21 de maio de 2021

É preciso reclamar com o padeiro de Salem...

 


Em 1692 numa aldeia puritana de Massachusetts, chamada Salem, houve como que uma praga de bruxaria. Depois de umas raparigas (Betty Parris e Abigail Williams) exibirem convulsões e outros sintomas, o médico da aldeia chegou então ao diagnóstico conclusivo de: bruxaria.

Como já mencionei no "Despertar do Vampiro" antes de haver um grande desenvolvimento a nível científico, as pessoas direccionavam-se para o sobrenatural. O problema é que além das raparigas, mais pessoas começaram a exibir sintomas semelhantes. A histeria instalou-se e a aldeia decidiu caçar literalmente as bruxas de Salem e lá para o final de Maio de 1693, 19 pessoas foram enforcadas, 1 morta por apedrejamento e 4 morreram na prisão, todas estas pessoas acusadas de bruxaria, claro. 

O interessante de Salem é que mesmo 300 anos mais tarde, este evento histórico continua a suscitar curiosidade! Será que houve mesmo bruxas em Salem ou será que foi outra coisa que afectou a cidade? Na verdade este evento é-me intrigante porque houve vários estudos relativamente à "mob mentality" (mentalidade de grupo), usando Salem como um exemplo histórico. Contudo, não sei se sabiam mas nos anos 70 uma investigadora encontrou evidência que na verdade havia uma explicação mais prática do que aconteceu... 

Essa mesma investigadora acredita que as pessoas de Salem tiveram uma reacção não a bruxaria mas ao centeio/grão. Esta reacção chama-se "ergotism" e a sua teoria explicava bastantes coisas que aconteceram em Salem: espasmos musculares, alucinações e em casos severos gangrena nas extremidades, o restante seria então atribuído à mentalidade de grupo e ao poder de sugestão. 

Então pensa-se que, como a caça às bruxas acabou abruptamente em 1693, foi porque simples e puramente porque Salem acabou com o grão contaminado. Claro que haverá sempre muito debate sobre se esta teoria é a correcta pois muitos investigadores atribuem às acções das raparigas, um atributo psicológico, social e político. 

Mas é super interessante, no entanto, pensarmos que os grandes julgamentos e a famosa caça às bruxas de Salem aconteceram porque... o padeiro tinha pão contaminado, LoL.

2 comentários:

Briana disse...

Eu acho o tema sempre interessante. Quando as pessoas não entendiam preferiam acusar de bruxaria, era mais simples do que acreditar em bactérias, fungos e contaminações.

C. disse...

Explicação extraordinária para algo mundado 🤣