27 de outubro de 2020

7 Deaths of Evelyn Hardcastle (opinião SEM spoilers)



“If this isn’t hell, the devil is surely taking notes.”

Eu nem sei como começar com a review deste livro, que foi o primeiro livro do autor Stuart Turton. E que grande estreia, só vos tenho a dizer isto. Em primeiro lugar, gostaria de contar a história de como comprei este livro e o porquê de ter começado a ler agora...
Eu no ano passado (quando não estava em book buying ban) vi este exemplar numa charity shop por um preço irrisório e recordava-me de ter visto na conta da The Book Markta ela a falar só coisas boas. Pensei: aqui não ficas, LoL. Mais recentemente a Anatomia do Livro, fez um podcast super apaixonado por este livro e estava em conversas privadas sempre a recomendar-me o livro com tal fervor que me fez tirá-lo da estante!

Ora bem, eu não posso dizer muito sobre a experiência deste livro porque qualquer informação é spoiler... aliás há uma citação que é: “Too little information and you're blind, too much and you're blinded.” E isso aplica-se mesmo muito a este livro!

Não é possível colocar este livro numa "caixa" mas se tivesse que colocar, talvez seria na de mistério. Pois quando vocês pensam que sabem o que vai acontecer, o autor tem a destreza fantástica de vos dar um nó e uma volta de 180 graus, de maneira a vocês nem saberem de que terra são, LoL.
Este livro ajudou-me imenso a sair de uma ressaca literária e não só isso, fiquei de tal forma obcecada que li em todos os formatos! Tenho o livro físico, tinha o ebook e o audiobook também, aliás comecei em audiobook e ainda na primeira parte do livro, percebi logo que tinha que estar com extra atenção.

O enredo não é confuso, é apenas complexo, aliás o mapa e a lista de personagens ajudam de facto imenso. Ou seja, é preciso de facto atenção a ler este livro e para quem, como eu, tenta sempre adivinhar o desenrolar da história... desistam, LoL. Não tem linguagem complexa ou um estilo literário denso, nada disso! 
Esta leitura é fantástica por isso mesmo, por ser uma maneira tão original de contar uma história que poderia até ser tirada de um dos livros de Agatha Christie, só que com o toque do autor, ficou simplesmente espectacular!

Tenho a dizer que ia a meio do livro, tendo feito leitura conjunta com a Sam Livralma e lhe disse que já estava mortinha por o reler... por isso foi a pontuação máxima mais fácil de dar este ano. Foi também um livro que o li em 3 formatos diferentes, ouvi partes do audiobook, li o ebook no kindle e tinha também o formato físico para não só ler mas consultar o mapa que tem logo no início.

Mais não posso dizer porque vai vos tirar o prazer da leitura deste livro... Posso é dizer que já foi traduzido para português e tem uma versão americana com um título ligeiramente diferente (The 7 1/2 deaths of Evelyn Hardcastle) mas é literalmente o mesmo livro. E posso também dizer: vocês têm mesmo que o ler!


Audiobook: apesar de o enredo puxar pela nossa concentração, aconselho este audiobook a quem já está habituado neste formato. Para quem for a sua primeira vez a ouvir um audiobook, não o recomendo, puramente porque o enredo é complexo e exige de nós pois temos que puxar pela mioleira, LoL.

Review em vídeo: IGTV - 7 Deaths of Evelyn Hardcastle

Sem comentários: