8 de setembro de 2020

A Court of Thorns and Roses series (opinião SEM spoilers)


Antes de mais, esta saga foram os primeiros livros que li da autora Sarah J. Maas e tenho que admitir que estava com muito receio desta leitura pois há muito burburinho e entusiasmo à volta destes livros, por vezes isso pode fazer com que aumente desmesuradamente as nossas expectativas.
Estive a pensar e a repensar como haveria de fazer esta review pois em sagas normalmente não menciono cada livro. Contudo, nesta preciso de fazer uma outra menção para fazer sentido e especialmente para quem ainda não leu para efectivamente se sentirem intrigados a ler.

O meu primeiro conselho para qualquer pessoa que quer ler esta saga, é passar do primeiro livro, até que podem ficar desiludidos mas a verdade é que o primeiro livro é apenas um degrau na escada. Acreditem há toda uma razão para todo o hype! Mas vamos por partes?

A premissa envolve a nossa personagem principal, a Feyre, uma rapariga normal no que parece um país ainda na Era feudal com reis e rainhas mas que vive numa situação bastante precária. Ela caça para poder alimentar a família, fazendo tudo por eles. Ao longo do primeiro livro vamos então conhecendo a Feyre e o mundo onde ela está inserida... para depois algo acontecer e revirar o seu mundo de patas para o ar. Estes livros estão uma excelente mistura de fantasia, acção, aventura, romance (com umas quantas cenas picantes) e com todo um fantástico sentido de humor.

O primeiro livro poderá ser visto quase como um retelling de um conto de fadas bastante conhecido mas é só um cheirinho. Digo isto porque estava com a ideia tão assente de que era apenas um mero retelling e estava a revirar tanto os olhos em certas partes ao ponto de conseguir fazer todo um TAC ao meu cérebro, que não me apercebi no quão investida estava na história já no final do livro e com esse mesmo final penso: Então mas... há mais livros depois disto? Mas como?!

Eu não sabia, eu era inocente.

No primeiro livro, temos apenas um cheirinho do universo que a autora criou e é no segundo livro que ficamos completamente sumergidos! Toda a gente que leu a saga me dizia: continua, lê o segundo, continua! 
Aliás eu estava supostamente a fazer uma leitura conjunta com a Sam Livralma, que acabou por estar sempre bem mais avançada que eu pois de facto não dava para parar de ler este livros. Aliás foi uma das frustrações que senti a ler estes livros, eu simplesmente não queria parar, especialmente o segundo livro.
Ou seja, eu tenho que dizer é que o segundo livro me destruiu. Eu ainda nem tinha sequer acabado a saga e já estava com toda uma ressaca literária! É um excelente livro de fantasia que fala de problemas de uma maneira fantástica, conseguimos criar uma empatia medonha com o que se está a passar mesmo que seja num mundo com fadas e com realeza. Que foi o que me deixou de queixo caído e a perceber perfeitamente a excitação por detrás destes livros.
O terceiro livro é cheio de acção, de curvas e contra-curvas, que por mais que a gente queira, não conseguimos parar de ler para saber o que vai acontecer.
A novella/short-story que é o considerado 3.5, foi o que me custou mais a ler, parecia que a autora estava a tentar "fazer um laço" com o final, a atar todas as pontas mas a verdade é que só a meio é que percebi de facto a ideia deste livro, que é mostrar a vida após um evento traumático e como nos afecta individualmente.

Esta saga ainda não está terminada, que descobri apenas quando terminei estes livros... ia eu toda lampeira a pensar que estava a ler uma saga terminada para não ter que esperar e bati com a cabeça na parede.

Resumindo, aconselho vivamente esta série de livros. Tem um mundo diferente, a autora capta as dificuldades e as discussões internas de maneira perfeita, adoro todos os twists que colocou. Foi uma excelente recomendação tanto da maravilhosa Love Peace and Write, como da fantástica Mystical Candles e da Shadow Frozen, muito obrigada meninas por me terem feito ler estes livros... foi uma leitura simplesmente espectacular!


Revire em vídeo [SEM] spoilers: IGTV - ACOTAR series

Review em vídeo [COM] spoilersIGTV - ACOTAR series 

Audiobook: eu li estes livros em ebook mas acredito que no formato de audiobook não seja muito difícil de acompanhar, contudo é preciso ter em conta que é fantasia por isso para quem não está habituado pode ser difícil de compreender e seguir a história.



Sem comentários: