3 de outubro de 2020

Sala de Cinema: Gladiator



Algumas pessoas vão ver esta review e pensar: "ok, admito que este filme é um clássico do cinema por ser tão espectacular mas é um clássico recente". Não se assustem mas... este filme já tem 20 anos!

Quando se fala de clássicos do cinema, este filme de Ridley Scott que estreou em 2000, tem que ser mencionado. Uma história épica sobre a época do Império Romano onde havia as batalhas e espectáculos de gladiadores. Mas vamos por partes...

O filme passa-se em 180 AC, que apesar de não ser baseada em factos reais e ser totalmente ficcional, enquadra-se bem com conhecimento histórico da altura. A personagem principal é Maximus, representado maravilhosamente pelo Russell Crowe, é um general reconhecido e amado pelo César, Marcus Aurelius representado pelo Richard Harris. Contudo, este reconhecimento e louvor não é aceite pelo filho de César, Commodus que é representado pelo Joaquin Phoenix. Há todo um assassinato do Imperador e uma tentativa de assassinato ao General... contudo este escapa mas tornando-se um escravo e eventualmente escolhido para gladiador.

Apesar de talvez considerarem o enredo previsível e até baseado em outras obras, como por exemplo Macbeth, não deixa de ser uma experiência simplesmente fantástica. Com cenários fantásticos e cinematografia de tirar a respiração, estamos sempre com a sensação que estamos na Antiga Roma e juntamente com a sua banda sonora, produzida pelo gigante Hans Zimmer, que ficou simplesmente para a história de uma das melhores bandas sonoras de todo o sempre.

Como algumas curiosidades deste filme, eu ia dizer que tinha pena que o Behind The Actors Studio, uma série em que entrevistaram actores puramente para falar sobre como cresceu o seu amor pela representação, técnicas ou estilos que usaram e depois claro falar sobre certos filmes que fizeram. Um dos meus episódios favoritos era o de Russel Crowe onde ele fala sobre como foi actuar para este filme e certas coisas que ele pessoalmente acrescentou à personagem, por exemplo, foi ele que baptizou Maximus com um nome completo e o actor teve imensas mazelas físicas à conta do filme. Estava triste pois há tempos os episódios desta série foram retirados do Youtube mas numa pequena pesquisa encontrei esse mesmo episódio, se quiserem ver é só aqui: Behind The Actors Studio - Russel Crowe.
Outra curiosidade é que o papel de Maximus foi oferecido a Mel Gibson mas este recusou pois achava que estava demasiado velho para representar a personagem. Além dele, Antonio Banderas foi também considerado para este papel. Jennifer Lopez fez uma audição para o papel de Lucilla.
E como última curiosidade, a tatuagem de Maximus "SPQR" significa "Senatus Populusque Romanus" que basicamente traduz para "The Senate and the Roman People", este foi um dos maiores slogans de Roma, que ainda hoje é visto pela cidade.

Este filme ganhou 5 Oscars e teve imensas recomendações, consegue-se perceber perfeitamente o porquê! 


Já viram o filme? Se ainda não viram este filme, vocês estão à espera de quê? E já agora, qual é a vossa passagem favorita do filme?



2 comentários:

Os devaneios da Tim disse...

Nunca vi o filme :/ mas vou colocar na minha lista

Green disse...

Boa escolha, gosto bastante.