6 de abril de 2020

Ameaça de um Anjo (opinião SEM spoilers)


Finalmente li o livro da Patrícia Ferreira que é o começo da saga da Profecia da Luz e da Escuridão. Mas para fazer review deste livro, tenho que fazer em várias etapas.

Em primeiro lugar, este livro é da Chiado. O que se calhar para muita gente (tal como foi para mim) não significa grande coisa… Contudo e porém, logo no início do livro foi o que me levou a perguntar à Patrícia se me tinha mandado um manuscrito. Ela, muito envergonhada, disse-me que não.
Ora bem, eu pensava que era pelo facto de eu estar destreinada a ler em português mas a verdade é que o livro tem gralhas, tal como um manuscrito teria. Foi então que me levou a uma pequena pesquisa que revelou que a Chiado não faz revisão dos livros que publica.
O que muito honestamente pensei que neste século isso não se fazia e acho que isso prejudicou o livro da Patrícia.

Dito isto, vamos ao livro em si…

É preciso ter em conta que a Patrícia escreveu o livro quando tinha apenas 16 anos. Quando muitas andavam apenas a babar-se para o poster do Travis Fimmel na publicidade da Calvin Klein, ela estava a escrever um livro, que é de um tamanho respeitável, tenho a dizer.
Tendo isso em conta, a escrita é bastante simples. Com uma ou outra descrição desnecessária mas nota-se que era a Patrícia a esticar as suas asas (see what I did there).
A temática é sobre anjos. Não necessariamente anjos e demónios mas sobre anjos, anjos caídos e nephilins (metade humano e anjo). 
Enquanto estava a ler tenho que ser honesta que me deu imensas vibes… Assim de Twilight, The Mortal Instruments, Fallen e Vampire Diaries

A personagem principal, Elena, está no centro de uma profecia envolvendo toda a casta dos anjos e gostei muito de como incorporou tatuagens no meio da história. Parece que alguém na adolescência já sonhava em fazer uma tatuagem… #quemnunca
Quanto ao mundo que criou, neste livro centrou-se bastante nas relações e a apresentação do enredo. Nota-se alguma imaturidade ou “demasiado mel” como me disse a Patrícia, LoL.

Se o livro tivesse tido uma revisão não teria então os erros tornando a sua leitura bem mais agradável. Contudo, vê-se no livro um imenso potencial tendo em conta que foi idealizado e escrito por alguém tão jovem. Então posso talvez a aconselhar a alguém igualmente jovem para começar a ler no fantástico, abrindo assim as portas para este género tão brutal!

Aliás, ler este livro lembrou-me na altura em que tinha 15 anos e pensava que queria escrever um livro. Fui literalmente ao baú, dando por mim a ficar envergonhada e a revirar os olhos com o que tinha escrito. Isto para dizer o quê?
Mesmo que a Patrícia já não se identifique com esta saga pois amadureceu tanto como pessoa como escritora, só fico triste que não tenha tido a melhor versão do seu livro. Disto isto, mesmo que não continue esta saga, estou ansiosa para ler o que ela está a marinar já há uns tempos.
Pois a Patrícia além de ter imenso potencial, com apenas 16 anos não só escreveu um livro como tratou de o publicar, o que para mim é de se louvar!

Vocês já leram este livro? Não se esqueçam de visitar o perfil da Patrícia pois além de uma escritora ela é uma fantástica leitora compulsiva!


Review em vídeo: IGTV - Ameaça de um Anjo

4 comentários:

Simple Girl disse...

Ainda não conhecia este!
Espero que estejas bem beijinhos

Andreia Morais disse...

Não conhecia o livro, mas acho maravilhoso que tenha arriscado. E que tenha dado asas a esse sonho :)
E o melhor de tudo é que a margem de progressão pode ser sempre trabalhada!
É lamentável que este género de editoras não disponha um serviço de revisão, porque não cobram assim tão pouco para publicar os nossos livros...

Andreia Morais disse...

P.S. Não sei se ainda utilizas o e-mail que tens no perfil, mas enviei-te uma mensagem com um desafio para o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor :)

Green disse...

Confesso que nunca tinha ouvido falar do livro, mas é uma temática que não faz bem o meu género.