, também para a conhecida personificação do diabo… 

Sem comentários: