10 de dezembro de 2019

Sonhos


Hoje gostava de falar sobre sonhos. Não necessariamente os sonhos de desejar algo que aconteça ou um grande objectivo na nossa vida mas daqueles sonhos de quando fechamos os olhos e o nosso cérebro nos leva para um mundo desconhecido.

Eu podia debitar os mais variados estudos sobre sonhos mas eu apercebi-me em conversas com amigos, que sonhar, como tudo o resto, é subjectivo.
Quando eu sonho, na maioria das vezes, são sonhos nítidos, quando acordo consigo-vos descrever o que aconteceu, o seu enredo, detalhes de onde e com quem estava. Claro que tenho sonhos que mais parecem flashes mas a maioria é assim... E apesar de dizerem que não se sonha a cores (não sei qual é a veracidade disto), eu noto determinadas cores nos meus.

Eu sempre achei o tema "sonhos" super interessante. Quando tinha Psicologia e passamos por esse tema, eu adorava ler sobre o assunto. Além claro do fantástico mundo do simbolismo dos sonhos!

E vocês? Vocês lembram-se dos vossos sonhos? Com nitidez ou nem por isso?

4 comentários:

Andreia Morais disse...

É um tema que também me desperta interesse :)
É muito difícil recordar-me da maioria dos meus sonhos, mas alguns continuam bem presentes

Joana Rosa disse...

Depende das noites! Às vezes os sonhos eram nítidos durante os primeiros minutos ao acordar, mas facilmente me esquecia deles por inteiro ou de pormenores. Comecei a ter o hábito de apontar mal acordo, quando a memória ainda está fresca :)

Joana Rosa
https://fromjowithlovee.blogspot.com/

Juvenal Nunes disse...

Penso que a nossa fragilidade emocional deve estar intimamente ligada à maior ou menor ocorrência dos sonhos, tal como a maior ou menor facilidade em recordá-los se pode relacionar com a intensidade com que acontecem.
Um abraço do
Juvenal Nunes

PS - Se a sua área de interesses passar pela Poesia pode visitar-me em PalavrasAladas1952.blogspot.com

Green disse...

Por vezes sim, com muita nitidez.